domingo, 28 de junho de 2020

Transdisciplinaridade

Aprecio a fácil consulta à maior Enciclopédia de toda a História da Humanidade: Wikipedia. Não tenho preconceito “academicista” a respeito. Isto é próprio de quem só se excita com citações…

Aprendi e pesquisei algo desconhecido por mim no verbete abaixo. Obtive dicas de novos livros para ler – e diminuir minha infinita ignorância.

A transdisciplinaridade é uma abordagem científica cuja meta é a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos atravessam entre, além e através das disciplinas, em busca de compreensão da complexidade do mundo real. Além disso, do ponto de vista humano, a transdisciplinaridade é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento.

É um termo originalmente criado por Jean Piaget. No I Seminário Internacional Sobre Pluridisciplinaridade e Interdisciplinaridade, realizado na Universidade de Nice, também conhecido como Seminário de Nice, em 1970, divulgou, pela primeira vez, o termo. Deu, então, início ao estudo sobre o mesmo, pedindo para os participantes pensarem no assunto.

Hoje, tendo o Centre International de Recherches et d`Études transdisciplinaires (CIRET) como um dos principais centros mundiais de estudos sobre os conceitos transdisciplinares, é um dos mais complexos e, por consequência, um dos mais estudados conceitos. Ao mesmo tempo, procura uma interação máxima entre as disciplinas, porém, respeitando suas individualidades, onde cada uma colabora para um saber comum, o mais completo possível, sem transformá-las em uma única disciplina.

A Carta da Transdisciplinaridade, elaborada no I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade 1994, realizado em Arrábida, Portugal, teve fundamental colaboração do CIRET e apoio da UNESCO.

Nela temos uma definição do conceito transdisciplinar:

* Artigo 3: “(…) A Transdisciplinaridade não procura a dominação de várias disciplinas, mas a abertura de todas as disciplinas ao que as atravessa e as ultrapassa.”

* Artigo 7: A transdisciplinaridade não constitui nem uma nova religião, nem uma nova filosofia, nem uma nova metafísica, nem uma ciência das ciências.”

No âmbito acadêmico, desde o século XX, tem o intuito de unir o mundo “não universitário” ao universitário, cuja separação se dá primordialmente pela hiper-especialização profissional. Há um grande número de disciplinas sem acompanhar todo o desenvolvimento, principalmente na área tecnológica.

Busca-se um aprofundamento na utilização deste conceito, visando formar profissionais cada vez mais completos. Só assim serão compatíveis com as exigências do mercado de trabalho a ser encontradas por este futuro profissional.

Assim, tão complexo quanto os problemas para solucionar, tem-se a transdisciplinaridade, por ser tão sutil, ser uma linha tênue a unir e servir de limite entre o comprometimento e o individualismo de cada disciplina. Ela não possui uma definição exata. Ao mesmo tempo, é um dos mais necessários conceitos quando tratamos de formação e educação.

Multidisciplinariedade é um conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação. A multidisciplinaridade corresponde à estrutura tradicional de currículo nas escolas, o qual encontra-se fragmentado em várias disciplinas.

De acordo com o conceito de multidisciplinaridade, recorre-se a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si. Assim, cada matéria contribui com informações próprias do seu campo de conhecimento, sem considerar existir uma integração entre elas. Essa forma de relacionamento entre as disciplinas é considerada pouco eficaz para a transferência de conhecimentos, porque impede uma relação entre os vários conhecimentos.

Segundo Piaget, a multidisciplinaridade ocorre quando “a solução de um problema torna necessário obter informação de duas ou mais ciências ou setores do conhecimento sem as disciplinas envolvidas no processo serem elas mesmas modificadas ou enriquecidas”. A multidisciplinaridade foi considerada importante para acabar com um ensino extremamente especializado, concentrado em uma única disciplina.

A origem da multidisciplinaridade encontra-se na ideia de o conhecimento poder ser dividido em partes (disciplinas), resultado da visão cartesiana e depois cientificista, na qual a disciplina é um tipo de saber específico. Ela possui um objeto determinado e reconhecido, bem como conhecimentos e saberes relativos a esse objeto e métodos próprios.

Constitui-se, então, a partir de uma determinada subdivisão de um domínio específico do conhecimento. A tentativa de estabelecer relações entre as disciplinas daria origem à chamada interdisciplinaridade.

A multidisciplinaridade difere da pluridisciplinaridade porque esta, apesar de também considerar um sistema de disciplinas de um só nível, possui disciplinas justapostas. São situadas geralmente no mesmo nível hierárquico e agrupadas de modo a fazer aparecer as relações existentes entre elas. Há registos de projetos a aplicarem a multidisciplinaridade nas observações de pares.

Diferenças entre transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

A transdisciplinaridade não significa apenas as disciplinas colaborarem entre si, mas significa também existir um pensamento complexo organizador capaz de ultrapassar as próprias disciplinas. É diferente de interdisciplinaridade.

Exemplificando através de uma analogia, é basicamente como as Nações Unidas. Ela simplesmente une para discutir os problemas particulares de cada região.

Nisto, a transdisciplinaridade é mais integradora. Conforme o Artigo 3 da Carta da transdisciplinaridade, “a Transdisciplinaridade é complementar da aproximação disciplinar; ela faz emergir da confrontação das disciplinas novos dados possíveis de as articular entre si e nos darem uma nova visão da natureza e da realidade.”

Mas, para haver essa dita transdisciplinaridade, é preciso haver um pensamento organizador, chamado pensamento complexo. Deseja alcançar uma meta como ponto de vista. O verdadeiro problema não é fazer uma adição de conhecimento, é organizar todo o conhecimento.

Transdisciplinaridade publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



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