Apresentado e lançado entre os anos de 2010 e 2012, o Volvo V60 é uma perua (station wagon), também batizada de “sportwagon” pela própria montadora.
O carro da montadora sueca é baseado no sedan S60, modelo com o qual o V60 compartilha a plataforma e alguns itens. Não só de configurações eles se assemelham, pois ambos possuem design similar.
A primeira geração do Volvo V60 chegou ao Brasil em três configurações: T5 Comfort R-Design, T5 Dynamic R-Design e T6 R-Design. Os preços variavam de R$ 130 a quase R$ 200 mil.
Já a segunda geração, por seu lado, foi anunciado no ano passado. Atualmente, é comercializado em versão única e no Brasil sai por R$ 213.950
Confira a seguir todos os detalhes das versões e curiosidades do station wagon Volvo V60, carro que chama a atenção pelo design, equipamentos e, sobretudo, pela segurança – marca registrada da empresa sueca.
Volvo V60 – Primeira geração
Lançado na Europa em 2011, o Volvo V60 chegou ao Brasil em 2012. Segurança, conjunto mecânico, equipamentos e design são pontos que chamam a atenção da primeira geração do V60.
No Brasil, ele ofereceu equipamentos inéditos para sua categoria, especialmente na segurança. Recebeu cinco estrelas em segurança – algo que nem chegou a surpreender quem já conhece a marca. Também foi eleito o melhor veículo na categoria Família Grande do Euro-NCAP de 2011.
Esses títulos apenas reforçam o quanto a Volvo está na vanguarda da segurança automotiva.
Prova disso é o tão elogiado cinto de três pontos. O equipamento, que já se encontra em automóveis populares há um certo tempo, foi desenvolvido em 1958 por Nils Bohlin, engenheiro da Volvo.
Desembaçador traseiro, terceira luz de freio, airbag de cortina e alerta para cinto de segurança são alguns dos itens que partiram da marca sueca.
Quando lançado no país sul-americano, o V60 chegou às lojas em três versões: Volvo V60 T5 Comfort R-Design (por R$ 130.900), V60 T5 Dynamic R-Design (R$ 149.900) e Volvo V60 T6 R-Design – sendo a última a topo de linha custando R$ 199.900.
Esse é um automóvel que conquista o coração dos surfistas, viajantes e aventureiros. É claro que não podemos deixar de dizer que atende perfeitamente às famílias também.
O sobrenome R-Design é basicamente um “pacote esportivo”, no qual trazia características diferenciadas, como o painel na cor azul, volante com tamanho maior, assentos esportivos, pedaleiras também esportivos, frisos em alumínio na moldura dos vidros, os retrovisores ganharam capas de alumínio, rodas de 18 polegadas e chassi esportivo.
De série, a versão de entrada do Volvo V60 (T5 R-Design Comfort) trazia ar-condicionado digital, revestimento em couro no volante e bancos, sistema de som de alta performance com oito alto-falantes que permitia a conexão com iPod (e entrada USB).
Havia outros itens incluídos como: direção hidráulica, airbags, computador de bordo e freios ABS.
De modo geral, a station wagon vinha bem equipada, mesmo na opção “mais em conta”.
A intermediária T5 R-Design Dynamic acrescenta banco elétrico com configuração de memória para o condutor, teto solar elétrico, sensores crepuscular e de chuva e faróis de xenônio adaptativos.
Já o Volvo V60 em sua versão topo de linha (V60 T6 R-Design) garantia alguns “mimos” interessantes como: sistema de som ainda mais aperfeiçoado, incluindo uma tela de sete polegadas, sensor de estacionamento (dianteiro e traseiro), incluso câmera de ré com sinalização de obstáculos.
O Volvo V60 T6 é equipado com piloto automático adaptativo e um sistema inteligente capaz de controlar a distância e velocidade do carro da frente.
Além desses itens, o Volvo V60 T6 se destaca pelo Pedestrian detection. Trata-se de um sistema de segurança que consegue identificar se há pedestre na frente do carro e acionar automaticamente os freios.
Para completar, há o assistente de mudança de faixa, que alerta o condutor quando é detectado um afastamento “involuntário” da trajetória. Para evitar multas e reforçar a segurança, o Volvo V60 T6 conta com leitor de placas de sinalização com o objetivo de alertar o motorista sobre a velocidade máxima da pista, entre outros.
Quando lançados, as três versões do Volvo V60 entregavam de série: tecnologia City Safety, mais um item de segurança que freia o veículo sozinho em velocidade de até 50 km/h.
E há mais: freios ABS com EBA (Emergency Brake Assist), airbags laterais e frontais, freio de estacionamento elétrico, controle anticapotamento, tração e estabilidade.
Como nem tudo é perfeito, o Volvo V60 decepcionava em não entregar GPS de série. Para a station wagon, o item só estava disponível como opcional. Um ponto negativo para um carro que custava mais de R$ 100 mil.
Com relação ao conjunto mecânico, tanto o Volvo V60 T5 R-Design Comfort quanto a Dynamic vieram equipados com motorização 4 cilindros em linha com turbo e injeção direta, 2.0 capaz de gerar 240 cavalos de potência e torque de 32,6 kgfm.
A transmissão é automatizada de dupla embreagem Powershift de seis velocidades, com possibilidade de troca manual. Com isso, o condutor do sportwagon pode fazer de zero a 100 km/h em 7,7 segundos.
O Volvo V60 T6 R-Design AWD, por sua vez, tem conjunto mecânico mais aprimorado e nervoso. O carro traz motor seis cilindros em linha e injeção direta, 3.0 turbo, 304 cavalos de potência (64 cavalos a mais do que as primeiras versões) e 44,8 kgfm de torque que atua com transmissão Geartronic automática de seis velocidades e trocas sequenciais.
Para atingir os 100 km/h, o Volvo V60 T6 R-Design precisava de 6,2 segundos.
Diferentemente do Brasil, o segmento station wagon sempre teve muita aceitação no mercado europeu. É por isso que lançar um carro como o V60 por aqui não era tarefa fácil. Com relação ao design, a Volvo não decepcionou e o V60 não ficou conhecido apenas como uma perua. O carrão tem essência esportiva, sem cara de “tiozão”.
Na dianteira, o Volvo V60 é semelhante ao irmão sedan S60. A station wagon traz design agressivo que remete à esportividade, especialmente nos faróis e para-choque.
Já na lateral ficava mais evidente que o carro era uma station wagon. O Volvo V60 tinha detalhes em alumínio que emolduram os vidros, dando sensação de ser uma parte toda envidraçada e não dividida.
O alumínio também está presente nos retrovisores e as rodas de 18 polegadas ganharam desenho esportivo.
Na traseira, as lanternas em LEDs são destacadas com seu formato horizontal. Seu desenho começa no topo da tampa do porta-malas e termina nas laterais do carro próximo ao para-choque.
Ao centro está a identificação da Volvo, apenas letras ao invés do logo redondo. Nas laterais, é possível ver a identificação V60 e sua versão.
Para completar a esportividade do Volvo V60, as saídas de ar do escapamento e os extratores de ar deixam o carro ainda mais invocado.
Analisando a parte interna, o veículo foi bem trabalhado com acabamento rico e elegante. O conforto é outro ponto positivo que agrada os passageiros, em especial nos assentos, que “abraçam” o ocupante.
A única ressalva a ser feita é em relação ao espaço interno traseiro. O passageiro que vai ali pode ter dificuldades para acomodar as pernas. Crítica alegada por muitos que avaliaram o carro.
A Volvo também poderia ter colocado regulagem de altura automática no banco ao lado do motorista.
Com peso de 1.737 kg, o Volvo V60 tem 1,87 m de largura, 1,48 m de altura, 4,63 m de comprimento e 2,78 de distância entre-eixos. O porta-malas é pequeno de 430 litros. Com os bancos rebatidos, ele pode chega a 1.241 litros.
Após ser lançado globalmente, algumas variações do station wagon foram surgindo. Um exemplo é Volvo V60 Ocean Race, com diferenciais na pintura Ocean Blue, estofamento de couro bege e outros detalhes exclusivos Ocean Race.
O carro ganhou também a versão especial e limitada Polestar, com motor seis cilindros e 3,0 litros turbo. Sua potência era de 350 cv.
Na linha esportiva Polestar, o V60 recebeu novo turbo, resfriador de ar e do escapamento. Logo, o modelo precisava de apenas 4,9 segundos para atingir os 100 km/h. Já os 200 km/h, demanda de 17,7 segundos com alcance total de 250 km/h.
Ainda como diferencial, havia rodas de 20 polegadas com pneus 245/35, dentre outros.
Lá em 2011, a Volvo já havia apresentado o V60 Plug-in Hybrid. A perua tinha motor elétrico de íon-lítio de 12 kWh e turbodiesel 2.4 litros. Esperado para o Salão do Automóvel de Genebra 2012, o carro foi classificado pela montadora como “o primeiro híbrido plug-in a diesel do mundo”.
Para os Estados Unidos e Europa, uma opção Cross Country do Volvo V60 foi introduzida no portfólio.
A primeira geração do Volvo V60 durou até 2018, quando a marca apresentou a nova fase.
Segunda geração
No início de 2018, a Volvo apresentou a segunda geração do V60. De modo geral, o carro evoluiu, mas não perdeu a essência da geração de 2010. O novo Volvo V60 lembra bastante o crossover XC60 e se destaca pela segurança (claro), espaço e design premium tanto fora quanto por dentro. Além disso, o carro não fica devendo em nada para um utilitário esportivo (SUV).
No Brasil, a perua chegou em pré-venda no mês de maio de 2018 e as primeiras entregas começaram em agosto do mesmo ano. É vendido em versão única por aqui, a Momentum, por R$ 199.950. Atualmente, no site da Volvo, é possível encontrá-lo por R$ 213.950.
Fabricado na Suécia (seu país de origem) e na Bélgica, o V60 pode ser encontrado em outras configurações Há três grupos de transmissão a gasolina: a T5, T6 AWD e T6 AWD Twin Engine.
No mercado europeu, a station wagon está à venda com dois motores a gasolina, dois a diesel, além de dois em híbridos plug-in. Assim como a primeira geração, a Volvo também apresentou a Cross Country, além de R-Design, Inscription e Polestar.
Em território brasileiro, o Volvo V60 T5 (Momentum) é equipado com motor quatro cilindros a gasolina 2.0 turbo capaz de gerar 254 cv de potência a 5.500 rpm. O torque fica em 35,7 kgfm a 1.500 rpm. Com esse conjunto mecânico, a perua pode fazer de zero a 100 km/h em 6,8 segundos, segundo a própria Volvo.
A transmissão, por sua vez, é automática Geartronic de oito velocidades. Para permitir mais sensação de esportividade, as borboletas atrás do volante fazem falta.
A dianteira do carro, assim como o design como um todo, ficou bem elegante e ainda com mais cara de premium. No farol, vê-se as luzes em LED no estilo Martelo de Thor. O capô permaneceu alongado e os vincos são perceptíveis no design do veículo.
Na traseira, as lanternas ainda lembram a primeira geração. Entretanto, elas ganharam prolongamento horizontal, valorizando a largura do modelo. O nome “Volvo” ao centro permaneceu em destaque assim como seu antecessor.
Por dentro, o veículo alia conforto e design premium que agrada tanto ao toque quanto ao olhar. O acabamento é excelente e tem como destaque as cores disponíveis. O comprador pode escolher o interior em cor bege claro, marrom e caramelo. Há carpete e teto preto, entre outras opções.
O ambiente conta com cluster totalmente digital de 12,3 polegadas. A central multimídia Sensus em formato tablet dá um realce futurista no interior. O sistema de infoentretenimento vai além do básico, ou seja, o motorista pode configurar tudo (ar-condicionado e sistema de segurança, por exemplo) através da tela sensível ao toque de nove polegadas.
Ela também é integrada com Android Auto e Apple CarPlay.
A perua oferece partida do motor por meio de botão, freio de estacionamento elétrico, dez alto-falantes com potência de 170W. Se quiser teto solar, terá que pagar um extra.
Peca em não oferecer câmera de ré. Entretanto, não tira a eficiência do sensor de estacionamento.
Por falar em segurança, a nova geração vem com leitura de placas, frenagem automática com visão noturna, sistema semi-autônomo, proteção de coluna cervical e assistente de direção.
O carro faz alertas quando o motorista estiver desviando do trajeto. Ao identificar, o Volvo V60 treme o volante e, ao mesmo tempo, faz a correção. Ele é capaz de acelerar, frear e até realizar curvas suavemente sem o motorista colocar as mãos no volante.
A plataforma é a SPA (Scalable Product Architecture), a mesma de outros modelos como Volvo S60, Volvo S90, Volvo XC60 e Volvo XC90.
A base explica o design e mecânica semelhantes entre eles. O V60 tem 4,76 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,42 m de altura e distância entre-eixos de 2,87 m.
Desta vez, o bagageiro ficou maior que a primeira geração. Agora são 529 litros. Ainda assim, poderia ter porta-malas com abertura elétrica.
Junto do SUV XC60, a Volvo também apresentou o V60 com pacote Polestar Engineered. É equipado com rodas diferenciadas, novos freios e suspensão, e alguns detalhes exclusivos no exterior. A perua traz motor de 422 cv de potência e torque de 71,3 mkgf.
O Volvo V60 é um carro completo. Ideal para família grande e que demanda de conforto, segurança e tecnologia.
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