quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Kia Picanto ainda vendido com um airbag zera no Latin NCAP

Kia Picanto ainda vendido com um airbag zera no Latin NCAP

Alguns mercados da América Latina não exigem quase nada em itens de segurança para os carros vendidos e isso leva muitos fabricantes a explorarem a fragilidade dessas políticas em países ou regiões mais desfavorecidas.

A Kia Motors é um exemplo e está sendo chamada atenção pelo Latin NCAP por conta de uma versão do Picanto, vendida na América Latina. O subcompacto de 3,56 m de comprimento e 2,42 m de entre eixos, já não é mais vendido no Brasil.

Aqui, ele seguia as normas locais e tinha airbag duplo, assim como freios com ABS, obrigatórios. No entanto, a versão testada pelo instituto independente com sede em Montevidéu, Uruguai, revelou uam triste realidade.

Com apenas um airbag, o Kia Picanto zerou no teste do instituto, que usa a alemã ADAC para realizar as avaliações de segurança. Fabricado na Coreia do Sul, o hatch urbano teve 0% de proteção para adultos, 29% de proteção infantil, 51% de proteção de pedestres e 7% de dispositivos de assistência ao condutor.

Este último ainda preocupa mais, visto que ele não tinha nem freios ABS com EDB, que dirá controle de tração e estabilidade. De acordo com o Latin NCAP, não há opção nem de airbags laterais. Cá para nós, nesse nível, isso seria decerto um luxo inesperado.

Kia Picanto ainda vendido com um airbag zera no Latin NCAP

Na avaliação, o Kia Picanto “pé-de-boi” teve resultado ruim em impacto frontal, no tórax do motorista e do passageiro. Em impacto lateral, a proteção do tórax foi comprometida e o Morning nem passou pelo teste do poste, por não dispor de protetor lateral para cabeça.

Para o Latin NCAP “o Picanto não está em conformidade com os Regulamentos da ONU sobre Proteção de Pedestres”. O instituto também “não recomenda a compra de veículos sem ESC, Proteção de Pedestres, airbags laterais de corpo e cabeça e carros zero e uma estrela”.

Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP disse: “É decepcionante que um fabricante global de veículos como a Kia ofereça o Picanto com seis airbags, proteção para pedestres e ESC padrão por 8.700 euros nos mercados europeus, sendo que na América Latina o veículo proporciona níveis tão baixos de segurança, e nem sequer a segurança do veículo comercializada na Europa é oferecida como opcional. O Latin NCAP solicita e incentiva a Kia a agir e fazer melhorias substanciais no Picanto, bem como em toda a sua frota na região da América Latina e do Caribe.”

Kia Picanto – 1 airbag

© Noticias Automotivas. A notícia Kia Picanto ainda vendido com um airbag zera no Latin NCAP é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Kia Picanto ainda vendido com um airbag zera no Latin NCAP publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário