A Toyota sempre tomou uma “postura discreta” sobre temas políticos envolvendo o setor automotivo, mas a renovação de incentivos fiscais para montadoras instaladas na região Centro-Oeste mexeu com a empresa japonesa, que criticou a ação publicamente.
Em nota publicada no site de imprensa da Toyota, Roberto Matarazzo Braun, diretor de Assuntos Governamentais da montadora, publicou um artigo onde critica a Medida Provisória 987/2020, aprovada na Câmara e no Senado, renovado os incentivos fiscais para os fabricantes de veículos da região Centro-Oeste.
Esperando sanção presidencial, a MP 987/2020 estende os atuais incentivos fiscais para as empresas da região por mais cinco anos, passando de um período original de 10 anos para 15 anos no total.
Braun diz: “A extensão desse benefício federal é questionável, considerando que o prazo de vigência do regime já teria sido suficiente para a recuperação de investimentos realizados e a extensão do prazo por mais cinco anos dificilmente atrairá novas montadoras, com atração de investimentos e geração de empregos expressivos para a região. Também não há por que se falar da necessidade de compensação de custos logísticos, uma vez que a região Centro-Oeste é considerada localização ideal para a instalação de centros de distribuição de alcance nacional.”
Tendo todas suas operações em São Paulo, onde possui fábricas em São Bernardo do Campo, Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, a Toyota vê a manutenção do incentivo como um desequilíbrio nos negócios das montadoras instaladas em outras regiões do Brasil.
Braun continua: “Essa medida afeta diretamente a previsibilidade das empresas localizadas em outras regiões do Brasil, impactando diretamente os investimentos já realizados e afastando os novos, pois o empresário precisa de cenários claros para investir com segurança. Trata-se de um jogo de soma com resultado negativo, uma vez que gera alguns empregos automotivos na região incentivada, mas fecha empresas e destrói empregos e renda nas outras regiões do País, comprometendo o presente e o futuro.”
No Centro-Oeste, localizam-se as montadoras HPE e CAOA, produzindo carros das marcas Suzuki, Mitsubishi, Hyundai e Chery.
© Noticias Automotivas. A notícia Toyota critica renovação de incentivos fiscais para o Centro-Oeste é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Toyota critica renovação de incentivos fiscais para o Centro-Oeste publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário