terça-feira, 27 de outubro de 2020

Tesla Model 3 chinês embarca em direção à Europa e pode ir além

Tesla Model 3 chinês embarca em direção à Europa e pode ir além

O Tesla Model 3 fabricado em Xangai já teve seu primeiro lote de 7 mil unidades embarcado para o mercado europeu. Isso nunca esteve nos planos originais de Elon Musk, contudo, dada a dificuldade em atender a demanda apenas com Fremont, a oportunidade se fez.

O lote da versão Model 3 Standard Range Plus RWD vai substitiuir a oferta americana nos mercados da Europa, onde o sedã elétrico da Tesla é um dos produtos mais desejados entre os carros elétricos.

Essa versão não é simplesmente apenas fabricada na China, ela possui uma diferença importante sobre o modelo americano. As células da bateria são da CATL no lugar das usadas até agora nos EUA, feitas pela Samsung.

Contudo, a CATL fornece células de lítio-fosfato de ferro, que são mais baratas e possuem vida útil maior que as de lítio comuns, fabricadas pela coreana. Tendo autonomia de 430 km no ciclo WLTP, elas garantem melhor rendimento para o Model 3 chinês. Aqui no Brasil, por exemplo, os veículos comerciais da BYD só usam essa bateria.

Tesla Model 3 chinês embarca em direção à Europa e pode ir além

Além disso, embora não seja oficial, suspeita-se que o Tesla Model 3 chinês tenha uma qualidade superior em montagem e acabamento em relação ao americano, devido aos problemas técnicos enfrentados em Fremont, por conta do processo inovador da marca.

Em Xangai, a Tesla usa um processo mais moderno de produção, que não pode ser introduzido em Fremont sem que a fábrica seja paralisada por um longo tempo, exigindo ainda um mega investimento extra. O nível de reclamação dos clientes do Model 3 chinês é muito menor que o do americano, o que leva a crer que a qualidade subiu.

Além disso, corrobora ainda a tese de que Musk exigiu um produto melhor para os chineses devido a enorme concorrência local, não existente nos EUA e isso tudo tendo que adicionar um preço competitivo.

Alemanha, França, Itália, Holanda, Portugal, Suíça e Suécia receberão o Model 3, que tem as mesmas mudanças vistas no modelo 2021 americano, incluindo USB-C, carregamento wireless de smartphone, bomba de calor e vidros duplos.

A partir da China, a Tesla pode alcançar outros mercados com um produto de custo mais baixo que o americano, especialmente enviando-o para países mais próximos ou mesmo no continente americano, como a América Latina.

[Fonte: FCE]

© Noticias Automotivas. A notícia Tesla Model 3 chinês embarca em direção à Europa e pode ir além é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Tesla Model 3 chinês embarca em direção à Europa e pode ir além publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário