O Chevrolet Onix 2016 foi a última linha do hatch compacto com a “cara antiga”. Ele chegou no ano de 2015, como modelo 2016, e no ano seguinte a marca anunciou a chegada do modelo reestilizado, com novos equipamentos e ainda melhorias na mecânica.
Porém, ainda assim o Onix 2016 pode ser uma boa compra entre os modelos usados. O hatch compacto oferece uma ampla gama de versões e há várias unidades ainda em bom estado de conservação e com baixa quilometragem.
Como alternativa a ele, há modelos como Ford Ka, Volkswagen Gol e Fox, Toyota Etios, Hyundai HB20, Nissan March, Fiat Palio e Punto, Renault Sandero, entre outros.
Abaixo, você pode conferir todos os principais detalhes da linha 2016 do Chevrolet Onix:
Onix 2016 – novidades
Lançamento do Onix 2016 em maio de 2015
A Chevrolet lançou a linha 2016 do Onix em maio de 2015 com pequenas novidades. O carro passou a contar com volante com comandos de áudio e telefone nas versões 1.4 com transmissão automática de seis marchas.
Além disso, todos os Onix automáticos passaram a sair de fábrica com volante revestido em couro.
Onix Seleção chega em maio de 2015
Também no mês de maio, a Chevrolet anunciou a chegada do Onix Seleção, limitado a 3 mil unidades. O carro fazia alusão à Seleção Brasileira, patrocinada pela montadora na época.
Por R$ 44.390, ele tinha como base o LT 1.0 e incluía rodas de liga-leve de 15 polegadas escurecidas, central multimídia MyLink, volante multifuncional, faróis com máscara negra, lanternas escurecidas, retrovisores prateados, brasão da equipe brasileira nos para-lamas dianteiros, entre outros.
Onix 2016 – detalhes
O Chevrolet Onix é aquele tipo de carro que oferece um certo equilíbrio em praticamente todos os sentidos e, por essas e outras, acabou caindo nas graças dos brasileiros.
Ele atrai visualmente, com formas bem resolvidas, e também pelo interior com painel arrojado e materiais de acabamento dentro do esperado no segmento.
Seu espaço interno não é digno de nota, mas também considerando o padrão da categoria ele oferece um espaço adequado para pelo menos quatro adultos. Seu porta-malas de 280 litros não impressiona e oferece espaço para as bagagens de um casal numa viagem.
Nas dimensões, são 3,93 m de comprimento, 1,70 m de largura e 1,47 m de altura, com distância entre-eixos de 2,52 metros.
Em relação aos equipamentos, a versão de entrada sai de fábrica com airbag duplo, freios ABS e direção hidráulica. Todavia, recursos como ar condicionado e vidros e travas elétricas estão disponíveis somente a partir do Onix LT, que oferece ainda central multimídia MyLink (como opcional).
A respeito da gama de motores, o Onix também não impressiona. Traz propulsores 1.0 e 1.4 de concepção antiga, mas com melhorias para gerar mais potência e torque e ainda oferecer boas médias de consumo de combustível.
As versões mais caras do hatch compacto dispõem a opção de transmissão automática de seis velocidades, a mesma do irmão maior Chevrolet Cruze, que oferece uma dose extra de conforto sobretudo nos grandes centros.
Em suma, o Chevrolet Onix 2016 é um carro que pode atender perfeitamente quem busca por um modelo mais urbano e para pequenas viagens. Se você precisa de mais espaço para bagagens, considere o Chevrolet Prisma, que nada mais é que um Onix sedã com porta-malas maior (500 litros).
Onix 2016 – versões
A Chevrolet vendeu o Onix 2016 nas versões de acabamento LS, LT, LTZ e Effect, além da série especial Seleção, que teve produção limitada a 3 mil unidades como homenagem à Seleção Brasileira de futebol.
Ao todo, a marca ofereceu oito configurações diferentes do Onix, variando entre modelos com motor 1.0 flex, 1.4 flex e 1.4 flex com transmissão automática.
Veja abaixo todas as versões do carro:
- Chevrolet Onix LS 1.0
- Chevrolet Onix LT 1.0
- Chevrolet Onix LT 1.4
- Chevrolet Onix LT 1.4 automático
- Chevrolet Onix LTZ 1.4
- Chevrolet Onix LTZ 1.4 automático
- Chevrolet Onix Seleção 1.0
- Chevrolet Onix Effect 1.4
Onix 2016 – equipamentos
Chevrolet Onix LS 1.0
Equipado de fábrica com airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, banco do motorista com regulagem de altura, painel de instrumentos com conta-giros e velocímetro digital, direção hidráulica, rodas de aço de 14 polegadas com calotas integrais e pneus 185/70 R14, retrovisores externos com comando interno, preparação para sol, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, banco traseiro rebatível, entre outros.
Chevrolet Onix LT 1.0
Se diferencia por recursos como ar condicionado, vidros dianteiros elétricos, travamento central elétrico das portas, faróis com temporizador, tampa do porta-malas com destravamento elétrico, chave tipo canivete com comando das travas e vidros, detalhes de acabamento cromados, alarme, entre outros.
Opcional: central multimídia MyLink e volante multifuncional.
Chevrolet Onix LT 1.4
Agrega faróis com máscara negra e detalhes em azul e rodas de aço de 15 polegadas com pneus 185/65 R15.
Opcional: central multimídia MyLink e volante multifuncional.
Chevrolet Onix LT 1.4 automático
Recebe volante multifuncional, piloto automático, transmissão automática de seis marchas e sistema de som com Bluetooth e USB.
Opcional: central multimídia MyLink.
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Ganha rodas de liga-leve de 15 polegadas com acabamento diamantado, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos, computador de bordo, chave com telecomando, vidros traseiros elétricos, central multimídia MyLink, sistema de som com quatro alto-falantes, banco traseiro bipartido, entre outros.
Chevrolet Onix LTZ 1.4 automático
Itens do LTZ manual, mais volante multifuncional, piloto automático e transmissão automática de seis marchas.
Chevrolet Onix Effect 1.4
Em relação ao Onix LT 1.4, o Onix Effect ganha rodas de liga-leve, grade frontal com acabamento na cor preta, faixas no capô, logotipos exclusivos, faixas laterais decorativas, teto com pintura na cor preta, retrovisores em preto brilhante, faróis com máscara negra, lanternas escurecidas, saias laterais, volante multifuncional com base achatada, central multimídia MyLink, detalhes internos na cor vermelha, entre outros.
Chevrolet Onix Seleção 1.0
Em comparação com o Onix LT 1.0, ganha faróis com máscara negra, lanternas escurecidas, retrovisores prateados, brasão da Seleção Brasileira nos para-lamas dianteiros, rodas de liga-leve de 15 polegadas escurecidas, central multimídia MyLink, volante com comandos de áudio e telefone, entre outros.
Onix 2016 – preços
Agora, você poderá conferir todos os preços do Chevrolet Onix na linha 2016, tanto os preços quando o modelo ainda era comercializado como 0 km no ano de 2015 como também os preços do carro no mercado de usados em 2020, conforme os dados da Tabela Fipe em setembro de 2020.
Veja abaixo:
Chevrolet Onix 2016 (0 km em 2015)
- Chevrolet Onix LS 1.0: R$ 37.790
- Chevrolet Onix LT 1.0: R$ 41.550
- Chevrolet Onix LT 1.4: R$ 43.100
- Chevrolet Onix LT 1.4 automático: R$ 49.940
- Chevrolet Onix LTZ 1.4: R$ 48.840
- Chevrolet Onix LTZ 1.4 automático: R$ 54.240
- Chevrolet Onix Seleção 1.0: R$ 44.390
- Chevrolet Onix Effect 1.4: R$ 48.840
Chevrolet Onix 2016 (usado em 2020)
- Chevrolet Onix LS 1.0: R$ 32.630
- Chevrolet Onix LT 1.0: R$ 33.730
- Chevrolet Onix LT 1.4: R$ 34.670
- Chevrolet Onix LT 1.4 automático: R$ 39.550
- Chevrolet Onix LTZ 1.4: R$ 39.860
- Chevrolet Onix LTZ 1.4 automático: R$ 42.310
- Chevrolet Onix Seleção 1.0: R$ 32.930
- Chevrolet Onix Effect 1.4: R$ 38.990
Onix 2016 – cores
A Chevrolet comercializou a linha 2016 do Onix em seis opções de cores, variando entre tons mais neutros como branco, preto, cinza, prata e outros tons mais chamativos, como azul e vermelho.
Abaixo, você pode conferir todas as cores do Chevrolet Onix 2016:
- Azul Sky
- Branco Summit
- Cinza Graphite
- Prata Switchblade
- Preto Global
- Vermelho Peper
Onix 2016 – motores
A linha 2016 do Onix foi comercializada pela Chevrolet com motores 1.0 litro flex e 1.4 litro flex, ambos da família SPE/4 – que nada mais é que uma evolução do 1.0 VHC usado no Celta e Classic e 1.4 Econo.Flex dos antigos Agile e Corsa.
Em comparação com os motores antigos, o SPE/4 (Smart Performance Economy 4 cylinders) recebeu melhorias como peças mais leves (como bielas, pistões e virabrequim), bobinas individuais, óleo lubrificante menos viscoso, injeção eletrônica sequencial, coletor de admissão em plástico, corpo de borboleta elétrico, bateria e alternador com recuperação de energia, entre outros.
O Onix 1.0 usa um motor de quatro cilindros, oito válvulas, bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio. Ele desenvolve 78 cavalos de potência com gasolina e 80 cv com etanol, a 6.400 rpm. O torque, por sua vez, é de 9,5 kgfm e 9,8 kgfm, nesta ordem, a 5.200 giros.
Já o Onix 1.4 é equipado com um motor também de quatro cilindros e oito válvulas, mas neste caso com capacidade para gerar 98 cv com gasolina e 106 cv com etanol, a 5.600 rpm. Seu torque é de 12,9 kgfm e 13,9 kgfm, respectivamente, a 4.800 rotações. Neste motor, 90% do torque máximo está disponível já a partir de 2.300 giros.
No caso do Onix 1.0, a transmissão é sempre manual de cinco velocidades. Já o Onix 1.4 tem a opção do câmbio manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades com conversor de torque.
O Onix automático é equipado com a transmissão GF6 dos irmãos maiores Cobalt, Spin, Sonic e Cruze.
Trata-se da segunda geração do câmbio, com módulo de controle integrado (que dispensa cabos entre o módulo e a transmissão), freio-motor (que mantém a marcha em uso mesmo quando o motorista tira o pé do acelerador), sistema adaptativo de trocas de marcha e o modo Active Select (com troca manual de marcha por um botão na alavanca).
Onix 2016 – consumo
Conforme os números divulgados pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), as médias de consumo de combustível do Onix linha 2016 são essas:
Chevrolet Onix 1.0
Etanol
- Consumo de 7,8 km/l na cidade;
- Consumo de 11,5 km/l na estrada.
Gasolina
- Consumo de 9,2 km/l na cidade;
- Consumo de 13,5 km/l na estrada.
Chevrolet Onix 1.4
Etanol
- Consumo de 7,9 km/l na cidade;
- Consumo de 11,5 km/l na estrada.
Gasolina
- Consumo de 9,6 km/l na cidade;
- Consumo de 13,6 km/l na estrada.
Chevrolet Onix 1.4 automático
Etanol
- Consumo de 6,9 km/l na cidade;
- Consumo de 9,9 km/l na estrada.
Gasolina
- Consumo de 8,5 km/l na cidade;
- Consumo de 12,2 km/l na estrada.
Onix 2016 – desempenho
A Chevrolet divulgou os seguintes números de desempenho do Onix 1.0, Onix 1.4 e Onix 1.4 automático na aceleração de 0 a 100 km/h e na velocidade máxima:
Chevrolet Onix 1.0
Etanol
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos;
- Velocidade máxima de 167 km/h.
Gasolina
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos;
- Velocidade máxima de 162 km/h.
Chevrolet Onix 1.4
Etanol
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos;
- Velocidade máxima de 180 km/h.
Gasolina
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos;
- Velocidade máxima de 180 km/h.
Chevrolet Onix 1.4 automático
Etanol
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos;
- Velocidade máxima de 171 km/h.
Gasolina
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos;
- Velocidade máxima de 171 km/h.
Onix 2016 – revisões e manutenção
Como de praxe nos carros mais em conta da Chevrolet, o Onix conta com revisões a preços adequados para o padrão do segmento e também uma manutenção descomplicada.
Tudo isso porque o Chevrolet Onix compartilha os motores e diversos outros componentes com vários outros carros da marca norte-americana no Brasil, o que ajuda você a encontrar peças de reposição e também uma oficina disposta a fazer a manutenção do carro.
Todos os exemplares do Onix 2016 no mercado de usados já se encontram fora do período de garantia de três anos oferecida pela Chevrolet na época. Portanto, você poderá levá-lo em qualquer oficina mecânica sem preocupação.
Porém, ainda assim, vale a pena conferir abaixo os preços das revisões do Onix 1.0 e do Onix 1.4 para que você possa ter um parâmetro dos custos de manutenção do carro:
Chevrolet Onix 1.0
- Revisão de 10.000 km: R$ 272
- Revisão de 20.000 km: R$ 604
- Revisão de 30.000 km: R$ 796
- Revisão de 40.000 km: R$ 580
- Revisão de 50.000 km: R$ 512
- Revisão de 60.000 km: R$ 1.156
- Revisão de 70.000 km: R$ 492
- Revisão de 80.000 km: R$ 580
- Revisão de 90.000 km: R$ 796
- Revisão de 100.000 km: R$ 684
Chevrolet Onix 1.4
- Revisão de 10.000 km: R$ 272
- Revisão de 20.000 km: R$ 604
- Revisão de 30.000 km: R$ 796
- Revisão de 40.000 km: R$ 580
- Revisão de 50.000 km: R$ 512
- Revisão de 60.000 km: R$ 1.156
- Revisão de 70.000 km: R$ 492
- Revisão de 80.000 km: R$ 580
- Revisão de 90.000 km: R$ 796
- Revisão de 100.000 km: R$ 684
Onix 2016 – ficha técnica
Motor | 1.0 SPE/4 | 1.4 SPE/4 |
Tipo | ||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 | 1.389 |
Válvulas | 8 | 8 |
Taxa de compressão | 12,6:1 | 12,4:1 |
Injeção eletrônica | Sequencial | Sequencial |
Potência máxima | 78 cv (gasolina) e 80 cv (etanol) a 6.400 rpm | 96 cv (gasolina) e 106 cv (etanol) a 6.000 rpm |
Torque máximo | 9,5 kgfm (gasolina) e 9,8 kgfm (etanol) a 5.200 rpm | 13 kgfm (gasolina) e 13,9 kgfm (etanol) a 4.800 rpm |
Transmissão | ||
Tipo | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas ou automática de 6 marchas |
Tração | ||
Tipo | Dianteira | Dianteira |
Direção | ||
Tipo | Hidráulica | Hidráulica |
Freios | ||
Tipo | Disco (dianteira) e tambor (traseira) | Disco (dianteira) e tambor (traseira) |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Aço ou liga-leve de 14 polegadas | Aço ou liga-leve de 15 polegadas |
Pneus | 185/70 R14 | 185/65 R15 |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 3.933 | 3.933 |
Largura (mm) | 1.705 | 1.705 |
Altura (mm) | 1.475 | 1.475 |
Entre eixos (mm) | 2.528 | 2.528 |
Capacidades | ||
Porta-malas (L) | 280 | 280 |
Tanque de combustível (L) | 54 | 54 |
Carga (Kg) | 400 | 400 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.034 | 1.039 (MT) e 1.067 (AT) |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,35 | 0,35 |
Onix 2016 – fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Onix 2016: versões, equipamentos, preços, consumo, manutenção é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Onix 2016: versões, equipamentos, preços, consumo, manutenção publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário