sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Fiat produzirá 400.000 carros com plataforma CMP na Polônia

Fiat produzirá 400.000 carros com plataforma CMP na Polônia

Não é segredo que a Fiat pretende utilizar a plataforma modular CMP da Peugeot Citroën em seus futuros e isso deve se iniciar em Tychy, na Polônia. A marca italiana já havia avisado os fornecedores poloneses e de outros países, que cancelaria o projeto do próximo Punto.

Agora, a imprensa italiana fala que Tychy – onde atualmente é fabricado os modelo Fiat 500 e Lancia Ypsilon – deverá produzir até 400.000 carros por ano com a plataforma CMP. A ordem teria vindo da própria Stellantis, que deve ampliar a coisa.

Atualmente, a Fiat usa uma plataforma dedicada para a família Tipo na Turquia, além da BSUW para a família Fiat 500L/X e Jeep Renegade/Compass. Pelo menos essa última não deve ser substituída por um bom tempo, mas o ciclo de vida dos modelos feitos em Bursa, podem ser os próximos a passar para a CMP.

Fiat produzirá 400.000 carros com plataforma CMP na Polônia

Por aqui, a mudança deve demorar bem mais, ainda mais que a Peugeot por ora limitará a produção argentina ao Novo 208, enquanto pelo menos dois produtos novos serão feitos pela Citroën em Porto Real.

Uma mudança para a CMP exigirá um pesado investimento para a Fiat, mas o processo será complexo aqui. Apesar dos mais óbvios Argo e Cronos se candidatarem à base da Peugeot, seria preciso investir na Argentina também, por causa do sedã.

Modelos como Mobi e Uno não encontram seu lugar nessa plataforma, embora o Fiat Panda também deva utiliza-la na Europa. Nesse meio, um Panda EV é bem provável, mas um Uno elétrico no Brasil também não seria estranho nos próximos anos.

Fiat produzirá 400.000 carros com plataforma CMP na Polônia

Seria uma forma de manter o compacto em linha e com um diferencial em relação aos demais. A única questão seria o preço. Barateá-lo apenas com produção de componentes no Brasil e em escala, com Peugeot e Citroën participando dos custos.

O próximo SUV compacto da Fiat está em gestação e não se sabe em que estágio está realmente, porém, manterá a plataforma MP1.

A mudança na Nova Strada já estava feita e ela pode ser a última da marca a aceitar a CMP. Num segundo estagio, a CMP pode chegar aos EUA através da Jeep, mas aí já numa segunda geração dessa base.

[Fonte: Automotive News]

© Noticias Automotivas. A notícia Fiat produzirá 400.000 carros com plataforma CMP na Polônia é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Fiat produzirá 400.000 carros com plataforma CMP na Polônia publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário