A Volvo vem ampliando seu portfólio de produtos e, de acordo com fontes chinesas, a marca sueca terá de fatgo um modelo abaixo do XC40, batizado supostamente de XC20.
Esse novo carro será o primeiro modelo da Volvo desenvolvido essencialmente para ser um carro elétrico e terá a plataforma SEA, recentemente exibida no conceito Zero da Lynk & Co, marca local da Geely.
A Sustainable Experience Architecture (SEA) foi mostrada oficialmente no Salão de Pequim e será a plataforma elétrica padrão do grupo Geely, devendo ainda ser utilizada por marcas como a Lotus, que inclusive já obteve um empréstimo britânico para o desenvolvimento de carros elétricos no país.
Hakan Samuelsson, presidente da Volvo, revelou mais à revista inglesa Auto Express: “Vamos usá-lo para um carro menor, onde acho muito prático e inteligente compartilharmos isso, para que possamos ter uma estrutura de custos para um carro menor que seja muito competitiva. É difícil empurrar a plataforma CMA [o chassi do XC40], que é uma plataforma de combinação para EVs e carros com motor de combustão, mais abaixo, portanto, se você quiser fazer um carro menor do que o XC40, a SEA pode fazê-lo. Vamos usá-lo para isso. ”
Samuelsson ainda explicou que o desenvolvimento será feito com a Geely: “Faremos isso junto com Geely, então é muito natural. Estamos cooperando nisso. Desenvolvemos o CMA em Gotemburgo, embora tenha sido financiado conjuntamente. Mas, o SEA foi desenvolvido na China e com fornecedores chineses você obtém uma estrutura de custos muito boa. Mas com uma bandeira da Volvo. ”
Isso significa que o XC20 vai estrear primeiro na China e terá sua produção inicial feita lá, mas provavelmente ele será fabricado também na Europa, podendo ser feito na Bélgica ou Suécia, mas dependendo da demanda, a importação chinesa seria mais lucrativa, devido aos custos menores.
Sem previsão de data, o XC20 é só uma das propostas da Volvo para o mercado de carros elétricos premium. A marca chegou a registrar o termo “XC10” e isso mostra que tamanho não é documento, como o próprio Samuelsson comentou: “Carros pequenos também podem ser premium. Só porque você tem um terno pequeno, não precisa ser de poliéster. ”
[Fonte: Auto Express]
© Noticias Automotivas. A notícia Volvo XC20 estaria confirmado com a plataforma SEA é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Volvo XC20 estaria confirmado com a plataforma SEA publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário