A PSA iniciou a produção da plataforma modular CMP em Porto Real, Vale do Paraíba no lado fluminense. A planta do Rio de Janeiro recebeu investimentos de R$ 220 milhões para alterar a linha de montagem para a nova base.
Patrice Lucas, Presidente Brasil e América Latina e membro do Comitê Executivo do Groupe PSA, diz: “Por ser uma plataforma muito moderna e altamente flexível, a CMP abre uma série de possibilidades para a nossa produção na América Latina.”
Ele continua: “A sua variante introduzida recentemente em nossa fábrica de Palomar, na Argentina, dará origem, em breve, à produção do Novo Peugeot 208. Já da variante da plataforma implantada em Porto Real, serão lançados outros produtos inéditos”.
Nesse caso, podemos entender como sendo produtos da Citroën, que nesta quarta (17), revelou seu primeiro modelo com base nessa plataforma, sendo ele o Novo C4 e sua variante elétrica, o crossover ë-C4.
Não se sabe se este produto será feito aqui algum dia, mas rumores falam de um novo projeto de carro inédito para a região, que deverá ser o sucessor do C3 atual e, obviamente, um crossover para substituir o Aircross.
Mas Lucas dá pistas sobre isso: “Os produtos fabricados em Porto Real e em Palomar tendo como base a CMP serão complementares e distintos, sendo que cada unidade continuará tendo sua importância na produção para os mercados locais e para exportação. Com isso, continuaremos com um esquema industrial muito eficiente na América Latina, e quem sairá ganhando são nossos consumidores, que terão à sua disposição produtos cada vez mais modernos e surpreendentes”.
Podemos então vislumbrar um SUV compacto entre o Aircross e o Novo 2008, lugar que hoje pertence ao C4 Cactus, porém, este já é uma atualização do antigo, considerado muito disruptivo para o consumidor brasileiro. Ele ainda é feito sobre a PF1, que logo dará adeus.
O Citroën C3 como um produto abaixo do Novo 208 poderia funcionar também, mas o mercado anda vislumbrando mesmo os crossovers e SUVs. Na Índia, a marca parisiense prepara produtos abaixo de 4 metros, que deverão influenciar outras regiões.
Nesse caso, o hatch poderia ser substituído por um utilitário esportivo pequeno, por volta dos 4 metros, ocupando também a posição do Aircross hoje.
Assim, a Citroën ficaria com dois crossovers, sendo um de acesso e outro intermediário (no lugar do Cactus) entre os dois produtos da Peugeot.
Então, poderia assim haver dois modelos CMP feitos em Porto Real e outros dois em Palomar, talvez variando a marca (uma de cada em planta distinta). E você, o que acha que veremos por aqui?
© Noticias Automotivas. A notícia PSA produz primeira plataforma CMP em Porto Real é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
PSA produz primeira plataforma CMP em Porto Real publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário