A Copa do Mundo de 2022 será realizada no Qatar e o governo do emirado árabe pretende ter um transporte ecologicamente correto e tecnologicamente avançado durante o mundial de futebol.
Em parceria com a Volkswagen, o governo local pretende dispor de uma rede de transporte com carros elétricos e autônomos circulando pela capital Doha.
Nesse projeto, que não teve o valor anunciado, a Volkswagen se compromete a disponibilizar 35 vans elétricas derivadas do conceito ID Buzz, que terão tecnologia de condução autônoma.
Chamado de Project Qatar Mobility, o sistema de transporte terá unidades da ID Buzz com capacidade para levar quatro passageiros pela área de Westbay, através de rotas semi-fixas.
Além dos 35 exemplares do ID Buzz, que agora oficialmente será chamado ID.7 (e não Microbus ou Kombi, por exemplo), a Volkswagen também terá 10 ônibus da Scania com tecnologia semelhante.
O governo de Doha promete entregar infraestrutura adaptada para que os veículos autônomos possam circular sem riscos à segurança. Além disso, as duas partes deverão integrar veículos e a estrutura viária local através de sistemas e software desenvolvido especificamente para a capital do país, que tem quase 2 milhões de habitantes.
Tais veículos elétricos autônomos começarão a ser produzidos já em 2020, sendo que no ano seguinte, partirão para o Qatar, a fim de iniciar os testes em Doha, antecipando os trajetos que serão feitos durante o torneio mundial, que terá seleções de 32 países e milhares de turistas extras.
O desenvolvimento do projeto no Qatar será importante para a estratégia comercial da Volkswagen com a linha ID e a condução autônoma na próxima década, tecnologias que a montadora está aplicando dezenas de bilhões de euros.
Já o Volkswagen ID.7 será a versão de produção do ID Buzz, sendo uma releitura bem moderna da clássica Kombi. Seu lançamento ocorrerá entre o fim de 2022 e o início de 2023, sendo mais provável o primeiro.
Com a Copa do Mundo no Qatar, pode ser que a VW faça a apresentação mundial no próprio evento. Foi revelado que o ID.7 terá duas configurações de propulsão, sendo a básica com tração traseira e motor elétrico de 203 cavalos.
Na outra opção, a tração é AWD com um motor elétrico dianteiro de 102 cavalos, totalizando 305 cavalos. Com baterias de lítio de alta densidade, o Volkswagen ID.7 alcançará nada menos que 700 km de autonomia (WLTP) na versão RWD.
© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen ID.7: Kombi elétrica e autônoma na Copa do Mundo 2022 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Volkswagen ID.7: Kombi elétrica e autônoma na Copa do Mundo 2022 publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário