Lançado em 2012, o Chevrolet Onix 2013 foi a primeira linha do hatch compacto no Brasil e chegou se destacando por algumas modernidades. Na época, ele era o único do segmento a oferecer central multimídia com tela sensível ao toque integrada ao painel. Tal equipamento era de série no topo de linha Onix LTZ e opcional nos modelos Onix LT.
Por conta dessas exclusividades, além do visual moderno, interior bem desenhado e com materiais de boa qualidade para o padrão do segmento e motores adequados também para a sua categoria, o Chevrolet Onix conseguiu atrapalhar os concorrentes mais tradicionais logo nos primeiros meses de vendas — leia-se Volkswagen Gol.
Hoje o Onix 2013 está disponível “a rodo” no mercado de usados e pode ser uma boa opção para quem busca por um hatch compacto na faixa dos R$ 30 mil.
Abaixo, você pode conferir tudo sobre a linha 2013 do Chevrolet Onix:
Onix 2013 – detalhes
Começando do lado de fora, o Chevrolet Onix trouxe um visual moderno para a época. Ele conta com linhas mais robustas e vincos por todos os lados. A dianteira é marcada pelos faróis angulosos e espichados e a grade bipartida da Chevrolet.
A traseira, por sua vez, tem uma terceira coluna larga (o que compromete um pouco a visibilidade do motorista), forma mais arredondada e lanternas nas extremidades.
Pulando para o interior, o Onix apresentou soluções interessantes. O painel tem um padrão de desenho até então não visto nos carros mais em conta da Chevrolet. Um dos recursos de destaque é o painel de instrumentos com mescla de conta-giros analógico e velocímetro digital, o que agradou parte dos consumidores por se assemelhar com o painel de uma motocicleta.
O acabamento é de boa qualidade, apesar do plástico duro por todos os lados. Os bancos dianteiros oferecem desenho agradável ao olhar e também confortáveis. O volante é o mesmo de carros mais caros da marca, como o Cruze.
Em relação ao espaço, considerando que se trata de um hatch compacto, o Onix até que acomoda bem quatro pessoas.
Um quinto ocupante no meio do banco traseiro pode ter seu conforto prejudicado pelo túnel no assoalho, além da falta do encosto de cabeça e cinto de três pontos. Seu porta-malas tem capacidade para 280 litros de bagagens.
Onix 2013 – versões
A Chevrolet comercializou a linha 2013 do Chevrolet Onix em três versões de acabamento, sendo uma delas com duas opções de motorização, totalizando quatro configurações diferentes.
Confira abaixo todas as versões do modelo:
- Chevrolet Onix LS 1.0
- Chevrolet Onix LT 1.0
- Chevrolet Onix LT 1.4
- Chevrolet Onix LTZ 1.4
Onix 2013 – equipamentos
Chevrolet Onix LS 1.0
Equipado de fábrica com airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, direção hidráulica, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, para-choques pintados na cor da carroceria, abertura da tampa de combustível pela chave, ar quente, desembaçador e limpador do vidro traseiro, brake light, alça dianteira retrátil para o passageiro e rodas de aço de 14 polegadas com calotas e pneus 175/70 R14.
Chevrolet Onix LT 1.0
Em relação ao LS, ganha rodas aro 14 com pneus 185/65 R14 (no LT 1.0), tampa do porta-malas com abertura elétrica, alavanca de transmissão com detalhe cromado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, alarme antifurto, banco traseiro bipartido e rebatível, chave tipo canivete com fechamento de portas e vidros, banco do motorista com regulagem de altura, comandos do ar-condicionado com detalhe cromado e controle de luminosidade do painel de instrumentos.
Inclui ainda direção hidráulica, volante com ajuste de altura e detalhe na cor cinza, painéis de porta com detalhes de acabamento em tecido, maçanetas e retrovisores na cor do carro, moldura da grade frontal e das saídas de ar cromadas, protetor de cárter, maçanetas internas cromadas, entre outros.
Opcionais: central multimídia MyLink e ar-condicionado.
Chevrolet Onix LT 1.4
Agrega rodas aro 15 com calotas, faróis dianteiros com máscara negra e lente decorativa na cor Ice Blue, saias laterais com acabamento em preto e lanternas traseiras escurecidas.
Opcionais: central multimídia MyLink e ar-condicionado.
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Recebe vidros elétricos traseiros, ar-condicionado de série, rodas de liga-leve de 15 polegadas com pneus 185/70 R15, computador de bordo, central multimídia MyLink, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos, sistema de som com quatro alto-falantes, entre outros.
Onix 2013 – preços
Veja abaixo os preços do Onix 2013 quando ele ainda era comercializado como 0 km entre os anos de 2012 e 2013:
- Chevrolet Onix LS 1.0: R$ 29.900
- Chevrolet Onix LT 1.0: R$ 31.690
- Chevrolet Onix LT 1.4: R$ 35.290
- Chevrolet Onix LTZ 1.4: R$ 41.990
Já a seguir, os preços do Chevrolet Onix 2013 atualmente no mercado de usados, de acordo com os dados da Tabela Fipe em setembro de 2020:
- Chevrolet Onix LS 1.0: R$ 29.000
- Chevrolet Onix LT 1.0: R$ 29.560
- Chevrolet Onix LT 1.4: R$ 30.850
- Chevrolet Onix LTZ 1.4: R$ 33.020
Onix 2013 – cores
A Chevrolet lançou o Onix 2013 com cinco opções de cores, sendo três sólidas e as outras duas com acabamento metálico. Veja abaixo as cores do hatch compacto:
- Branco Summit (sólida)
- Vermelho Pepper (sólida)
- Preto (sólida)
- Laranja Flame (metálica)
- Prata Switchblade (metálica)
Onix 2013 – motores
O Chevrolet Onix, apesar de ter sido anunciado como um projeto totalmente novo, chegou com uma gama de motores já conhecida dos brasileiros. O compacto estreou com os propulsores 1.0 e 1.4 da família SPE/4, que nada mais era que uma pequena evolução dos antigos VHC e Econo.Flex dos irmãos Celta, Corsa, Classic, Montana e Agile.
Em relação aos motores antigos, o SPE/4 adotou um novo sistema de injeção sequencial com ignição independente por cilindro, novos comandos de válvulas, blocos de sustentação redesenhados, inversão do coletor de admissão, novo corpo de borboletas e novos acessórios como alternador, correias, compressor do ar-condicionado e direção hidráulica.
O 1.0 SPE/4 do até então novo Onix (que é usado até hoje no Onix Joy) consegue desenvolver 78 cavalos de potência com gasolina e 80 cv com etanol, a 6.400 rpm. Já o torque é de 9,5 kgfm e 9,8 kgfm, nesta ordem, a 5.200 giros.
Já o 1.4 SPE/4 entrega 98 cv com gasolina e 106 cv com etanol, a 5.600 rpm. O torque, por sua vez, é de 12,9 kgfm e 13,9 kgfm, respectivamente, que surge a 4.800 rotações.
Em ambos os casos, há oito válvulas e quatro cilindros. A transmissão é uma manual de cinco marchas, que oferece engates precisos e macios. Trata-se do mesmo câmbio do irmão maior Cobalt.
Esta geração do Chevrolet Onix chegou a ganhar a opção de câmbio automático de seis marchas. Todavia, tal novidade chegou em julho de 2013 como novidade para a linha Onix 2014.
Onix 2013 – consumo
De acordo com a aferição do Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do Chevrolet Onix 2013 são estes:
Chevrolet Onix 1.0
Etanol
- Consumo de 7,8 km/l na cidade;
- Consumo de 11,5 km/l na estrada.
Gasolina
- Consumo de 9,2 km/l na cidade;
- Consumo de 13,5 km/l na estrada.
Chevrolet Onix 1.4
Etanol
- Consumo de 7,9 km/l na cidade;
- Consumo de 11,5 km/l na estrada.
Gasolina
- Consumo de 9,6 km/l na cidade;
- Consumo de 13,6 km/l na estrada.
Onix 2013 – desempenho
Abaixo, você pode conferir os números de desempenho do Onix com motor 1.0 litro e o 1.4 litro, sempre com câmbio manual, conforme os dados divulgados pela própria Chevrolet:
Chevrolet Onix 1.0
Etanol
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos;
- Velocidade máxima de 167 km/h.
Gasolina
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos;
- Velocidade máxima de 162 km/h.
Chevrolet Onix 1.4
Etanol
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos;
- Velocidade máxima de 180 km/h.
Gasolina
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos;
- Velocidade máxima de 180km/h.
Onix 2013 – revisões e manutenção
Os preços de manutenção do Chevrolet Onix são um tanto quanto acessíveis. Além disso, considerando o fato de que ele usa motores compartilhados com boa parte dos outros carros mais antigos da Chevrolet, os preços das peças são mais justos e é fácil encontrá-las no mercado — e também a manutenção é descomplicada.
Listamos abaixo os preços das revisões do Onix desde os 10.000 km rodados, embora você possivelmente não irá encontrar qualquer exemplar do Onix 2013 no mercado de usados com tal quilometragem. Porém, vale conferir para o seu conhecimento.
É importante ressaltar ainda que todos os exemplares do Onix 2013 no mercado de usados já estão fora do período de garantia oferecido pela Chevrolet, de três anos. Logo, você poderá ter a liberdade de levar o seu veículo para revisão ou qualquer outra manutenção fora da rede de oficinas da Chevrolet, o que pode te economizar uma boa quantia em dinheiro.
Confira:
Chevrolet Onix 1.0
- Revisão de 10.000 km: R$ 272
- Revisão de 20.000 km: R$ 668
- Revisão de 30.000 km: R$ 768
- Revisão de 40.000 km: R$ 560
- Revisão de 50.000 km: R$ 940
- Revisão de 60.000 km: R$ 860
- Revisão de 70.000 km: R$ 556
- Revisão de 80.000 km: R$ 560
- Revisão de 90.000 km: R$ 768
- Revisão de 100.000 km: R$ 1.032
Chevrolet Onix 1.4
- Revisão de 10.000 km: R$ 272
- Revisão de 20.000 km: R$ 668
- Revisão de 30.000 km: R$ 768
- Revisão de 40.000 km: R$ 560
- Revisão de 50.000 km: R$ 940
- Revisão de 60.000 km: R$ 860
- Revisão de 70.000 km: R$ 556
- Revisão de 80.000 km: R$ 560
- Revisão de 90.000 km: R$ 768
- Revisão de 100.000 km: R$ 1.032
Onix 2013 – concorrentes
Hyundai HB20
O HB20 foi e ainda é o principal concorrente do Chevrolet Onix no mercado brasileiro. A linha 2013 do modelo da Hyundai foi oferecido nas versões Comfort, Comfort Plus, Comfort Style e Premium e se destacava frente ao Onix pela gama de motores.
O Hyundai HB20 1.0 usa um motor três cilindros e 12 válvulas de 80 cv e 10,2 kgfm. Já o HB20 1.6 é dotado de quatro cilindros e 16 válvulas de bons 128 cv e 16,5 kgfm, este com opção de transmissão automática de quatro marchas.
As listas de equipamentos do Hyundai HB20 se assemelham com as do Onix.
Seus preços na época variavam de R$ 32 mil a R$ 48 mil.
Nissan March
Lançado antes do Onix, o Nissan March era comercializado em versões com motor 1.0 litro flex de três cilindros ou 1.6 litro flex de quatro cilindros, este último capaz de oferecer uma tocada mais empolgante ao volante.
Com preços entre R$ 27 mil e R$ 42 mil, o March oferecia motores 1.0 de 74 cv e 10 kgfm e 1.6 de 111 cv e 15,1 kgfm, ambos com transmissão manual de cinco marchas.
Porém, pecava na lista de equipamentos. Este modelo não era equipado de série com airbags e freios ABS, itens disponíveis somente nas versões mais caras do carro.
Toyota Etios
Também anunciado no fim de 2012, o Etios quis incomodar Onix e HB20 tendo como justificativa a sua robustez e solidez já encontrada em outros carros da Toyota. Ele foi a primeira aposta da marca japonesa no mercado de compactos e é vendido até hoje, na mesma geração.
Com preços de R$ 30 mil a R$ 43 mil, o Toyota Etios era um dos únicos sem motor “mil”. Começava com o 1.3 litro flex de até 90 cv e 12,8 kgfm e depois pulava para o 1.5 de 96,5 cv e 13,9 kgfm, os dois com câmbio manual de cinco marchas.
Ele também não era um exemplo em custo-benefício. Sua versão de entrada tinha somente o básico, como airbags frontais e para-choque na cor do carro. Recursos como ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, freios ABS com EBD e volante com ajuste de altura estavam disponíveis a partir do Etios X, de R$ 33,5 mil.
Volkswagen Gol
Como resposta aos novos concorrentes, o Volkswagen Gol 2013 recebeu o primeiro facelift da quinta geração da linha. Ele incorporou a nova identidade visual da marca, com faróis, grade, para-choques e lanternas retocados, além de aprimoramentos no interior, novos equipamentos de série e melhorias na mecânica.
Seus preços variavam de R$ 28 mil a R$ 38,3 mil, porém, boa parte dos bons recursos eram oferecidos como opcionais mesmo na versão mais cara.
O Gol de entrada tinha recursos como vidros dianteiros e travas elétricas, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, banco do motorista com regulagem de altura e painel de instrumentos com conta-giros. Ou seja, melhor que o Etios.
Seus motores eram o 1.0 de até 76 cv e o 1.6 de até 104 cv, ambos com transmissão manual de cinco marchas.
Onix 2013 – ficha técnica
Motor | 1.0 SPE/4 | 1.4 SPE/4 |
Tipo | ||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 | 1.389 |
Válvulas | 8 | 8 |
Taxa de compressão | 12,6:1 | 12,4:1 |
Injeção eletrônica | Sequencial | Sequencial |
Potência máxima | 78 cv (gasolina) e 80 cv (etanol) a 6.400 rpm | 96 cv (gasolina) e 106 cv (etanol) a 6.000 rpm |
Torque máximo | 9,5 kgfm (gasolina) e 9,8 kgfm (etanol) a 5.200 rpm | 13 kgfm (gasolina) e 13,9 kgfm (etanol) a 4.800 rpm |
Transmissão | ||
Tipo | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas |
Tração | ||
Tipo | Dianteira | Dianteira |
Direção | ||
Tipo | Hidráulica | Hidráulica |
Freios | ||
Tipo | Disco (dianteira) e tambor (traseira) | Disco (dianteira) e tambor (traseira) |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Aço ou liga-leve de 14 polegadas | Aço ou liga-leve de 15 polegadas |
Pneus | 185/70 R14 | 185/65 R15 |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 3.933 | 3.933 |
Largura (mm) | 1.705 | 1.705 |
Altura (mm) | 1.475 | 1.475 |
Entre eixos (mm) | 2.528 | 2.528 |
Capacidades | ||
Porta-malas (L) | 280 | 280 |
Tanque de combustível (L) | 54 | 54 |
Carga (Kg) | 400 | 400 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.034 | 1.039 (MT) |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,35 | 0,35 |
Onix 2013 – fotos
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