O Honda WR-V 2021 se renovou para seguir adiante quando os irmãos Fit e City já mudaram lá fora. Sem pensar no futuro, o crossover compacto traz aquilo que já deveria ter oferecido.
Com as mudanças visuais, o modelo atendeu aos pedidos e adicionou o VSA, que controla tração e estabilidade, além de segurar o carro na rampa.
As alterações trouxeram ainda rodas de liga leve aro 16, conjunto ótico em LED e mudanças no conteúdo, incluindo navegador GPS nativo e multimídia com Android Auto e CarPlay.
Na mecânica, o conhecido 1.5 i-VTEC se manteve com até 116 cavalos e o câmbio CVT. O Honda WR-V 2021 foi avaliado na versão topo de linha EXL, mas além da EX, tem agora a LX.
Preço? R$ 94.700 na EXL, mas a brincadeira começa em R$ 83.400 na novidade, a LX. Com o HR-V subindo de patamar – e ainda mais na próxima geração – o WR-V é a bola da vez.
Por fora…
Embora baseado inteiramente no Fit, fato que deve acabar em seu sucessor, o Honda WR-V 2021 já tinha uma cara simpática e agora ficou melhor com os faróis de LED.
Neles, as luzes diurnas – também em LED – surgem em semicírculo envolvendo piscas e mais LED´s, enquanto o projeto único apresenta frisos no acabamento, dando uma boa impressão.
A grade alta tenta passar uma imponência no crossover altinho, que ainda agrega proteções em cinza, envolvendo a carroceria e os faróis de neblina.
As saias de roda e as lanternas traseiras com LEDs reforçam a mudança, assim como as belas rodas aro 16. Com boa área envidraçada, o WRV-2021 tem ainda barras no teto.
Por dentro…
No interior, o ambiente continuou com a cara do Fit e como tal, o espaço interno é um de seus maiores atributos. Como a estrutura é de uma minivan, o WR-V saiu ganhando com isso.
Com habitáculo bem amplo, traz o mesmo painel do Fit, tendo cluster analógico com iluminação azul, cujo computador de bordo é acessado até hoje pela haste no conjunto.
De boa empunhadura, o volante em couro da EXL é multifuncional e tem paddle shifts, outra novidade. Na multimídia, GPS integrado ajuda bastante quando a conexão de 4G cai.
Ele tem Android Auto e CarPlay também, bem como câmera de ré com três visualizações. Se a vaga for apertada, há sensor de estacionamento na frente.
Com boa ergonomia, acomoda bem em seus bancos revestidos em couro, o qual também se encontra nas portas. Tendo ar condicionado automático, ele esfria bem rápido e agrada nisso.
Para enriquecer essa versão, o WR-V EXL traz ainda prático rebatimento elétrico dos retrovisores e tem retrovisor interno eletrocrômico.
O sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters é bom e adequado à proposta. Para quem vai atrás, as pernas ficam sobrando, enquanto pode-se levar objetos altos ou longos.
Isso se dá com o sistema ULTra Seat, que rebate assento para cima e o encosto para baixo, facilitando o transporte de objetos longos, como pranchas ou bicicletas, mas até frigobar vai.
Já o porta-malas é suficiente para sua missão, tendo 383 litros e totalmente ampliável com o rebatimento do banco traseiro. Falando nisso, os dianteiros podem deitar, convertendo-se em camas.
Por ruas e estradas…
O Honda WR-V 2021 é um crossover de desempenho mediano. Em realidade, embora o motor não seja exatamente fraco, a transmissão é que poda boa parte de seu ânimo.
Esse é o L15A 1.5 i-VTEC de mais de 10 anos de estrada no Brasil, com um pouco mais de torque, é claro. São 15,2 kgfm na gasolina e 15,3 kgfm no etanol, que chegam aos 4.800 rpm.
Fica na média do mercado, assim como seus 115 cavalos na gasolina e 116 cavalos no álcool, que ocorrem a 6.000 rpm.
Contudo, o propulsor, de aspiração natural e injeção multiponto flex, se ressente da presença do câmbio CVT, que tem modo Sport e paddle shifts.
Nas saídas, ele é até esperto, como os mais recentes membros da família Fit, porém, a progressão é demasiada lenta e o giro sobe mais que o desempenho do carro.
Mesmo recorrendo ao modo Sport, o ruído apenas sobe enquanto o ponteiro se esforça para alcançar giros cada vez mais elevados até se estabilizar com o alívio do pé.
Usar os paddle shifts é interessante, mas não vai mudar a realidade do Honda WR-V 2021, pois ele continuará com um resultado aquém do desejável.
Pode-se mover o ponteiro até os 6.000 rpm, mas não se vai muito além. Falta mesmo um motor turbinado, que daria um bom gás nas retomadas e ultrapassagens.
De todo modo ele não te abandona, desde que se respeite sua proposta. Se de um lado ele não corresponde, do outro ele atende muito bem.
Na economia, o WR-V 2021 é uma boa para um aspirado, fazendo fácil 11,3 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada, com gasolina, é claro. Não andamos com álcool, não é tão frugal assim.
Rodando a 110 km/h, a seleção virtual de sete marchas joga o giro para baixo, caindo a 2.000 rpm, garantindo conforto e a economia mencionada.
Entretanto, isso é no plano, pois, um aclive leve é suficiente para tira-lo da zona de conforto e meter o ponteiro em 3.000 rpm ou além.
Com posição de dirigir alta e boa área envidraçada, o Honda WR-V agrada ao volante, cuja direção elétrica é bem ajustada e leve. Mesmo sendo alto, inclina pouco nas curvas.
As rodas aro 16 polegadas ajudam, e em um caso mais extremo, o VSA auxilia a manter o carrinho na mão, algo que não acontecia no anterior.
Não é tão fácil chegar lá, mas basta uma chuva forte e uma estrada sinuosa para ver até aonde vai a toca do coelho. A suspensão é bem calibrada e reforçada para suportar nossa buraqueira.
Como característica principal, assim como no Fit, não é macia e os pneus 195/60 R16 não ajudam a filtrar parte disso, chegando mesmo a ressonar no habitáculo em pisos ruins…
Os freios atendem igualmente bem. Na média, o Honda WR-V 2021 é um carro com boa dirigibilidade e economia, nada além disso.
Por você…
Se você precisa de espaço ou gosta de um ambiente amplo, o monovolume convertido em crossover lhe cai muito bem. Quanto a isso, não há rivais para o WR-V 2021, nem o T-Cross.
Tendo uma carroceria alta, ele agrada por ser pequeno, cabendo na maioria das vagas e ainda assim oferecendo um habitáculo de invejar SUV grande.
Assim como o Fit, ele aproveita muito bem o espaço e a versatilidade lhe é peculiar. Com seis airbags e o VSA, agora o “SUVinho” da Honda está em dia com as prestações de segurança.
Pelo nível de conteúdo apresentado, ele também não está ruim, pena que a motorização mais fraca que a de players como T-Cross e Tracker o deixem num patamar abaixo.
Mas é aquilo, há quem goste da moderação, assim como do desempenho. Se este último for seu caso, então o WR-V não vai lhe agradar.
O preço da EXL é alto, mas os citados passam longe disso. Quanto aos demais, pecam em espaço, mas principalmente, em preço.
Com a elevação dos preços, o WR-V teve de descer um degrau para também não ficar em desvantagem. Tendo boas vantagens e algumas decepções, esse Honda é apenas suficiente.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Honda WR-V EXL 1.5 AT 2021
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, flex
Cilindrada – 1496 cm³
Potência – 115/116 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 15,2/15,3 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – CVT com simulação de 7 marchas com trocas manuais no volante
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 12,3 segundos
Velocidade máxima – 168 km/h
Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm
Consumo urbano – 11,3 km/litro (gasolina)
Consumo rodoviário – 15,6 km/litro (gasolina)
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 16 com pneus 195/60 R16
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.068 mm
Largura – 1.734 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.599 mm
Entre eixos – 2.555 mm
Peso em ordem de marcha – 1.130 kg
Tanque – 45 litros
Porta-malas – 383 litros
Preço: R$ 94.700 (versão avaliada)
Honda WR-V 2021 – Galeria de fotos
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