A Volkswagen revelou à imprensa alguns modelos históricos que estão na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP, sendo que alguns deles nunca haviam sido vistos publicamente.
Um deles é o jipe militar chamado VEMP, um projeto feito pela Volkswagen nos anos 70 para atender um requisito do Exército Brasileiro. Era algo secreto na época e é tão raro que a própria montadora, hoje em dia, possui pouca informação sobre o veículo.
VEMP era a sigla para “Veículo Militar Protótipo” e a unidade vista nas fotos foi restaurada somente com base nas fotos que foram encontradas nos arquivos “secretos” da Volkswagen do Brasil, já que não existem documentos que revelem mais detalhes do projeto.
Segundo o que foi descoberto recentemente pela empresa, o VEMP era descrito como um jipe militar com tração 4×4 e com capacidade para rebocar 500 kg. Estes seriam os requisitos impostos pelo Exército Brasileiro na licitação do começo da década de 1970.
Feito sobre um chassi, o VEMP tinha formas retilíneas para facilitar a manutenção, tendo ainda formato compacto e com ausência de capô na frente, onde na parte superior, levava um estepe. A frente tinha dois faróis circulares com piscas separados e grades para proteção do conjunto ótico.
O para-choque de aço tinha barras de proteção inferiores para proteger parte da suspensão e o diferencial dianteiro. A Volkswagen adicionou rodas da época ao veículo, que rodada com rodas de liga leve dentro da fábrica, quando foi “redescoberto”.
Com para-brisa dobrável, capota de lona e portilhas de acesso, o VEMP lembra muito o Gurgel X12 Xavante que, provavelmente, foi concorrente do VW na mesma licitação.
Tendo estribos laterais tubulares, o antigo militar tinha ainda grades para refrigeração nas laterais, lanternas da Kombi Corujinha, pequena tampa de acesso ao motor e um galão extra de combustível, embutido na traseira.
O para-choque tinha um ganho para reboque. Por baixo, o chassi era reforçado o motor boxer da época, que aciona um câmbio com caixa de redução na traseira e um cardã que se conectava ao diferencial dianteiro, sendo este acionado por alavanca ao lado do câmbio.
O VEMP tinha suspensão dianteira por barras de torção na frente. Sem muita informação, a Volks adicionou ao restaurado bancos do Fox e motor boxer da Kombi, que provavelmente era o usado na época.
Esse carro era utilizado dentro da fábrica para puxar carretinhas de peças e estava totalmente descaracterizado. Antes feito para o Exército, agora o VEMP fará parte permanente do acervo histórico da VW.
© Noticias Automotivas. A notícia VEMP: Volks revela jipe militar feito para o Exército nos anos 70 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
VEMP: Volks revela jipe militar feito para o Exército nos anos 70 publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário