A Jaguar pretende lançar um novo modelo elétrico com base na plataforma do I-Pace. Trata-se de um sedã elétrico que tem como missão substituir o substituir o XE e iniciar uma disputa com o Tesla Model 3.
Outro objetivo do novo carro será competir com o Polestar 2 e outros que surgirem no mercado premium, aproveitando a experiência já vivida com o crossover elétrico, que também é vendido no Brasil.
Já com o projeto do Jaguar XJ elétrico, a marca inglesa pode também estar migrando lentamente para o segmento de carros elétricos.
Não se espera uma mudança radical para breve, visto que o fabricante britânico também fez investimentos pesados nos motores Ingenium, inclusive com eletrificação no recente 3.0 de seis cilindros em linha.
Contudo, não se espera novos desenvolvimentos em termos de propulsores a combustão interna. Com a eletrificação avançando pela Europa, onde a pressão ambiental aumentou, muitas marcas já começaram a retirar alguns tipos de motores.
Esse processo na Jaguar Land Rover deve ser acelerado com a presença de Thierry Bolloré, que veio da Renault para assumir as duas marcas inglesas do grupo indiano Tata Motors.
O novo CEO já vem de uma cultura de eletrificação na francesa e, apesar do sobrenome, não tem ligação direta com a empresa Bolloré, que fabrica carros elétricos com a PSA.
No caso do sedã elétrico menor, sabe-se que haverá um “XE” equipado com motores elétricos e baterias de lítio, que fará companhia ao próximo XJ, se este não for um sucessor com outro nome.
Também haverá um SUV elétrico derivado deste sedã topo de linha, sendo chamado J-Pace. Com algo em torno de 4,75 m de comprimento e provavelmente entre-eixos um pouco mais curto, este “XE elétrico” poderia dispor de versões com moto r e tração traseiros, assim como opção AWD com os 408 cavalos.
[Fonte: Autoblog]
© Noticias Automotivas. A notícia Jaguar prepara sedã elétrico para substituir XE e brigar com Model 3 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Jaguar prepara sedã elétrico para substituir XE e brigar com Model 3 publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário