Fatores como o isolamento social, a necessidade de vender o carro rapidamente ou de trocar por uma versão mais econômica por conta da crise deram mais visibilidade aos modelos de negócios de empresas como Carupi, Carflix, InstaCarro e Volanty.
Em abril, as vendas de automóveis seminovos sofreram uma queda de 84% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave). A retração sobre os negócios fechados há um ano veio diminuindo mês a mês, até chegar a julho com uma queda de 18,8%. Na comparação com junho deste ano, o desempenho representou aumento de 53,7%.
As startups também sentiram esse movimento. Subitamente, os compradores sumiram do mercado porque não queriam se comprometer em um cenário de incerteza. Os únicos vendedores que ficaram precisavam de liquidez. Por comandar uma operação 100% on-line, ao sentir a queda das vendas nos primeiros 15 dias de abril, uma empresa conseguiu se reposicionar rápido e passou a se concentrar nos vendedores que buscavam liquidez e em veículos de menor valor.
As lojas de seminovos também parecem mais otimistas em relação à crise, considerando a flexibilização na abertura do comércio em muitas partes do país. Uma pesquisa da InstaCarro com 465 revendedores mostrou que as vendas cresceram 9% em julho na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre os pesquisados, 34,7% afirmaram já ter superado o patamar de vendas anterior à pandemia e 30,6% retomaram o nível anterior à crise. O levantamento também aponta que 14% dos lojistas estão pessimistas e esperam que a recuperação chegue somente em 2021.
Startups como InstaCarro e Volanty, que também trabalham com pontos presenciais em showrooms e centros de inspeção, tiveram que se adaptar. A Volanty precisou fechar suas oito lojas físicas e centros de inspeção e reforçar os meios digitais, incluindo chamadas em vídeo para mostrar os carros aos clientes e vendas via WhatsApp. “Sem saber quanto tempo isso iria durar adaptamos nossos canais para convencer o brasileiro de que é possível comprar um carro totalmente on-line com segurança”, afirma Maurício Feldman, CEO da Volanty.
Com o modelo readaptado, a InstaCarro repensa a reabertura dos 20 postos de inspeção de carros para venda. Na pandemia, a empresa, que negocia carros com 3 mil revendas no Brasil, lançou o serviço ‘InstaCarro até você’ passando a avaliar os veículos na casa do cliente. “Passamos a fechar 80% das negociações digitalmente e a demanda tem crescido rapidamente”, diz Luca Cafici, CEO da empresa. Até o momento a empresa reabriu dois postos de inspeção.
A Carflix também passou por um período de ajustes após a queda nas vendas, em abril, mas Fabio Pinto, CEO da empresa, conta que o “DNA digital” ajudou na recuperação. “Em julho alcançamos 85% do nível de vendas e vamos encerrar agosto superando os resultados do período pré-pandemia”, prevê.
No fim de junho, a empresa recebeu uma segunda rodada de investimentos de R$ 15 milhões liderada pelo BV, e prepara a expansão de showrooms no País. “Vamos começar por Campinas, no interior de São Paulo, até a outubro. Depois partimos para Brasília e Curitiba até o fim do ano”, conta o executivo.
Entre as mudanças no comportamento de consumo observadas pelas startups durante a pandemia destacam-se a demanda por um carro próprio para evitar o
transporte público ou a chamada ‘troca por troco’, que é a substituição do veículo por um modelos mais barato.
De olho na tendência, a Carupi lançou o Carupi-X, no início de agosto. O site anuncia veículos mais acessíveis e com uma taxa menor, de R$ 1 mil por venda.
A empresa, que iniciou as atividades em setembro de 2019, também começou a fechar parcerias com revendas e segue em expansão fora de São Paulo. Em julho, o Carupi chegou ao Rio de Janeiro e à Baixada Santista e até o fim do mês chega a Porto Alegre e a Belo Horizonte. O plano é fechar o ano com R$ 160 milhões negociados na plataforma.
Mauricio, da Volanty, prevê a abertura de mais uma loja em São Paulo, além das unidades no Rio e na capital paulista.
Passado o choque inicial, as startups encaram com otimismo a aceitação do modelo on-line. “O que pensamos que levaria cinco anos, aconteceu em três meses”, afirma Feldman.
Vendas de Automóveis Usados: Reserva de Valor Emergencial publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com
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