Criado para servir ao mercado regional, o Peugeot 207 foi no Brasil e Mercosul, uma repaginada do antigo 206, tendo sido criticado por não ser exatamente o modelo europeu, mais sofisticado e de nova geração.
A despeito do modelo ser antigo ou não, o Peugeot 207 serviu ao propósito da marca francesa, que teve assim tempo para preparar a geração seguinte, do compacto 208.
Com visual inspirado no europeu, o Peugeot 207 “Brasil” não foi mais que um facelift sobre o anterior, tendo assim motores 1.4 8V de 80 cavalos na gasolina e 82 cavalos no álcool.
Também era equipado com o 1.6 16V de 110 cavalos na gasolina e 113 cavalos no etanol, entregando 14,2 kgfm no primeiro e 15,5 kgfm no combustível vegetal. No 1.4, o torque era de 12,8 kgfm.
O Peugeot 207 podia vir com câmbio manual de cinco marchas ou automático com quatro velocidades. O compacto feito em Porto Real-RJ foi vendido de 2008 a 2014. Ele foi vendido em carrocerias hatch, sedã (Passion) e perua (SW).
Fora o detalhe da atualização, o que os donos de 207 reclamam de seus carros? Entre as reclamações mais frequentes, a suspensão é o maior de todos os defeitos e problemas do compacto.
Além disso, se queixam também de itens como caixa de direção, câmbio automático, infiltrações, arrefecimento do motor, entre outros.
Peugeot 207 – Defeitos e problemas
O Peugeot 207 é um carro amplamente criticado não só por ser apenas uma atualização do 206, mas também por causa de defeitos e problemas que são considerados crônicos.
Um deles é a durabilidade da suspensão. Muitos reclamam que o conjunto apresenta defeitos nas buchas da balança e nas próprias peças, bem como bieletas e pivôs.
Os depoimentos registrados na internet falam de trocas de componentes da suspensão bem antes de 30.000 km, alguns até antes de 10.000 km, indicando a baixa qualidade dos materiais empregados.
Vários reclamam de barulhos no conjunto de suspensão dianteira, inclusive com desgastes de pneus e desalinhamento de direção. Os proprietários que relataram defeitos dizem também que alguns dos componentes são bem caros e que outros voltam a apresentar problemas pouco depois.
Também reclamam do eixo traseiro, cujo desgaste prematuro leva à redução da vida útil dos pneus e cambagem negativa acentuada nas rodas traseiras.
O eixo em si é bem caro e alguns já foram obrigados a troca-los, enquanto outros conseguiram resolver o problema com retífica das pontas de eixos e novas buchas, sendo que o defeito é originado pelos rolamentos ruins.
Outros problemas
Alguns donos de Peugeot 207 também se queixam de defeitos nos freios, com alguns reclamando de ruídos metálicos elevados durante a frenagem.
Parte deles descobriu que seria necessária a troca de pastilhas e discos, ainda na garantia. Outros tiveram que retificar os discos de freio, avariados pelas pastilhas.
Contudo, alguns relatam que os discos de freio empenaram, o que indica qualidade inferior do aço empregado nos mesmos. Alguns falam de trocas completas antes de 20.000 km.
A caixa de direção também é relatada com alguma frequência por donos de Peugeot 207.
Motor
No caso do motor, outros donos de Peugeot 207 dizem que tiveram problemas com o sistema de arrefecimento, gerando superaquecimento e enorme prejuízo financeiro com a retífica do propulsor.
Alguns descobriram a tempo que haviam vazamentos no sistema de refrigeração e outros falaram de defeito na ventoinha do radiador, que não funcionava de forma correta, gerando altas temperaturas.
No motor do 207, alguns donos relatam defeitos na bobina de ignição, que gera perda de corrente elétrica e falhas no funcionamento do motor. Dos relatos, praticamente todos tiveram que trocar o componente.
Também existem relatos de falhas elétricas que geram panes, inclusive com o desligamento do painel, o que deu bastante dor de cabeça em alguns, visto que – fora da garantia – alguns mecânicos não estavam habituados com esse tipo de defeito no 207, o que complicava mais.
Ainda na parte do motor, um defeito apontado por donos de 207 é a correia dentada. Alguns relataram que a mesma fazia enorme ruído durante o funcionamento, mas sem quebra da mesma.
Outros, porém, foram surpreendidos pelo rompimento do componente, vital para a segurança do motor, visto que a quebra gera enormes danos do propulsor.
Isso de fato ocorreu em vários casos relatados, onde válvulas e pistões foram avariados, gerando enorme gasto para os proprietários com a retífica do motor.
Mais defeitos
Além desses defeitos e problemas, outros donos de Peugeot 207 reclamam ainda de barulhos no acabamento interno, especialmente no painel.
Outros falam de ruídos vindos da tampa do porta-malas, que parece estar solta. Nem todos resolveram esse defeito.
Também existem vários relatos de infiltração de água pelas borrachas das portas, resolvidos com a substituição das mesmas. A reparação aparentemente não funciona.
Da mesma forma, ocorreram infiltrações de água pelo forro do teto, ocasionando forte cheiro de mofo e obrigando a troca do revestimento.
Nas portas, outro problema é o acionamento dos vidros elétricos no 207. O defeito não é na parte elétrica, mas nos cabos que levantam e abaixam os vidros das janelas que, de acordo com os donos prejudicados, quebram com facilidade.
Um dos proprietários disse que três dos quatro vidros tiveram seus cabos de acionamento substituídos. Outros falam que o vidro simplesmente caiu dentro da porta, causando grande transtorno.
Há também quem relate problemas na máquina de vidros do 207 sem acionamento elétrico, resultando também na troca do componente.
Câmbio automático AL4
O câmbio automático conhecido como AL4 só não supera a suspensão dianteira do Peugeot 207 em defeitos e problemas, porque a maioria das unidades vendidas eram de transmissões manuais.
Esse câmbio é tido como um dos maiores problemas crônicos dos carros da PSA no Brasil, tendo gerado inúmeras reclamações de proprietários em diversos modelos.
Num fórum da marca francesa, o tópico do AL4 tem 75 páginas de discussões sobre os defeitos e problemas dessa caixa, entre eles travamentos, impedimento de mudança de marcha, desprogramação, entre outros.
As tais eletroválvulas são as algozes dos donos de 207, relatados em diversos depoimentos. Alguns até recomendam parar o carro imediatamente quando se percebe algo errado no funcionamento do mesmo, pois, as avarias podem ser enormes.
Infelizmente nem todos os donos de Peugeot 207 afetados pelos defeitos e problemas do AL4 conseguiram o conserto na rede autorizada ainda na garantia.
Na internet, existem diversos vídeos de oficinas que fazem o serviço de reparação desse câmbio, inclusive com a divulgação de um kit para isso, porém, o custo para a manutenção corretiva de um câmbio automático é bem elevado.
Em 2014, chegou-se a fazer um abaixo-assinado para que a PSA fizesse um recall do AL4, gerando 1.157 assinaturas. Recentemente, esse câmbio foi trocado pelo EAT6 nas duas marcas francesas.
Recall
Falando em recall, o Peugeot 207 teve uma chamada em 2010 para a bomba de direção hidráulica, que pode provocar endurecimento da direção e vazamento de fluido ao longo tempo.
Outro recall foi da conexão da tubulação de alimentação de combustível de partida à frio, que poderia apresentar má conexão com vazamento de combustível e potencial incêndio.
Esse recall se iniciou em 2010 e foi seguido pelo do controle do torque dos parafusos de fixação da fechadura do capô, podendo assim em casos extremos, provocar a soltura do capô e consequentemente risco de acidente.
Ainda em 2010, a Peugeot chamou os donos por conta de mais um problema, o alinhamento de direção e as contra-porcas dos terminais de direção, ambos precisando de verificação e reaperto dos componentes.
© Noticias Automotivas. A notícia Peugeot 207 – Defeitos e problemas é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Peugeot 207 – Defeitos e problemas publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário