A determinação do governo da Califórnia em proibir a venda de carros novos movidos a gasolina e diesel a partir de 2035, refletiu diretamente em Washington. Andrew Wheeler, administrador da EPA, que é a agência ambiental americana, contestou a decisão estadual.
Wheeler disse que o plano da Califórnia “levanta sérias questões sobre sua legalidade e praticidade”. No primeiro caso, o chefe da EPA menciona o fato de os estados terem certos limites legais em suas determinações locais.
O administrador não disse diretamente que a Califórnia não pode alterar as regras, mas mencionou que provavelmente ela teria que ter o aval de Washington. Wheeler mencionou que “pode exigir que a Califórnia solicite uma renúncia [do plano de proibir as vendas] à EPA”.
Em 2019, quando a Califórnia impôs a comercialização de carros elétricos, a EPA emitiu novas regras para impedir a determinação estadual.
Para o governo Trump, a ação do estado mais rico do país é um prejuízo enorme na campanha eleitoral que se segue, ainda mais que a administração atual é pró-combustíveis.
Contudo, Wheeler levantou outra questão, de ordem mais prática que uma disputa política. Em setembro, a Califórnia teve dois apagões, deixando mais de 400 mil pessoas sem energia elétrica.
O chefe da EPA diz que o estado não tem como sustentar uma ampliação enorme da frota de veículos elétricos, visto que sua capacidade instalada de energia não tem condições de suportar.
Segundo o departamento de energia do estado, as quedas de energia se deram devido a forte onda de calor que atinge a região, onde incêndios também colocaram, por exemplo, São Francisco sob um céu sinistramente avermelhado.
O governador Gavin Newsom não se manifestou sobre a questão da EPA, com a qual tem uma disputa judicial por conta do caso dos carros elétricos, já mencionado.
A Califórnia responde por 11% do mercado automotivo americano, mas o que preocupa a Casa Branca é que vários estados seguem as regras da CARB, que é a agência ambiental californiana. Uma decisão como essa arrastaria outras regiões do país para o mesmo caminho. Agora, vamos ver qual será o próximo round…
[Fonte: Autoblog/Foto: Los Angeles Times]
© Noticias Automotivas. A notícia Califórnia: Washington contesta fim de carros a gasolina e diesel é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Califórnia: Washington contesta fim de carros a gasolina e diesel publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário