Alguns mercados da América Latina não exigem quase nada em itens de segurança para os carros vendidos e isso leva muitos fabricantes a explorarem a fragilidade dessas políticas em países ou regiões mais desfavorecidas.
A Kia Motors é um exemplo e está sendo chamada atenção pelo Latin NCAP por conta de uma versão do Picanto, vendida na América Latina. O subcompacto de 3,56 m de comprimento e 2,42 m de entre eixos, já não é mais vendido no Brasil.
Aqui, ele seguia as normas locais e tinha airbag duplo, assim como freios com ABS, obrigatórios. No entanto, a versão testada pelo instituto independente com sede em Montevidéu, Uruguai, revelou uam triste realidade.
Com apenas um airbag, o Kia Picanto zerou no teste do instituto, que usa a alemã ADAC para realizar as avaliações de segurança. Fabricado na Coreia do Sul, o hatch urbano teve 0% de proteção para adultos, 29% de proteção infantil, 51% de proteção de pedestres e 7% de dispositivos de assistência ao condutor.
Este último ainda preocupa mais, visto que ele não tinha nem freios ABS com EDB, que dirá controle de tração e estabilidade. De acordo com o Latin NCAP, não há opção nem de airbags laterais. Cá para nós, nesse nível, isso seria decerto um luxo inesperado.
Na avaliação, o Kia Picanto “pé-de-boi” teve resultado ruim em impacto frontal, no tórax do motorista e do passageiro. Em impacto lateral, a proteção do tórax foi comprometida e o Morning nem passou pelo teste do poste, por não dispor de protetor lateral para cabeça.
Para o Latin NCAP “o Picanto não está em conformidade com os Regulamentos da ONU sobre Proteção de Pedestres”. O instituto também “não recomenda a compra de veículos sem ESC, Proteção de Pedestres, airbags laterais de corpo e cabeça e carros zero e uma estrela”.
Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP disse: “É decepcionante que um fabricante global de veículos como a Kia ofereça o Picanto com seis airbags, proteção para pedestres e ESC padrão por 8.700 euros nos mercados europeus, sendo que na América Latina o veículo proporciona níveis tão baixos de segurança, e nem sequer a segurança do veículo comercializada na Europa é oferecida como opcional. O Latin NCAP solicita e incentiva a Kia a agir e fazer melhorias substanciais no Picanto, bem como em toda a sua frota na região da América Latina e do Caribe.”
Kia Picanto – 1 airbag
© Noticias Automotivas. A notícia Kia Picanto ainda vendido com um airbag zera no Latin NCAP é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Kia Picanto ainda vendido com um airbag zera no Latin NCAP publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário