domingo, 4 de outubro de 2020

GM considera ter mais participação na Nikola Motors em crise

GM considera ter mais participação na Nikola Motors em crise

Um relatório vazado pelo canal americano CNBC revela que a General Motors considera adquirir participação maior na Nikola Motors, que está em crise. Com 11% das ações, a montadora de Detroit parece explorar o problema da startup com mais dinheiro e maior influência.

Sem a conclusão do acordo de desenvolvimento e produção da picape Badger (que teve o lançamento adiado) até o dia 30 de setembro, o mercado passou a considerar que a GM pularia fora do negócio ou esperaria as coisas melhorarem em Phoenix, Arizona. Contudo, a montadora estaria indicando o contrário com a compra de mais ações, que estão em queda.

Em realidade, a GM tem até 3 de dezembro para fechar o negócio, sendo que 30 de setembro havia sido mencionada pelo ex-CEO da empresa, Trevor Milton, que saiu da direção por conta de acusações de fraude, que geram investigação do governo americano.

GM considera ter mais participação na Nikola Motors em crise

Segundo pessoas próximas do negócio, desde o dia 8 de setembro, as ações da Nikola Motors caíram pela metade. A paralisação do acordo entre GM e Nikola aparentemente se deve ao fato de que a montadora esteja exigindo um aumento de participação devido à perda de valor da startup.

Comenta-se ainda que a GM poderia exigir garantias maiores ou simplesmente obter um percentual maior de ações. Só na sexta-feira, as ações da Nikola caíram 1,8%, sendo cada uma estava sendo negocia a US$ 24,11.

Stephen Girsky, um ex-vice-presidente da GM, é o atual CEO da Nikola, após a saída de Trevor Milton. Ele teria intermediado a parceria entre as duas empresas. Além disso, ex-chefe da Vector IQ, Girsky teria ajudado a Nikoa Motors a abrir o capital na bolsa.

Por ora, a Nikola continua esperando a conclusão da parceria para ver a picape Badger saindo de uma fábrica da GM em Michigan. Já a montadora americana considera a parceria estratégia no mercado de picapes elétricas, importante, mas o mercado não vê intenção do fabricante de Michigan em controlar a startup.

[Fonte: CNBC via Auto News]

© Noticias Automotivas. A notícia GM considera ter mais participação na Nikola Motors em crise é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

GM considera ter mais participação na Nikola Motors em crise publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário