O Chevrolet Camaro ZL1 é a versão mais poderoso do pony car americano, que é vendido no Brasil, mas apenas na versão SS, a segunda na hierarquia do muscle esportivo da General Motors.
Na sexta geração do Camaro, que aos 50 anos está em plena forma, o ZL1 é o suprassumo do esportivo, que tem ainda versões bem mais simples, como LS, LT e RS, além da nossa conhecida SS.
Das versões regulares do Chevrolet Camaro atual – a COPO é uma preparação para competição – a ZL1 é a mais poderosa, entregando nada menos que 650 cavalos.
O Camaro ZL1 tem ainda outras surpresas para quem decide pagar seu preço, que nos EUA é de US$ 62.000. Apesar de bem conhecida, essa versão do muscle car surgiu há pouco tempo, em 2012, ainda na quinta geração.
Camaro ZL1
Em praticamente quase toda a história do Chevrolet Camaro, a versão mais poderosa do muscle car foi a Z/28. No entanto, desde a quinta geração do bólido, a GM decidiu enterrar a clássica opção e oferecer algo novo.
Assim surgiu o Camaro ZL1 em 2012, destinado a estar no topo da gama do produto, que na época ainda não havia focado por completo em uma proposta realmente esportiva, vide o SS que era um “carro grande com motor V8”.
Contudo, o ZL1 veio para acabar com essa percepção, que também não era totalmente explícita na histórica Z/28. Mais ligada ao extremo e com arrancada brutal, a nova versão veio apimentar a talvez geração mais badalada do Camaro.
Na época do filme Transformers, o Camaro de quinta geração se tornou adorado no mundo inteiro e o ZL1 aproveitou o ganho para acrescentar mais “cubos de energon” ao esportivo da Chevrolet.
Camaro ZL1 – Estilo
O atual Camaro ZL1 é o da sexta geração, o carro mais próximo do Corvette em performance e que traz um coração realmente forte, o suficiente para arrancar de forma impressionante.
O ZL1 tem a habilidade de se disfarçar conforme o gosto do cliente, indo de um preto sóbrio e até certo ponto elegante, ocultando suas formas agressivas, até o pacote 1LE Extreme Track Performance, que dá ao bólido um aspecto insano.
Musculoso e expressivo, o Camaro ZL1 traz uma frente bem agressiva, a começar pela grade frontal, que tem elementos estéticos que deixam a boca bem expressiva. Ela ainda carrega o logo ZL1.
Os faróis cerrados com projetores de LED e luzes diurnas de mesma tecnologia, deixam o bólido com cara de mal. A grade superior é afilada e tem logotipo da Chevrolet escurecido.
Outro item que chama atenção no Camaro ZL1 são as molduras laterais do para-choque – que é exclusivo – com entradas de ar para refrigeração dos freios e mais luzes diurnas em LED, só que verticais.
Mais uma característica do ZL1 é o pronunciado spoiler frontal, que toma toda a extensão da base do para-choque, criando uma asa baixa bem rente ao solo. Isso conta e muito para manter esse Camaro anabolizado nas pistas.
O capô é outra marca do Camaro ZL1, já que a parte central do mesmo é cortada por um extrator de fibra de carbono, todo preto e com logotipo da versão. Ele recobre o imenso V8, que é o coração desse pequeno monstro.
Essa parte do carro se harmoniza com a faixa preta no teto, que também é diferente, pois, apresenta um rebaixo na parte central, que ajuda a reduzir o coeficiente aerodinâmico.
Na traseira, o Camaro ZL1 tem a mesma faixa preta sobre a tampa do porta-malas, que tem um aerofólio proeminente com a mesma faixa. As lanternas duplas em LED são escurecidas, assim como a gravata da Chevrolet.
O para-choque traseiro vem com o logo ZL1 e chama atenção pela parte inferior, onde há um difusor de ar com spoilers laterais, além de refletores. O bólido tem quatro bocas de escape cromadas e integradas ao conjunto.
O Camaro ZL1 normalmente tem rodas de alumínio de 20 polegadas com pneus de alta performance 285/30 ZR20 na frente e 305/30 ZR20 atrás. Com esse conjunto, o muscle car obtém seu melhor rendimento.
Por dentro, o esportivo vem com interior bem forrado de camurça, inclusive a alavanca de câmbio, dando assim mais conforto ao toque, durante as trocas de marcha.
Tendo detalhes em vermelho nas costuras, bem como em outras partes do acabamento, o Camaro ZL1 pode ainda ter revestimento em couro preto com detalhes rubros em microfibra da Recaro. É ela que faz também o HUD do painel.
Os assentos ainda possuem encostos personalizados com o logotipo ZL1. O cluster análogo-digital vem com apresentação gráfica exclusiva e instrumentação bem completa, podendo ser configurada em diversos modos de condução.
Além disso, o pony car possui um volante com aquecimento que tem fundo chato e aspecto pouco atraente. A multimídia MyLink é da versão atualizada e traz os sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, aceitando este último sem cabo.
Tendo ainda o serviço OnStar a bordo, o Camaro ZL1 vem também com rádio-satélite SiriusXM, bem como câmera de ré e conexão com internet através de rede 4G LTE com Wi-Fi.
Há também um gravador de dados de desempenho, que utiliza a câmera frontal para imagem, bem como registra os dados e os coloca no mesmo ambiente para apreciação do piloto.
O ambiente todo preto ainda conta com ar condicionado dual zone, aquecimento dos bancos, ajustes elétricos dos assentos e detalhes em alumínio. Os cintos de segurança em cor vermelha também chamam atenção.
O espaço interno é bem contido, tendo um volume dedicado aos que vão na frente, enquanto o banco duplo traseiro, mais parece decorativo. Duas pessoas vão bem apertadas e quase sem qualquer espaço para as pernas.
1LE Track Performance
Com o 1LE Track Performance, que é um kit de acessórios para o Camaro, o visual do ZL1 fica bem mais exclusivo. Esse pacote de personalização focado nas pistas pode ser inserido em qualquer versão do muscle car, inclusive com 2.0 Turbo.
De acordo com a Chevrolet, “todos os modelos 1LE são projetados para entrar na pista com frenagem, direção, manuseio e aderência precisos”. Ou seja, mesmo que o Camaro tenha motor 2.0 Turbo de 314 cavalos, ele pode andar mais rápido.
No Camaro ZL1, obviamente as condições são mais extremas. Visualmente, o spoiler em forma de asa e bem próximo do solo chama atenção pela agressividade.
Diferente das versões RS e SS, o Camaro ZL1 com o 1LE Track Performance precisa de spoilers adicionais, montados em molduras laterais modificadas, que acrescentam esses defletores de ar mais elevados na frente.
Isso mostra o esforço necessário para manter o Camaro ZL1 em condição de pista com a cavalaria que ele apresenta.
O pacote ainda inclui asa traseira fabricada em fibra de carbono e em peça única, que aplica na traseira 136 kg de downforce.
Além do motor V8 6.2 sobrealimentado com 659 cavalos, o Camaro ZL1 Track Performance o Activ Rev Matching, que é um sistema de aceleração do motor nas reduções de marcha, de modo que a mudança seja feita de forma suave.
O chamado ARM permite monitorar a rotação e a posição do pedal de embreagem, a fim de que no momento da troca de marcha, o giro seja alterado para uma faixa mais adequada, com o objetivo de reduzir a perda e evitar trancos.
O 1LE Track Performance ainda modifica o sistema de refrigeração do Camaro ZL1, que passa a dispor de radiadores maiores para o motor, transmissão e diferencial.
No caso do sistema de exaustão de gases, o escape duplo ganha um reforço e modificações para ficar mais aberto e ajudar no ganho em desempenho, mas aumentando ligeiramente o ronco do ZL1.
O exaustor de fibra de carbono sobre o motor do ZL1 e exposto no meio do capô ganha cor preta no pacote.
O Camaro ZL1 ganha ainda amortecedores DSSV Multimatic com ajuste de pressão e altura. Da mesma forma, pode-se ajustar a cambagem das rodas e a pressão das barras estabilizadoras.
No ZL1 Track Performance, as rodas são aro 19 polegadas feitas em alumínio forjado, enquanto os pneus são Goodyear Eagle F1 Supercar 3R, que são exclusivos do Camaro, medindo 305/30 ZR19 na frente e 325/30 ZR 19 atrás.
Os freios da Brembo ganham reforço também, sendo dianteiros e traseiros com discos ventilados e pinças de seis pistões cada uma, garantindo assim um poder de frenagem realmente brutal.
Já o diferencial possui sistema de deslizamento limitado com relação de 3,73. Para finalizar, o pacote do ZL1 Track vem com volante esportivo em camurça, assim como bancos esportivos Recaro com reforços de alumínio.
A suspensão Magnetic Ride Control possui ajustes alterados no pacote 1LE, tendo ainda o modo Track com amortecedores bem rígidos para ajudar no contorno das curvas.
Direção, freios e alterações nos parâmetros de aceleração, reforçam a proposta do Track Mode, que busca a afinação perfeita para uma condução realmente esportiva na pista.
O gravador de dados de desempenho é diferente e exclusivo com o pacote 1LE. Assim, o Camaro ZL1 alcança seu melhor resultado em pistas, com um pacote de múltiplos ajustes, que o deixam adaptado a qualquer circuito.
Camaro ZL1 – Motor
O Camaro ZL1 vem com o motor LT4, preparado exclusivamente para o modelo. O V6 6.2 de alumínio é sobrealimentado com um compressor volumétrico, que permite ao propulsor entregar 659 cavalos a 6.400 rpm e 89,6 kgfm a 3.600 rpm.
Para suportar todo o esforço do LT4, que tem injeção direta de combustível, comandos de válvulas variáveis e desativação automática de cilindros, o ZL1 vem com uma transmissão automática de 10 velocidades.
Essa caixa foi desenvolvida em conjunto com a Ford, que a utiliza em modelos como F-150, Ranger, Mustang e Explorer, por exemplo. Na GM, o antigo Corvette também usava.
Contudo, o cliente do Camaro ZL1 pode optar por uma caixa manual, mais adequada quando usando o pacote 1LE Track Performance, já que dispõe neste do Activ Rev Matching.
Apenas com o conjunto de fábrica, o ZL1 vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, garantidos com modo de largada, que permite manter um giro adequado para saída com baixo deslizamento das rodas.
No quarto de milha, o Camaro ZL1 precisa de 11,4 segundos e 204 km/h para cumprir a missão. Já na velocidade final, o bólido alcança 319 km/h.
Infelizmente, a GM não tem planos para importação do Camaro ZL1, que poderia custar aqui bem acima de R$ 500 mil, uma vez que custa quase 50% mais que o SS.
Quinta geração
Com 30% de suas peças exclusivas, o Camaro ZL1 da quinta geração surgiu em 2012 como sucessor do antigo e clássico Z/28, só que mais anabolizado. Como a GM não tem uma Shelby, então a saída foi adicionar força com esta proposta.
O propulsor era o LSA, um V8 6.2 com supercharger de 1,9 litros e 7 psi de pressão, que ajudava a entregar 580 cavalos a 6.000 rpm e 76,6 kgfm a 4.200 rpm.
Na geração mais famosa do Camaro, após a clássica dos anos 60, o ZL1 tinha duas opções de câmbio, sendo um manual de seis marchas e outro automático com seis velocidades, sendo este o 6L90.
Tinha também suspensão Magnetic Ride, pneus exclusivos da Goodyear, freios da Brembo e bancos Recaro, tendo ainda captador de ar superior no capô e outras modificações estéticas visando refrigeração e aerodinâmica.
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