quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Fiat comemora 500.000 motores Firefly produzidos no Brasil

Fiat comemora 500.000 motores Firefly produzidos no Brasil

A Fiat está comemorando a produção do 500.000º motor Firefly produzido em Betim-MG. Numa moderna ala de fabricação de propulsores dentro da gigantesca planta mineira, o mais recente motor do fabricante atinge marca importante.

Desenvolvido como GSE (Global Small Engine), o Firefly teve metade de sua produção exportada, especialmente para a Europa, onde equipa alguns modelos da Fiat e Lancia, por exemplo, tanto na Itália quanto na Polônia.

Fiat comemora 500.000 motores Firefly produzidos no Brasil

Com produção diária de 1.300 unidades, a planta “das Gerais” emprega 800 funcionários em dois turnos de trabalho. Com uma linha dotada de 160 robôs, o Firefly tem seu processo produtivo bem automatizado, o que lhe confere qualidade.

Por lá, ele equipa modelos como Fiat Panda, Fiat 500 e Lancia Y, tendo 130 mil embarques desde setembro de 2019. Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina, afirma:

“Nunca seria possível chegar a esse marco de 500 mil motores Firefly produzidos no Brasil se o time não fosse competente, com muito talento, determinação e vontade de realizar. É um produto de excelência, com tecnologia inovadora, muito apreciado pelos clientes dos mercados latino-americano e europeu”.

Fiat comemora 500.000 motores Firefly produzidos no Brasil

Construídos em alumínio, tanto bloco quanto cabeçote, os Firefly 1.0 e 1.3 apresentam como diferenciais, além do volume, o número de cilindros, sendo três no primeiro e quarto no segundo.

Aspirados, os dois motores entregam no Brasil  potências de 72 cavalos na gasolina e 77 cavalos no etanol, no caso do 1.0, enquanto o segundo tem 101 cavalos no derivado de petróleo e 109 no combustível vegetal.

Fiat comemora 500.000 motores Firefly produzidos no Brasil

Pierluigi Astorino, diretor de Manufatura da FCA para a América Latina, diz: “Os motores FireFly são produzidos no mais avançado processo de manufatura. A eficiência do produto e dos processos nos permitiu ser escolhidos também para atender outros importantes mercados, como o europeu”.

Agora, aguardamos a chegada das variantes turbinadas do Firefly, sendo o 1.0 com algo em torno de 120 cavalos e o 1.3 com 150 ou 180 cavalos, dependendo da aplicação.

 

© Noticias Automotivas. A notícia Fiat comemora 500.000 motores Firefly produzidos no Brasil é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Fiat comemora 500.000 motores Firefly produzidos no Brasil publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário