A produção de baterias para carros elétricos em nível global pode ser afetada por uma disputa comercial entre dois grandes fornecedores de células de lítio para a indústria automobilística mundial.
As empresas sul-coreanas SK Innovation e LG Chem estão brigando por conta de um contrato bilionário com a Volkswagen, que foi vencido pela primeira em 2018.
O contrato é para o fornecimento de baterias de lítio para os carros que a Volkswagen fará nos EUA, sendo que a SK investiu US$ 1,7 bilhão em Commerce, cidade do estado da Georgia.
Ela fica cerca de 200 km de Chattanooga, Tennessee, onde a Volkswagen tem sua única fábrica nos EUA e lá fará seu primeiro carro elétrico “made in USA”, o SUV ID.4x, que terá preço de entrada abaixo de US$ 30.000 com bônus federal.
De acordo com a Reuters, a LG Chem não gostou nada de ter perdido o contrato para a concorrente conterrânea SK, que inclusive contratou 77 engenheiros que saíram da LG.
Em abril, a LG entrou com ação contra a SK num tribunal americano por violação de segredos comerciais, o que levou a sete meses de um processo que agora acaba em violação de patentes de bateria.
Isso significa que alguém sairá perdendo, mas logo de cara, a Volkswagen será a primeira a ter prejuízo, já que a disputa pode impedir que a produção de baterias da SK em Commerce e atrasar os lançamentos que a montadora planeja.
E o pior ainda para a VW é que os processos judiciais envolvendo as duas fornecedoras de baterias estão querendo impedir a importação e venda das células mutuamente para o fabricante alemão.
Aliás, nessa história quem sairá no prejuízo não será somente a Volkswagen. Segundo a Reuters, a disputa afetará a produção do Chevrolet Bolt, Kia Niro, Audi e-tron, Jaguar I-Pace e de uma picape elétrica da Ford. Ou seja, o impacto será muito maior fora dos EUA.
[Fonte: Reuters]
© Noticias Automotivas. A notícia Elétricos: disputa entre sul-coreanas pode afetar produção da Volks é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Elétricos: disputa entre sul-coreanas pode afetar produção da Volks publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário