As recentes acusações de fraude contra Trevor Milton, o então CEO da Nikola Motors, colocaram a startup em duas situações particularmente opostas. Enquanto seu presidente se envolvia em um escândalo, a General Motors entrava no negócio.
Contudo, os dois lados dessa moeda não poderia continuar juntas e o elo fraco da corrente se quebrou. Trevor Milton renunciou após acusações de que teria feito alegações falsas sobre os produtos da marca e inflado o progresso da companhia para atrair investidores e clientes.
As acusações partiram da Hindenburg Research, que acusou Milton e a Nikola de mentirem sobre o nível de desenvolvimento da picape Badger, inclusive divulgando um vídeo onde o veículo usa gás natural e não hidrogênio para se locomover, entre outras coisas.
Milton enviou uma nota aos funcionários da Nikola Motors, informando sua saída: “o foco deveria estar na empresa e em sua missão de mudar o mundo, não em mim”. A empresa ainda afirma que a Hindenburg quer lucrar com a queda nas ações da companhia.
Mesmo com os US$ 2 bilhões em ações injetados pela General Motors há apenas duas semanas, as ações da empresa de Phoenix, Arizona, caíram 30%. Diante disso, a situação de Milton ficou insustentável e em seu lugar, assume Stephen Girsky, ex-vice-presidente da General Motors e membro do conselho da Nikola.
Coincidência ou não, Girsky assumirá exatamente no momento em que a GM confirma que, mesmo com as acusações contra a Nikola sob investigação da SEC (Securities and Exchange Commission) e Departamento de Justiça dos EUA, continuará investindo na empresa.
O acordo entre Nikola e GM prevê que a picape Badger será comercializada e promovida pela startup, enquanto a gigante de Detroit fará seu desenvolvimento final, produção e homologação do produto.
As células de combustível do modelo serão fabricadas pela GM, assim como os motores elétricos e baterias Ultium. Com validade de 10 anos, o acordo prevê que a GM receba os US$ 2 bilhões em ações com direito a voto até 2025. Esse valor corresponde a 11% das ações da Nikola Motors.
© Noticias Automotivas. A notícia Nikola Motors: Mesmo com renúncia de CEO, GM continua no negócio é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Nikola Motors: Mesmo com renúncia de CEO, GM continua no negócio publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário