quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Mercedes-Benz GenH2 Concept aposta no hidrogênio para caminhões

Mercedes-Benz GenH2 Concept aposta no hidrogênio para caminhões

O hidrogênio já pode deixar de ser mais visto como o futuro para os automóveis. As poucas opções não avançaram como os carros elétricos, por exemplo, mas a complexidade dessa fonte de energia está sendo apreciada em outro setor.

Nos caminhões, o hidrogênio está ganhando impulso, tanto que a Daimler já está investimento para ter seu produto na área através do conceito Mercedes-Benz GenH2, um cavalo-mecânico extrapesado para longas viagens.

O veículo comercial – e por ora conceitual – foi projetado para um PBT de 40 toneladas. Ele terá dois motores elétricos na versão de pré-produção, entregando 449 cavalos e 210,4 kgfm.

Mercedes-Benz GenH2 Concept aposta no hidrogênio para caminhões

Para alimentá-los, o GenH2 usa um sistema de células de combustível com 300 kW, com mais 400 kW adicionais garantidos por baterias de lítio de 70 kWh.

Carregando dois tanques pressurizados de hidrogênio com capacidade para 40 kg do combustível, que garante uma autonomia de 1.000 km para o Mercedes GenH2.

Além do GenH2, a Mercedes-Benz apresentou ainda detalhes do eActros LongHaul, que terá autonomia de 500 km e movido apenas por energia elétrica. Contudo, este caminhão terá uma variante de aplicação urbana com alcance de 200 km.

Mercedes-Benz GenH2 Concept aposta no hidrogênio para caminhões

O eActros LongHaul é ainda um caminhão conceitual e só deverá estar disponível para os transportadores em 2024, enquanto o eActros de aplicação urbana deve aparecer em 2023.

Dessa forma, a Mercedes-Benz cria uma gama de caminhões elétricos com três autonomias distintas para aplicações urbanas, intermunicipais e interestaduais ou de longo alcance, sendo este último com o GenH2.

Mercedes-Benz GenH2 Concept aposta no hidrogênio para caminhões

Fabricantes como a Nikola Motors, por exemplo, apostam no hidrogênio para obter um alcance muito maior para caminhões, já que a eletrificação plena ainda não contempla autonomia em torno de mil km.

A própria Nikola se juntou à Iveco para desenvolver algo nesse sentido, sendo o chamado modelo Tree. Na Daimler, os trabalhos relativos aos veículos pesados elétricos e à hidrogênio como combustível, especialmente em suas operações no Japão.

© Noticias Automotivas. A notícia Mercedes-Benz GenH2 Concept aposta no hidrogênio para caminhões é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Mercedes-Benz GenH2 Concept aposta no hidrogênio para caminhões publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário