segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

GM negocia com NHTSA para colocar carros sem volante nas ruas dos EUA

GM negocia com NHTSA para colocar carros sem volante nas ruas dos EUA

Carro sem volante. Um imagem divulgada pela GM há algum tempo, impactou muita gente ao mostrar a intenção da montadora de Detroit em implantar nas ruas, pelo menos inicialmente americanas, veículos autônomos plenos., de nível 5.

Isso significa que tais veículos são completamente independentes do ser humano, que deixa de ser motorista para tornar-se apenas passageiro. Esse tipo de transporte já existe, mas em nível coletivo, tendo até um caso em que crianças eram levadas para a escola num miniônibus sem motorista e só ficaram sabendo alguns meses depois, gerando polêmica.

Afinal, é seguro mesmo estar a bordo de um carro sem volante ou pedais? O Google tentou e fracassou na ideia, mas a GM busca isso e já está negociando com a NHTSA a homologação de carros autônomos de nível 5. De acordo com a agência federal que cuida da segurança viária nos EUA, o número de veículos proposto pelo General Motors ainda é limitado.

GM negocia com NHTSA para colocar carros sem volante nas ruas dos EUA

A NHTSA disse oficialmente que tomará uma decisão sobre o pedido da GM para ter uma frota circulando no país, mas ela não será a única, pois a startup Nuro também fez uma petição para dispor de um número de veículos autônomos plenos para entregas.

James Owens, diretor interino da NHTSA, disse: “Espero que possamos avançar com essas petições em breve – o mais rápido possível”. Ele completou: “Isso será um grande negócio, porque esta será a primeira ação a ser tomada”.

A expectativa é que a decisão fique para o próximo ano, 2020, data que as montadoras planejaram lançar seus carros autônomos. Embora fale em rapidez, Owens garantiu que o processo não será feito na correria, pois quer garantir que todos os parâmetros de segurança sejam atendidas para que tais carros não ofereçam qualquer risco no trânsito.

GM negocia com NHTSA para colocar carros sem volante nas ruas dos EUA

Cada petição – que nas regras da NHTSA são isenções de segurança nos termos legais atuais – são de 2.500 carros por fabricantes e foram criadas há décadas, quando condução autônoma era apenas ficção científica. Atualmente não existe uma legislação nos EUA para esse tipo de tecnologia em automóveis.

A Cruise Automation, que é a desenvolvedora da tecnologia para a GM, preparou a estreia dos carros para este ano, mas com a demora na liberação de petição, pediu para a direção esperar mais para executar os últimos testes. Ainda assim, a empresa garante que o sistema está pronto.

[Fonte: Auto News]

 

© Noticias Automotivas. A notícia GM negocia com NHTSA para colocar carros sem volante nas ruas dos EUA é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

GM negocia com NHTSA para colocar carros sem volante nas ruas dos EUA publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário