O Ford EcoSport 2019 recebeu diversas mudanças ao longo do ano e trouxe algumas novidades importantes para o SUV compacto fabricado em Camaçari, na Bahia.
Primeiro representante do segmento no mercado brasileiro, o modelo da Ford passou a dispor de motor Dragon 1.5 em toda a gama, exceto na Storm, que manteve o Duratec Direct 2.0 e a tração nas quatro rodas.
Também lançou o pneu Run Flat na versão Titanium, bem como mudanças de estilo na FreeStyle e uma série especial para marcar o centenário da Ford no Brasil. No mesmo ano, o EcoSport comemorou 500.000 unidades da geração atual.
Lançado originalmente em 2003, o Ford EcoSport nasceu a partir da segunda geração do Ford Fiesta e tinha semelhança estética com o Ford Fusion europeu, que era uma minivan.
Nessa geração, o pequeno SUV feito no Nordeste experimentou um motor 1.0 Supercharger, assim como 1.6 Rocam e mesmo o 2.0 Duratec, chegando a ter câmbio automático e tração 4×4.
Projeto brasileiro, o utilitário esportivo ganhou uma segunda geração em 2012, que adotou o estilo Kinetic com expansão do produto para outros países, sendo produzido assim na China, Índia, Tailândia, Romênia, Rússia e Vietnã.
A atualização visual vigente surgiu em 2017, tendo antes adotado uma mudança importante, a troca do câmbio de dupla embreagem Powershift (alvo de inúmeras reclamações) pelo automático com conversor de torque.
Na mudança, adotou o novo motor Dragon de três cilindros, sendo ele o 1.5 Ti-VCT com até 137 cavalos. O velho Duratec 2.0 teve alteração, adotando injeção direta de combustível e ganhando o apelido de Direct, alcançando até 176 cavalos.
Outra importante alteração foi a conversão da antiga versão 4WD para a Storm, que além do sistema, adotou câmbio automático e um visual personalizado, que ajudou a destacar o EcoSport. O motor também era o Duratec Direct.
Já o Ford EcoSport 2019 veio para refinar algumas coisas. Disponível nas versões SE, FreeStyle, Titanium e Storm, centrou suas forças no Dragon 1.5, deixando o Duratec Direct 2.0 apenas no último da relação.
Além disso, manteve a transmissão manual de seis marchas nas versões SE e FreeStyle, enquanto estas e as demais ficaram só com caixas automáticas, também de seis marchas.
Embora em alguns mercados no exterior, o modelo seja oferecido com estepe na tampa traseira, o EcoSport de fato não o porta em outras regiões, como Europa e Índia, onde precisa medir 3,99 m no máximo.
Esse feito foi atingido pelo encurtamento dos para-choques e, obviamente, sem o estepe preso à tampa. Daí, já bem conhecido lá fora desse jeito, a Ford pela primeira vez no Brasil, tirou o pneu sobressalente da porta traseira.
Sua eliminação foi compensada pela introdução dos pneus Run Flat, que podem rodar até 80 km mesmo furados. O corte no estepe gerou repercussão e até uma investigação por parte do Procon.
Outra novidade foi uma mudança no bagageiro, que permitiu aumentar o volume interno para 356 litros, ainda muito abaixo de seus principais rivais.
O Ford EcoSport 2019 também viu mudar a multimídia de SYNC 3 para 2.5, perdendo GPS nativo e a tela de 8 polegadas, que passou a ser de 7 polegadas em todas as versões (antes as telas eram de 6,5 polegadas), exceto Titanium e Storm.
Pelo menos os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay foram mantidos, sendo os itens mais importantes nessa mudança. Outro item que permaneceu foi o assistente de emergência, que liga para o SAMU (192) em caso de acidente.
Na virada de mesa, o EcoSport inicialmente tinha sete airbags para todos, mas depois ficaram apenas dois, gerando indignação em muitos consumidores.
O SUV também perdeu um segundo USB na simplificação da multimídia, que ainda manteve a câmera de ré, que passou a ser mais democrática, chegando até as versões mais baratas.
Nessa mudança, o SUV ganhou ainda personalização da versão FreeStyle com teto preto, assim como retrovisores e molduras do conjunto ótico.
Embora baseada na versão SE, a série especial de 100 anos da Ford no Brasil, acrescentou os mesmos detalhes pretos da FreeStyle, tendo ainda bancos em couro e interior todo preto, além de costuras e detalhes em azul. Tinha numeral 100.
O EcoSport 2019 ainda dispunha da versão SE Direct, que tinha foco nos consumidores PCD, sendo assim um produto abaixo de R$ 70.000, o valor limite para isenção plena do comprador com deficiência física ou patologias elegíveis.
Ford EcoSport 2019 – detalhes
O Ford EcoSport 2019 passou a ter um visual interessante após o facelift de meia vida, ocorrido em 2017. O SUV compacto fabricado na Bahia chama atenção por suas linhas fluidas.
A frente possui grade hexagonal com frisos cromados ou pretos, dependendo da versão. Além disso, traz ainda faróis duplos com assinatura em LED e faróis de neblina com repetidores de direção, podendo ter molduras em preto.
Com alças estilizadas no desenho do para-choque, o EcoSport 2019 tem ainda peito em cor cinza. A base da carroceria é preta e envolve também os para-choques.
Tendo capô curto, o utilitário esportivo dispõe ainda de para-brisa com vidro bem inclinado, tendo ainda vigia nas colunas A, como uma minivan. Os retrovisores possuem repetidores de direção e são apoiados nas portas e não nas colunas.
Na versão FreeStyle, os retrovisores são pretos, assim como as colunas e o teto. O EcoSport tem ainda barras longitudinais no teto e até teto solar elétrico, dependendo da versão.
Com colunas C destacadas, o SUV apresenta também vigias laterais, que ajudam a compor o belo visual do modelo. A traseira, truncada, tem vigia ampla e tampa do bagageiro de abertura lateral.
As lanternas são cortadas pela tampa, tendo uma delas um acabamento cromado, onde fica a maçaneta de abertura. Nas laterais, um acabamento preto brilhante funde as vigias traseiras num conjunto único.
A tampa dispõe ainda de molduras cromada ou na cor do carro sobre a placa, bem como refletores e luzes de ré no protetor, que ainda vem com peito central em cinza.
Na versão Titanium, não há estepe nessa porta traseira, mas nas demais opções, há um suporte com travamento elétrico para a roda sobressalente, presa ao conjunto. Sem ela, o EcoSport mede apenas 4,01 m.
O Ford EcoSport 2019 vem com rodas de liga aro 16 polegadas com pneus 205/60 R16. Na FreeStyle, as rodas são escurecidas, enquanto na Titanium, elas têm aro 17 polegadas com acabamento diamantado e pneus 205/50 R17.
Na versão Storm, o modelo vem com projetores de xênon, assim como na Titanium, além de grade personalizada com nome “Storm” em letras garrafais e logotipo Ford bem discreto.
O protetor inferior do para-choque tem reforço no visual, além de moldura extra. Existem ainda faixas pretas decorativas nas laterais e com o nome Storm, assim como sobre o capô.
Sobre o teto, as barras laterais são exclusivas e com barras transversais. Na base da carroceria, molduras plásticas envolvem as saias de rodas, laterais e partes dos para-choques.
As rodas de liga leve aro 17 polegadas são prateadas e com desenho exclusivo. O para-choque traseiro também vem com acabamento diferenciado. O estepe vem com capa personalizada com nome Storm. No teto, o vidro elétrico é padrão.
Por dentro, o Ford EcoSport 2019 vem com painel bem moderno e ambiente com espaço interno mediano, não tendo grande distância disponível para as pernas do banco de trás.
O SUV da Ford tem três padrões de acabamento, sendo que as versões SE e FreeStyle apresentam um visual escurecido, enquanto a Titanium tem duas tonalidades e a Storm com cor preta e detalhes em laranja.
O conjunto frontal tem como destaque o painel com mostradores analógicos bem espaçados, com velocímetro, conta-giros, nível de combustível e temperatura de água. Um display digital central vem com computador de bordo.
Ao centro, fica a multimídia SYNC 2.5 – anteriormente SYNC 3 – com tela de 7 polegadas, bem como sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay. Câmera de ré também é outro item, além de apps dedicados.
O EcoSport vem com assistente de emergência, que liga para o SAMU (192) em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível. Esse dispositivo utiliza a conexão Bluetooth do celular para fazer a ligação.
Na versão FreeStyle, o display do computador no cluster é maior e em TFT. O volante tem quatro raios com comandos de mídia e telefonia, além de computador e piloto automático.
O ar condicionado é manual, sendo automático a partir da FreeStyle. O modelo tem duas entradas USB e console com seletor de marchas com alavanca tendo opção de trocas manuais por botão, sendo pouco ergonômico.
No volante, paddle shifts a partir da FreeStyle. O porta-luvas é mediano e há uma pequena alça do lado do passageiro. As portas vem com acabamento em tecido ou material soft, dependendo da versão, bem como controles dos vidros elétricos.
O ajuste dos espelhos elétricos ficam próximos aos dos vidros. Na versão Titanium, a cor bege predomina na parte inferior do painel e das portas, assim como nos bancos, que são revestidos em couro.
No Ford EcoSport 2019 em sua versão Storm, o SUV vem com bancos em couro preto, além de costuras laranjas, alusivas à proposta aventureira do SUV com tração nas quatro rodas.
A mesma tonalidade laranja é vista ainda nas portas, console central e base da multimídia. O EcoSport tem ainda teto solar elétrico nas versões Titanium e Storm.
O banco traseiro é bipartido e todos os assentos possuem cintos de 3 pontos e apoios de cabeça. Já o porta-malas tem 356 litros, sem presença de pneu sobressalente e com tampa para ajuste de altura do piso, criando um porta-objetos abaixo.
Ford EcoSport 2019 – versões
As versões do Ford EcoSport 2019 eram bem distribuídas, abrangendo bem uma faixa de preço e com boa oferta de equipamentos entre as opões disponíveis.
- Ford EcoSport SE 1.5 MT
- Ford EcoSport SE Direct 1.5 AT (PCD)
- Ford EcoSport SE 1.5 AT
- Ford EcoSport FreeStyle 1.5 MT
- Ford EcoSport FreeStyle 1.5 AT
- Ford EcoSport Titanium 1.5 AT
- Ford EcoSport Storm 2.0 AT 4WD
Equipamentos
Ford EcoSport SE Direct 1.5 AT (PCD)– Motor 1.5 com transmissão automática de seis marchas, mais ar condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central elétrico, retrovisores com ajustes elétricos, airbag duplo, freios ABS com EDB, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle anticapotamento, multimídia SYNC 2.5 com tela de 7 polegadas, Bluetooth, USB, comandos de mídia no volante, Android Auto e CarPlay, rodas de aço aro 15 polegadas com pneus 205/65 R15 e sistema de som com seis alto-falantes.
Ford EcoSport SE 1.5 MT – Itens acima, com transmissão manual de seis marchas, mais retrovisores com repetidores de direção e rodas de liga leve aro 15 polegadas.
Ford EcoSport SE 1.5 AT – Itens acima, mais transmissão automática de seis marchas com mudanças na alavanca e piloto automático.
Ford EcoSport FreeStyle 1.5 MT – Itens do SE manual, mais are condicionado automático, luzes diurnas em LED, assoalho móvel no porta-malas, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 205/60 R16, câmera de ré, teto e colunas em preto, volante em couro e bancos em tecido e couro.
Ford EcoSport FreeStyle 1.5 AT – Itens acima, mais transmissão automática de seis marchas com mudanças na alavanca e piloto automático.
Ford EcoSport Titanium 1.5 AT – Itens acima, mais multimídia SYNC 2.5 com tela de 8 polegadas, airbags laterais, airbags de cortina, airbag de joelho, rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus Run Flat 205/50 R17, monitoramento de pressão dos pneus, teto solar elétrico, bancos em couro, portas com acabamento em couro, interior em dois tons, sistema de som Sony Premium com 9 alto-falantes, ajuste lombar para motorista, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, alerta de ponto cego com aviso de tráfego cruzado, entrada e partida sem chave e botão de partida.
Ford EcoSport Storm 2.0 AT 4WD – Itens acima, mais motor 2.0, além de lanternas fumê, faróis com máscara negra, para-choques personalizados, rodas aro 17 exclusivas, capa do estepe estilizada, barras transversais no teto, molduras externas, faixas decorativas, grade personalizada “Storm”, grafismos próprios e sistema de tração nas quatro rodas.
Preços
Nos preços, o Ford EcoSport 2019 se destaca por atuar da faixa do PCD, cujo limite é R$ 70.000 para isenção plena, para até quase R$ 110.000.
- Ford EcoSport SE 1.5 MT – R$ 78.990
- Ford EcoSport SE Direct 1.5 AT – R$ 69.990 (PCD)
- Ford EcoSport SE 1.5 AT – R$ 84.990
- Ford EcoSport FreeStyle 1.5 MT – R$ 85.890
- Ford EcoSport FreeStyle 1.5 AT – R$ 91.890
- Ford EcoSport Titanium 1.5 AT – R$ 103.890
- Ford EcoSport Storm 2.0 AT 4WD – R$ 108.390
Ford EcoSport 2019 – motor
O Ford EcoSport 2019 emprega dois motores no mercado nacional. Um deles é o Dragon 1.5 Ti-VCT, um propulsor de três cilindros feito totalmente em alumínio com eixo de balanceamento sob o virabrequim.
Dotado de injeção multiponto flex, o Dragon 1.5 tem 1.497 cm3 e taxa de compressão de 12:1. Ele vem com duplo comando variável com 12 válvulas, tendo gerenciamento eletrônico e entregando 130 cavalos na gasolina e 137 cavalos no etanol.
A potência é obtida com 6.500 rpm, enquanto o torque aparece em 4.500 rpm, sendo de 15,6 kgfm na gasolina e 16,2 kgfm no etanol. Esse motor tem câmbio de seis marchas, tanto manual quanto automático.
Já o 2.0 é o conhecido Duratec Direct 2.0, que tem injeção direta de combustível com tecnologia flex, mantendo seus quatro cilindros com 1.999 cm3.
Com taxa de compressão de 12:1, o Duratec Direct entrega 170 cavalos na gasolina e 176 cavalos no álcool, ambos a 6.500 rpm. Já os torques são de 20,6 kgfm no derivado de petróleo e 22,5 kgfm no combustível vegetal, ambos a 4.500 rpm.
Este vem apenas com transmissão automática de seis marchas com conversor de torque, como as demais com esse câmbio.
Desempenho
No desempenho, o Ford EcoSport 2019 vê a vantagem de um motor menor, porém, não tão potente, tendo assim um desempenho mediano. Com o 2.0, os números maiores favorecem a aceleração.
Assim ele vai de 0 100 km/h e tem velocidade máxima final de:
- Ford EcoSport 1.5 MT – 11,8 segundos e 180 km/h
- Ford EcoSport 1.5 AT – 11,8 segundos e 180 km/h
- Ford EcoSport 2.0 AT 4WD – 9,5 segundos e 180 km/h
Consumo
Graças à tecnologia recente, o motor Dragon 1.5 garante ao Ford EcoSport 2019 uma boa média de consumo, fazendo na cidade/estrada com etanol e gasolina:
- Ford EcoSport 1.5 MT – 8,3/9,0 km/l e 11,6/13,1 km/l
- Ford EcoSport 1.5 AT – 7,1/8,9 km/l e 10,4/12,8 km/l
- Ford EcoSport 2.0 AT 4WD – 6,1/8,3 km/l e 8,8/12,0 km/l
Ford EcoSport 2019 – manutenção e revisão
O plano de manutenção e revisão do Ford EcoSport 2019 disponibiliza paradas a cada 10.000 km ou 12 meses, tendo custo até 60.000 km de R$ 4.284,00.
Revisão | 10.000 km | 20.000 km | 30.000 km | 40.000 km | 50.000 km | 60.000 km | Total |
1.5 | R$ 569,00 | R$ 779,00 | R$ 569,00 | R$ 1.219,00 | R$ 699,00 | R$ 989,00 | R$ 4.824,00 |
2.0 | R$ 569,00 | R$ 779,00 | R$ 569,00 | R$ 1.219,00 | R$ 699,00 | R$ 989,00 | R$ 4.824,00 |
Ford EcoSport 2019 – ficha técnica
O Ford EcoSport 2019 chama atenção por seu porte pequeno, medindo pouco mais de 4,00 m sem o estepe, mas até 4,27 m com ele, além de ser bem, mais largo e alto que o Ka. Seu porta-malas de 356 litros é pequeno, mas o tanque é justo.
Motor | 1.5 | 2.0 |
Tipo | ||
Número de cilindros | 3 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1497 | 1999 |
Válvulas | 12 | 16 |
Taxa de compressão | 12:1 | 12:1 |
Injeção eletrônica | Indireta Flex | Direta Flex |
Potência máxima | 130/137 cv a 6.500 rpm (gasolina/etanol) | 170/176 cv a 6.500 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 15,6/16,2 kgfm a 4.500 rpm (gasolina/etanol) | 20,6/22,5 kgfm a 4.500 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | ||
Tipo | Manual de 6 marchas ou automática de 6 marchas | Automática de 6 marchas |
Tração | ||
Tipo | Dianteira | Integral |
Direção | ||
Tipo | Elétrica | Elétrica |
Freios | ||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Multilink |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Liga leve, aro 15, 16 ou 17 polegadas | Liga leve, aro 17 polegadas |
Pneus | 205/65 R15, 205/60 R16 ou 205/50 R17 | 205/50 R17 |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 4.269 | 4.269 |
Largura (mm) | 1.765 | 1.765 |
Altura (mm) | 1.693 | 1.693 |
Entre eixos (mm) | 2.519 | 2.519 |
Capacidades | ||
Porta-malas (L) | 356 | 356 |
Tanque de combustível (L) | 52 | 52 |
Carga (Kg) | 433 | 391 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.242 | 1.456 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,35 | 0,35 |
Ford EcoSport 2019 – fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Ford EcoSport 2019: preços, versões, equipamento, motor, consumo, etc é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Ford EcoSport 2019: preços, versões, equipamento, motor, consumo, etc publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário