sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Controle de estabilidade ficou para 2024 e a culpa é da Covid-19

Controle de estabilidade ficou para 2024 e a culpa é da Covid-19

O controle eletrônico de estabilidade é um item importante para os automóveis, mas não é obrigatório no Brasil. Bom, seria em 2022, mas a Anfavea – entidade que reúne a maioria das montadoras – pediu ao governo, através do Contran, que adiasse sua imposição.

Então, o Conselho Nacional de Trânsito prorrogou a obrigatoriedade do controle de estabilidade para 1 de janeiro de 2024, atrasando em dois anos a implementação do dispositivo, que auxilia o condutor em situações de baixa aderência.

A obrigatoriedade se aplica aos modelos que já estão no mercado, aguardando assim apenas alteração de ano/modelo ou atualização de produto. As montadoras alegaram o impacto da Covid-19 em suas operações.

Também ficou para 2024 a imposição de luzes diurnas, item que pode ser com lâmpadas comuns (como no caso do Jeep Compass, por exemplo) ou LEDs, vide o VW Nivus. Ele seria obrigatório em 2021.

Luzes repetidoras nas laterais e aquelas de modo de emergência também vão para 2024, assim como a regulagem elétrica de altura dos faróis, um item que o Chery Face, por exemplo, já tinha de série há 10 anos…

Por fim, o alerta de cinto não afivelado também migra para 2024, sendo que este seria obrigatório em 2023, diferente dos anteriores citados, que já seriam implementados em 2021. Devido a proximidade do ano, muitos carros já possuem tais itens.

Ainda assim, a Resolução 799 do Contran, de 22 de outubro de 2020, garante a sobrevivência de alguns modelos de carros que não contemplam o uso do controle de estabilidade, como Fiat Mobi, Renault Kwid, Honda City, Nissan V-Drive e algumas versões de modelos como Creta, ix35, X60, entre outros.

Recentemente, o Latin NCAP divulgou o desastroso resultado do Kia Picanto e voltou a reafirmar que não recomenda a compra de carros sem controle de estabilidade.

Pela força da obrigatoriedade próxima e da concorrência, principalmente, várias marcas decidiram adotar o chamado ESC, tornando seus produtos mais atraentes ao consumidor que, agora sim, cobra este e outros itens de segurança. Alguém aí, ainda prefere apenas o “kit visibilidade”?

 

 

© Noticias Automotivas. A notícia Controle de estabilidade ficou para 2024 e a culpa é da Covid-19 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Controle de estabilidade ficou para 2024 e a culpa é da Covid-19 publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário