A Dacia está planejando lançar um novo SUV, mas este produto será maior que o Novo Duster, já que a missão é oferecer sete lugares por um custo-benefício muito interessante no mercado europeu.
O projeto obviamente vai gerar uma variante da Renault, que será comercializada em outras regiões, especialmente em mercados emergentes. Para um produto como esse, a engenharia do grupo francês pode valer-se de duas plataformas.
Uma é a CMF-B alongada e a outra é a B0, já utilizada pela Renault e Dacia em alguns projetos dentro e fora da Europa. Para um SUV desse porte, o custo de produção vale muito e a segunda base seria mais barata de fazer de forma individual.
Contudo, a Renault-Nissan formulou uma nova estratégia para padronizar as plataformas apenas com a CMF e isso ocorrerá também no Brasil, onde se espera sete modelos das duas marcas.
Mesmo aqui no Brasil, um SUV de sete lugares e com preço competitivo seria tentador para muitas famílias, que atualmente apenas podem contar com a minivan Chevrolet Spin.
No caso romeno, o produto será naturalmente maior, mesmo que venha a ser feito sobre a B0. Essa projeção de Kleber Silva, dá uma ideia de como esse SUV da Dacia poderia aparecer na Europa e em outros lugares do mundo.
Fortemente inspirado no Sandero Stepway, inclusive com o autor batizando-o de Stepway, o SUV de sete lugares teria um layout bem interessante, inclusive com linhas de expressão no capô e, talvez, até mesmo ganhe outras nas laterais.
Tudo para reforçar a robustez do produto. Assim como na frente, com seus faróis full LED e luzes diurnas (o que seria uma proposta natural para este produto), o SUV romeno ganharia ainda lanternas em LED com assinatura 3D.
Como a moda agora é adicionar conjuntos óticos integralmente em LED nos carros compactos, esse SUV não escaparia disso. Por dentro, o ambiente seria o mesmo do Novo Duster, com a segunda fileira deslizante e a terceira removível ou rebatível.
Em tamanho, o Dacia de sete assentos poderia ter entre 4,60 m e 4,65 m, com entre-eixos em torno de 2,72 m. Essa é a base do Renault Arkana na Rússia, que usa a B0.
Por lá, se a mudança global não atingir aquela região, pode ser que este modelo seja feito sobre a base do Duster mesmo. Por aqui, certamente seria a CMF-B alongada. Motor? O 1.3 TCe de 150 cavalos do Arkana cai muito bem.
[Projeção: KDesign AG]
© Noticias Automotivas. A notícia Projeção: Dacia deve lançar SUV de sete lugares é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Projeção: Dacia deve lançar SUV de sete lugares publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário