Nessa semana, o sindicato que representa os funcionários da Ford em Camaçari-BA aprovou uma proposta que foi entregue à montadora para evitar demissões, garantir empregos para os próximos anos e ainda abrir caminho para um investimento de R$ 1,4 bilhão, que visa a produção de três novos modelos na fábrica baiana.
De acordo com o divulgado pela entidade, estes produtos serão todos utilitários esportivos. O motivo é que se trata do segmento que mais cresce no Brasil e o mais rentável, segundo o apurado. Atualmente produzindo os modelos Ka, Ka Sedan e EcoSport, todos compactos feitos sobre a mesma plataforma, a Ford quer rapidamente mudar o foco.
Tendo pressa em acertar os ponteiros com os empregados de Camaçari, onde trabalham 8,5 mil pessoas direta e indiretamente, assim como com os fornecedores, a Ford quer reduzir seus gastos com mão de obra e logística, já que por ser distante da maioria dos fornecedores, a instalação é mais onerosa nesse sentido.
Em relação aos produtos, quais seriam estes utilitários esportivos? Alguns dias antes da proposta do sindicato, a Ford havia revelado a intenção de produzir três novos modelos em Camaçari, mas Lyle Watters – presidente da empresa – apenas se referiu a eles como tendo “design lindo e uma conectividade excelente”.
Com a declaração de que serão três SUVs, a picape compacta que a Ford desenvolve nos EUA fica descartada temporariamente. As chances, nesse caso, acabam indo para a Argentina, onde General Pacheco faz a Ranger e fará o SUV Territory, outro que a Ford aposta firmemente no Brasil.
De volta à Camaçari, uma opção que parece óbvia é um novo EcoSport, que “aparentemente” não teria relação com os outros dois SUVs. O motivo seria a plataforma compacta, que limita ingressar em segmentos mais elevados. Nos outros dois casos, a escolha seria da plataforma do Escape. Mas, pode não ser por aí o caminho…
SUV de entrada e crossover “lindo”
Sabe-se que a Ford precisa de um SUV acima do EcoSport e abaixo do Escape, mas o Territory a princípio preencheria essa lacuna, apesar de seu porte e proposta, que o colocam mais acima, como um rival do Compass.
Então, o projeto do Maverick americano poderia ocupar essa faixa, usando a base encurtada do Escape. Até seria interessante nesse aspecto. E o terceiro modelo? Um Bronco Scout seria legal também, já que usa a mesma base.
Porém, como indicam os movimentos na região, a produção deste último deve ocorrer no México, enquanto o Escape – mais caro de fazer – fica nos EUA. É aí que uma plataforma compacta parece fazer sentido num trio de SUVs de baixo custo, ainda mais em uma operação que precisa enxugar muito para obter o lucro esperado por Detroit.
Nesse caso, a Ford pode apostar em um crossover compacto para brigar com o VW Nivus e Chery Tiggo 2, sendo assim um produto com as características descritas por Watters e sobre uma plataforma compacta (mais semelhante com o Nivus), que incorporaria também um EcoSport mais robusto que o atual. Indo por aí, um terceiro modelo subiria na hierarquia do portfólio, mas desceria.
A ideia de um SUV de entrada não é estranha e foi vista pela VW quando criou o Taigun, embora tenha desistido algum tempo depois. Marcas como a JAC Motors também iam pelo mesmo caminho na China. Agora, a Volkswagen parece voltar ao mesmo pensamento com o projeto A00, a ser executado em Taubaté no lugar dos Gol e Voyage em 2022.
Se a Ford apostar em um SUV “popular” abaixo de 4 metros como é o EcoSport hoje, porém, mais simples para custar perto do preço de entrada do Ka atual, ela fidelizaria clientes para seus utilitários maiores logo no primeiro carro novo do comprador.
Com isso, o EcoSport aumentaria de tamanho, ganhando mais porta-malas e espaço interno, enquanto esse modelo menor teria o crossover “lindo” logo acima, funcionando como intermediário entre os dois produtos.
Esse trio da Ford em plataforma compacta teria um custo de produção menor e até poderia (no menor deles) acelerar uma mudança que a marca vem fazendo a partir dos EUA, apesar de o Ka atual ser o segundo carro mais vendido do país. Fim dos hatches?
© Noticias Automotivas. A notícia Ford poderia ter SUV de entrada, crossover “lindo” e EcoSport robusto é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Ford poderia ter SUV de entrada, crossover “lindo” e EcoSport robusto publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário