quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Onix 2017: motor, consumo, fotos, preços, ficha técnica, versões

Onix 2017: motor, consumo, fotos, preços, ficha técnica, versões

O Onix 2017 surgiu com o facelift de meia vida do hatch compacto da Chevrolet, que já era líder de vendas nessa época, vencendo players como VW Gol e Fiat Palio. O modelo da GM, fabricado em Gravataí-RS, ganhou várias melhorias.

A principal mudança foi visual, adotando elementos estéticos que deixaram o produto mais atraente, melhorando também a aerodinâmica. Por dentro, foram feitas alterações, mas o painel básico foi mantido, mesmo porque, já era atual.

A multimídia MyLink 2 trouxe mais modernidade com atualização do pacote de aplicações, ganhando então o sistema OnStar, utilizando para isso até uma navegação guiada por setas e pacote de serviços.

Houve o acréscimo da versão aventureira Activ, além de tecnologias como a função Eco, para economia de combustível no motor. Melhorias estruturais e de segurança também foram implementadas.

O Onix trouxe um visual mais atraente, inclusive com assinatura em LED. Até as lanternas traseiras foram alteradas, enquanto ficara mais baixo. Para-choques, rodas de liga leve e outros detalhes eram novos também.

A GM introduziu reforços estruturais no Onix 2017, reforçando seu habitáculo contra impactos. Para aumentar a eficiência energética, a Chevrolet introduziu melhorias na aerodinâmica e parte mecânica.

Na aerodinâmica, além do capô curto, foram introduzidos apêndices inferiores para reduzir o arrasto. Para tornar a rolagem mais eficiente, substituíram os rolamentos de rodas, assim como implantaram pneus de baixa resistência.

A direção elétrica reduziu o esforço do motor e trouxe ao Onix mais conforto ao dirigir. Os motores SPE/4 não foram mexidos para obter mais potência ou torque, mas para gastar menos.

Nesse caso, uma série de alterações foram feitas, incluindo óleo lubrificante mais fino, novos anéis e pistões, bielas mais leves e virabrequim de maior resistência.

Foram feitas melhorias na câmara de combustão e ajustes na injeção eletrônica multiponto, inclusive com mudança no avanço de ignição.

No sistema elétrico, o Onix 2017 recebeu um dispositivo de proteção da bateria contra descargas. O eletro-ventilador do radiador deixou de ter escovas, redução do líquido refrigerante e novos trocadores de calor foram adicionados.

O alternador passou a ser de alta capacidade com recuperação de energia. Com isso, o compacto da GM poderia aproveitar melhor os recursos energéticos.

A ideia era que a energia excedente fosse usada nos sistemas periféricos, como ar condicionado e direção elétrica. Os freios também foram melhorados para ficarem mais eficientes, contudo, nunca oferece controles de tração e estabilidade.

Uma alteração que contribuiu muito para esse ganho em economia foi a caixa de câmbio F17 com seis velocidades, inclusive no motor 1.0. Com uma sexta marcha mais longa, enquanto a quinta ficaria encurtada para ajudar na aceleração.

O câmbio manual de seis marchas igualou-se ao automático GF-6 de seis velocidades, que era oferecido apenas no motor 1.4. Aliás, o Onix entregava até 80 cavalos no 1.0, enquanto o 1.4 ia até 106 cavalos no etanol.

Com pouca força, ainda assim, o Onix seguiu em frente no mercado e acelerando nas vendas. O hatch ainda ganhara cinco novas cores, entre as Vermelho Carmim e Preto Ouro Negro.

O volante em couro e a multimídia MyLink 2 davam ao Onix 2017 um interior bem confortável e conectado. Ganhava os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay, ambos por cabo USB.

Dessa forma, era possível o uso de aplicativos como Google Maps e Spotify ou Siri e TuneIn, ambos apps da Apple Store. Mais tarde, o sistema seria atualizado para uso do Waze.

Na versão Activ, a padronagem nova realmente era bem feita, assim como as mudanças bem-vindas nos forros das portas, com a tonalidade laranja dominando todo o ambiente.

No painel, cluster com grafismos novos, comandos do ar condicionado atualizados, porta-luvas com nome Chevrolet e porta-óculos foram alguns dos melhoramentos.

O OnStar permitiu ao proprietário do Onix ter acesso a serviços como pesquisa na internet, localização do veículo, socorro em caso de acidente ou assistência médica. Com o carro parado e pisca-alerta ligado, a central entrava em contato.

A central de atendimento do OnStar podia rastrear o veículo e até bloqueá-lo em caso de roubo ou furto. Havia ainda app MyChevrolet, onde o proprietário podia aferir a pressão dos pneus e receber alertas do veículo, travando ou liberando.

Os recursos podiam ser usados desde a versão Joy – que mais tarde teve o visual do antigo Onix – até o pacote Exclusive no Onix LTZ. Apesar das mudanças, o hatch ficou devendo Isofix e cinto central de 3 pontos.

O Onix 2017 recebeu ainda um hub externo USB para Bluetooth, onde até 20 celulares podiam ser pareados. Com mais de 100 modificados, inclusive com mais aços de alta resistência, o Onix 2017 ficou 32 kg mais leve.

Onix 2017 – detalhes

Onix 2017: motor, consumo, fotos, preços, ficha técnica, versões

O Onix 2017 chegou nas versões LT e LTZ, tendo ainda a aventureira Activ com visual diferenciado. O hatch compacto da General Motors recebeu um visual bem mais interessante na atualização de meia vida.

Na frente, o capô ficou mais baixo e curvado, tendo uma nova grade com a barra incorporando o logotipo da Chevrolet com um filete acima, sem abertura.

Tanto essa parte superior quanto a grade em si, apresentavam acabamento cromado nos contornos, mas os frisos eram pretos. Os faróis ficaram bem maiores, porém, apenas metade da lente era ocupada pelo hexágono do facho alto e baixo.

A outra metade tinha LED para assinatura visual e sem função de luz diurna, além de pistas praticamente laterais. O para-choque ganhou contornos mais suaves, com molduras laterais pronunciadas, tendo estas faróis de neblina.

Mais arredondada, a frente do Onix 2017 melhorou muito a aerodinâmica do produto, que adicionou um defletor de ar emborrachado na parte inferior do para-choque.

Na traseira, as lanternas ganharam um layout que lembra LEDs, mas deixando o conjunto bem mais aceitável. Com retrovisores e maçanetas embutidas na cor do carro, o hatch tinha ainda novas rodas de liga leve aro 15 diamantadas.

Atrás, a vigia tinha um limpador de para-brisa com lavador e desembaçador. No teto, uma antena pouco proeminente. O para-choque traseiro ganhou um desenho mais truncado, mas tendo refletores.

No Onix Activ, o visual era diferente e dispunha de alguns artifícios para torná-lo bem distinto das demais versões. Com uma cor laranja predominante, o hatch aventureiro vinha com apliques laterais pretos, que envolviam os faróis de neblina.

A parte inferior do para-choque tinha pintura prata e formava um tipo de bumper. Havia ainda saias de rodas protegidas, que traziam também molduras na base das portas, tendo inclusive detalhes em prata.

Os retrovisores eram em preto brilhante, enquanto as barras longitudinais no teto também eram prateadas e unidas por uma barra que também servia de aerofólio. Suas rodas de liga leve aro 15 polegadas eram exclusivas.

Já o para-choque traseiro vinha com molduras pretas na parte inferior e envolventes nas laterais, tendo um bumper de cor prata sob a placa.

Por dentro, o Onix 2017 tinha acabamento preto nas versões LT e LTZ, tendo cluster análogo-digital com novos grafismos, mas ainda com a iluminação Ice Blue. Agora, a multimídia MyLink 2 se apresentava em uma tela de 7 polegadas touch.

Vinha então com os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay, tendo ainda câmera de ré, dependendo da versão, bem como o OnStar, cujos pacotes variavam de acordo com a versão e pacote pago pelo cliente.

No Exclusive, por exemplo, podia-se fazer até pesquisa pela central de atendimento, assim como ver a localização do veículo, ter atendimento médico ou socorro mecânico.

Além do comando na própria tela do MyLink, o OnStar possui comandos físicos no teto. O painel do Onix tinha ainda tampa com nome Chevrolet e abertura invertida.

Os difusores de ar laterais tinham acabamento cromado, enquanto os comandos do ar condicionado eram manuais. O Onix tinha ainda volante em couro costurado com ajuste de altura e profundidade.

Havia ainda piloto automático e comandos de mídia e telefonia na direção, bem como acabamento em preto brilhante na base do volante. As portas foram repaginadas, reposicionando os puxadores das portas e adicionando novos comandos.

Podia ter a parte central com revestimento de plástico diferenciado. As maçanetas eram cromadas e o ajuste dos espelhos retrovisores fica junto da coluna A, longe e de acesso ruim para o condutor.

No túnel central, a alavanca de câmbio automático tinha base com acabamento em preto brilhante, bem como freio de estacionamento manual. O hatch trazia bancos com padronagem diferente nas versões LT e LTZ.

Bem envolventes, os assentos vinham com grafismos estilizados em bordado. O ambiente tinha ainda alças no teto, luz interna e espaço traseiro pequeno, mesmo com bom entre-eixos.

Havia ainda banco traseiro rebatível, tendo apoios de cabeça e cintos de 3 pontos, sendo que o quinto passageiro não tinha estes e nem apoio de cabeça. Não havia Isofix, só recebido mais de um ano depois.

O Onix 2017 tinha porta-malas com 280 litros, tendo luz interna, como no porta-luvas, assim como tampa com travamento elétrico e estepe sob o assoalho.

No Onix Activ, o ambiente era diferente. O painel e as portas recebiam acabamento em um tom de laranja, enquanto o nome da marca vinha em acabamento metalizado.

A alavanca de câmbio e sua base eram pintadas de prata, assim como a parte inferior do volante. Os bancos em couro e tecido tinham duas tonalidades em laranja e um preto.

O banco traseiro inteiriço também vinha com o mesmo acabamento. O hatch tinha ainda suspensão elevada na versão Activ. O Onix 2017 tinha ainda o app MyChevrolet com monitoramento de portas e localização.

Onix 2017 – versões

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  • Chevrolet Onix 2017 LT 1.0 MT
  • Chevrolet Onix 2017 LT 1.0 MT
  • Chevrolet Onix 2017 LT 1.4 MT
  • Chevrolet Onix 2017 LT 1.4 AT
  • Chevrolet Onix 2017 LTZ 1.4 MT
  • Chevrolet Onix 2017 LTZ 1.4 AT
  • Chevrolet Onix 2017 Activ 1.4 MT
  • Chevrolet Onix 2017 Activ 1.4 AT

Equipamentos

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Chevrolet Onix 2017 LT 1.0 MT – Motor 1.0 e câmbio manual de seis marchas, mais ar condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos one touch, travamento central elétrico, retrovisores externos com ajustes internos, vidros traseiros manuais, alarme, chave-canivete com telecomando, rodas de aço aro 15 polegadas com calotas, pneus 185/65 R15, lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador traseiro, airbag duplo, freios ABS com EDB, cintos de 3 pontos para quatro passageiros, apoio de cabeça para quatro passageiros, cinto subabdominal central traseiro, banco traseiro rebatível, pacote Safe do OnStar, rádio com USB e Bluetooth, espelhos nos para-sois, alças no teto, retrovisor interno dia e noite, entre outros.

Opcionais: Volante com comandos de áudio e telefonia, retrovisor interno com comandos do OnStar, pacote Protect, abertura do porta-malas com controle remoto e multimídia MyLink com Android Auto e CarPlay.

Chevrolet Onix 2017 LT 1.4 MT – Itens do LT 1.0, mais calotas aro 15 polegadas diferenciadas, coluna de direção ajustável em altura e sensor de estacionamento traseiro.

Opcionais: Transmissão automática de seis marchas e piloto automático.

Chevrolet Onix 2017 LTZ 1.4 MT – Itens acima, mais vidros traseiros elétricos, retrovisores com ajustes elétricos, detalhes cromados, bancos com acabamento em premium, computador de bordo, rodas de liga leve aro 15 polegadas, faróis de neblina, faróis com assinatura em LED e pacote Exclusive.

Opcionais: Transmissão automática de seis marchas e piloto automático.

Chevrolet Onix 2017 Activ 1.4 MT – Itens de série da LTZ 1.4, mais visual frontal diferenciado, para-choque traseiro exclusivo, saias de rodas e laterais, suspensão elevada, rodas de liga leve exclusivas, barras longitudinais no teto, retrovisores pretos, acabamento laranja no interior, bancos personalizados e detalhes prateados.

Opcionais: Transmissão automática de seis marchas e piloto automático.

Preços

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  • Chevrolet Onix 2017 LT 1.0 MT – R$ 44.890
  • Chevrolet Onix 2017 LT 1.0 MT – R$ 46.290
  • Chevrolet Onix 2017 LT 1.4 MT – R$ 49.590
  • Chevrolet Onix 2017 LT 1.4 AT – R$ 54.790
  • Chevrolet Onix 2017 LTZ 1.4 MT – R$ 54.490
  • Chevrolet Onix 2017 LTZ 1.4 AT – R$ 59.790
  • Chevrolet Onix 2017 Activ 1.4 MT – R$ 57.190
  • Chevrolet Onix 2017 Activ 1.4 AT – R$ 64.540

Onix 2017 – motor

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O Onix 2017 era equipado com dois motores, ambos da chamada Família I da GM. Esta gama surgira nos anos 80, mais precisamente em 1982, junto com a Família II, que aqui chegou a bordo do Chevrolet Monza.

Como se trata de um propulsor menor, desenvolvido igualmente pela Opel, o GM Família I só chegou ao Brasil a bordo do Chevrolet Corsa em 1994. Construído com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, trata-se de um motor robusto.

Tendo quatro cilindros, o propulsor recebeu atualizações no Brasil desde 1994, sendo que no Onix de 2013, ele foi renovado e rebatizado de SPE/4. Essa versão foi atualizada posteriormente no Onix 2017.

As modificações foram muitas, entre elas mudanças em pistões, anéis, bielas, virabrequim, injeção eletrônica, trocadores de calor, redução no líquido de arrefecimento e alternador mais potente e com recuperação de energia.

Proteção elétrica da bateria, ventoinha com motor elétrico sem escovas, entre outros. O SPE/4 ganhou ainda lubrificante mais fino para reduzir o atrito e deixar o motor mais leve para girar, mas sem aumento de potência ou torque.

Para torná-lo mais econômico, essas medidas acabaram se fixando na realidade do Onix 2017, que teve até transmissão manual de seis marchas, sendo esta a F17 modificada.

Com cabeçote de alumínio portando duas válvulas por cilindro, além de comando único roletado. Acionado por correia dentada, essas oito válvulas garantem bom toque em baixa rotação.

Tendo 998 cm3, o SPE/4 1.0 tem 78 cavalos na gasolina e 80 cavalos no etanol, ambos a 6.400 rpm e 9,5 kgfm no primeiro e 9,8 kgfm no segundo, obtidos a 5.200 rpm.

No caso do SPE/4 1.4 tem taxa de compressão de 12,4:1, além de 98 cavalos na gasolina e 106 cavalos no etanol, atingidos em 6.000 rpm, além de torque de 12,9 kgfm na gasolina e 13,9 kgfm no álcool, obtidos a 4.800 rpm.

O câmbio automático GF6 tem seis velocidades e conversor de torque, além de mudanças manuais na alavanca, através de um botão no pomo.

Desempenho

Onix 2017: motor, consumo, fotos, preços, ficha técnica, versões

O Onix 2017 tinha desempenho mediano, visto que seus motores eram fracos, sendo que apenas o 1.4 manual era o mais rápido e com velocidade final maior.

  • Chevrolet Onix 1.0 – 13,3 segundos e 167 km/l
  • Chevrolet Onix 1.4 – 10,5 segundos e 180 km/h
  • Chevrolet Onix 1.4 AT – 12,0 segundos e 168 km/h

Consumo

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Já o consumo do Onix 2017 era bom com gasolina, fazendo média de 12,5 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, ambos com gasolina. No etanol, a média varia de 8,5 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

  • Chevrolet Onix 1.0 – 8,8/10,5 km/l e 12,9/15,3 km/l
  • Chevrolet Onix 1.4 – 8,6/10,2 km/l e 12,5/14,9 km/l
  • Chevrolet Onix 1.4 AT – 7,7/8,6 km/l e 11,2/12,6 km/l

Onix 2017 – manutenção e revisão

Onix 2017: motor, consumo, fotos, preços, ficha técnica, versões

O plano de revisão da Chevrolet para o Onix 2017 envolve os valores abaixo, sendo R$ 3.652 para revisões até 60.000 km no 1.0 litro e R$ 3.508 no caso do motor 1.4.

A assistência na rede Chevrolet compreende a inspeção de vários itens de suspensão, direção, freios, direção, parte elétrica e parte mecânica. Também são feitas trocas de óleo lubrificante, filtro de óleo e filtro de ar do motor.

Inclui ainda filtro de combustível, filtro de ar da cabine, velas, correia em V, correia dentada, entre outros. A rede Chevrolet ainda conta com serviços de alinhamento e balanceamento, funilaria e pintura, entre outros.

Revisão 10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km Total
1.0 R$ 280,00 R$ 548,00 R$ 708,00 R$ 524,00 R$ 456,00 R$ 1.136,00 R$ 3.652,00
1.4 R$ 280,00 R$ 548,00 R$ 708,00 R$ 524,00 R$ 456,00 R$ 992,00 R$ 3.508,00

Onix 2017 – ficha técnica

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Motor 1.0 1.4
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 998 1389
Válvulas 8 8
Taxa de compressão ND 12,4:1
Injeção eletrônica Indireta Flex Indireta Flex
Potência máxima 78/80 cv a 6.400 rpm (gasolina/etanol) 98/106 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 9,5/9,8 kgfm a 5.200 rpm (gasolina/etanol) 12,9/13,9 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 6 marchas Automático de 6 marchas ou manual de 6 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço 15 polegadas Liga leve aro 15 polegadas
Pneus 185/65 R16 185/65 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 3.930 3.930, 3.958 (Activ)
Largura (mm) 1.705 1.705 1.737 (Activ)
Altura (mm) 1.474 1.474 1.554 (Activ)
Entre eixos (mm) 2.528 2.528
Capacidades
Porta-malas (L) 280 280
Tanque de combustível (L) 54 54
Carga (Kg) 380 375
Peso em ordem de marcha (Kg) 1034 1092
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,35 0,35

Onix 2017 – fotos

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https://www.youtube.com/watch?v=xppK4ZHzyFs

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