Há dez anos, um carro elétrico precisava ter uma autonomia média de 160 km ou até menos que isso. Nada além seria necessário, uma vez que as montadoras se apoiaram em pesquisas de mercado.
Nelas, a imagem que se tinha dos carros elétricos era que seriam uma solução temporária devido à crise mundial. Para muitos, esse tipo de veículo não iria vingar. Um comprador com esse perfil rodaria mais na cidade e, ir muito longe não era necessário.
Além disso, havia a limitação técnica. Hoje, a eletrificação total dos carros é a definição de futuro para as montadoras e os mercados. As baterias evoluíram em velocidade de esportivo e os consumidores começaram a desejar mais alcance.
Então, dos 160 km de 2010, agora os carros elétricos parecem precisar alcançar centenas de quilômetros sem precisar plugar na tomada.
O exemplo mais recente é o de um sedã da chinesa Arcfox, que ainda nem foi lançado, mas que já se sabe que terá autonomia de até 708 km. Embora seja no ciclo NEDC, de laboratório, é uma marca respeitável, que na vida real entregará ais de 600 km.
Alguns carros elétricos já provaram que, sob certas condições, podem ir além de seus números oficiais. Com 4,930 m de comprimento, 1,940 m de largura, 1,599 m de altura e 1.940 kg de peso.
Com consumo de apenas 15,4 kWh a cada 100 km, o sedã será um dos que mais rodarão sem uma recarga na China. Ele será acompanhado por outros que estão surgindo em marcas como a BYD, por exemplo.
Nos EUA, o movimento para ir além já começou a a Lucid Motors já confirmou baterias de 113 kWh para seu sedã de luxo alcançar 832 km na vida real.
Tendo a Tesla como marca de referência no mercado, até mesmo modelos pequenos e baratos como o Hyundai Kona EV, parecem dispostos a ir além dos 500 ou 600 km. Em poucos anos, o alcance limitado será um problema a menos para os carros elétricos e um argumento a mais para as vendas.
© Noticias Automotivas. A notícia Chinesa Arcfox promete sedã elétrico com autonomia de 708 km é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Chinesa Arcfox promete sedã elétrico com autonomia de 708 km publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário