sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Citroën impede Polestar de vender na França devido ao duplo chevron

Citroën impede Polestar de vender na França devido ao duplo chevron

A Polestar não está podendo vender seus carros na França. O motivo? Segundo a Citroën, seu logotipo em forma da estrela polar – que naturalmente brilha mais na Europa setentrional – se assemelha ao duplo chevron da marca parisiense.

Com processo tendo sido aberto em 2019, a Citroën alega que o logotipo da marca nórdica viola seus direitos em duas marcas registradas na França.

Daí, de acordo com a ação, a Polestar fica impedida de vender seus carros no mercado francês por seis meses e ainda terá de pagar uma multa de € 150.000.

O valor acima não seria problema para Polestar, contudo, os seis meses de vendas é sim um enorme prejuízo, ainda mais que a marca coligada à Volvo possui o Polestar 2 totalmente elétrico.

Citroën impede Polestar de vender na França devido ao duplo chevron

Após meses, um tribunal francês deu ganho de causa para a marca de Paris por uso indevido da marca. Mas, realmente parecem? O logotipo da Polestar usa dois chevrons realmente, mas em posições bem diferentes da normalmente usada pela Citroën.

Se a questão for os chevrons, a Citroën já deve ter se arrumado com a gigante americana Chevron, visto que sua divisão francesa Oronite empresa o mesmo símbolo da marca de carros da PSA, porém, de cabeça para baixo.

Geralmente o processo por semelhança visa evitar uma confusão por parte dos consumidores, mas nesse caso, é mais fácil alguém confundir um Polestar 2 com um Volvo XC40 que com um Citroën C4.

Abaixo, conforme publicado no site The Conexion France, você pode comparar as duas marcas, que a justiça francesa concluiu que são semelhantes.

Citroën impede Polestar de vender na França devido ao duplo chevron

Espera-se que, pelo menos em relação ao bloqueio das vendas, as duas marcas possam entrar num acordo. Já esse tipo de disputa na França, não é nada inédito.

Nos anos 60, a Peugeot processou a Porsche pelo modelo 901, alegando que era dona do “0” no meio e que a marca alemã deveria mudar a designação do esportivo para 911… Obrigado Peugeot!

Já nos anos 90, a Audi exigiu que o Renault Quadra mudasse de nome, pois o termo se assemelhava ao Quattro de seu sistema de tração. Nesse caso, a designação francesa era referente ao seu sistema de tração integral.

[Fonte: The Conexion France]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Citroën impede Polestar de vender na França devido ao duplo chevron é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Citroën impede Polestar de vender na França devido ao duplo chevron publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário