Após ter tirado o câmbio GSR-Comfort do Argo, agora a Fiat o faz com o sedã compacto Cronos, que é fabricado na Argentina. O sistema automatizado enfim sai do portfólio da marca italiana, onde chegou em 2008.
Estreando como Dualogic no Fiat Stilo, o sistema robotizado de troca de marchas desenvolvido pela Magneti Marelli, equipou quase todos os carros da marca até então.
No Cronos, a oferta era na versão Drive com motor Firefly 1.3, que entrega 101 cavalos na gasolina e 109 cavalos no etanol, com torques de 13,7 e 14,2 kgfm, respectivamente.
Sem o GSR-Comfort, o Cronos só oferece opção automática nas versões Drive 1.8, Precision 1.8 e HGT 1.8, equipadas com a caixa de transmissão de seis marchas da Aisin.
Não tendo mais opção abaixo de R$ 70.000 para clientes PCD, o Cronos deve ganhar o reforço de uma transmissão CVT, já confirmado pela FCA e que deve chegar ao modelo em 2021, assim como também ao Argo e outros carros da Fiat.
Será a primeira vez desde o Uno Selecta italiano, nos anos 90, que a Fiat apostará na transmissão continuamente variável. Quanto ao câmbio automatizado, não existem mais opções do tipo no Brasil.
Na Fiat, o Dualogic equipou também Linea, Bravo, Punto, Palio, Siena, Grand Siena, Palio Weekend, Uno e Mobi, além de Argo e Cronos. A mesma tecnologia da Magneti Marelli foi usada pela Volkswagen como ASG.
Nesse caso, os modelos Fox, SpaceFox, Voyage, Gol, Polo, Polo Sedan e up! receberam o dispositivo. Além de Fiat e VW, o automatizado equipou os modelos Agile e Meriva na Chevrolet, assim como Sandero e Logan na Renault.
Saindo de cena no Brasil, contudo, o câmbio automatizado continua forte em alguns mercados, em especial na Índia, onde uma variedade de carros de até 4,00 metros utilizam essa tecnologia. Na Rússia, a Lada é conhecida por fazer uso desse sistema de troca de marchas.
© Noticias Automotivas. A notícia Fiat Cronos 2021 não tem mais câmbio automatizado é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Fiat Cronos 2021 não tem mais câmbio automatizado publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário