O Novo Citroën C4 manteve seu porte de médio, apesar do uso da plataforma compacta CMP da PSA. Apesar disso, contudo, o hatchback praticamente se converte num crossover em termos de estilo.
A mudança já era esperada e vista nas primeiras imagens oficiais, mas agora a marca parisiense declara sua alteração. O uso da plataforma CMP para um modelo médio não é novidade, visto que a VW fez o mesmo com o médio Skoda Scala usando a MQB-A0, por exemplo.
Medindo 4,360 m de comprimento, 1,800 m de largura, 1,525 m de altura e 2,670 m de entre eixos, sendo esta maior que a medida padrão usada no projeto da CMP. Isso indica que poderemos ver um sucesso do C4 Lounge, por exemplo, seja aqui ou na China.
Maior que o C4 antigo europeu (segunda geração), o Novo C4 chega com seu irmão ë-C4, que é 100% elétrico, tendo baterias de lítio de 50 kWh, 136 cavalos e autonomia de 350 km, similar ao Peugeot e-208.
O Novo C4 sustenta ainda o Citroën Advanced Comfort, com amortecedores adaptativos, bancos de densidade “pullmann” e colagem de carroceria para redução de ruído a bordo. Sua suspensão tem altura livre do solo de 156 mm, sendo a maior da categoria (dos hatches, é claro).
Com o Highway Driver Assist, o “hatch médio” agora tem condução semiautônoma de nível 2 (na própria declaração da Citroën), o Novo C4 tem conjunto ótico geral em LED, belas rodas aro 18 polegadas (também tem 16 e 17 polegadas) e 31 combinações de cores externas, com mais 6 internas.
Também tem teto solar panorâmico e um porta-malas de 380 litros. O Citroën C4 2021 agora tem uma bandeja móvel no painel para armazenamento de itens, além de cluster digital e multimídia com tela de 10 polegadas. Obviamente, não poderia faltar o ar condicionado dual zone e com saídas traseiras.
Freio de estacionamento eletrônico, modos de condução no ë-C4 (Normal, Eco e Sport), que vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e tem máxima limitada em 150 km/h.
A bateria tem garantia de 8 anos ou 160.000 km (70% da carga). O hatch vem ainda com o Puretech 1.2 Turbo com 100, 130 ou 156 cavalos, além do diesel 1.5 BlueHDi de 110 cavalos ou 2.0 com 130 cavalos. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático com 8 velocidades.
Com pacote ADAS+, o francês tem ainda câmera frontal para registro de imagens, bem como carregamento sem fio de smartphones, serviços online, entre outros.
Na divulgação, a Citroën faz uma interessante retrospectiva dos sucessores do Novo C4 e o Cactus vendido aqui é o último da lista, que lá é também um hatch… Aí vem a questão: Vem?
Pela declaração da marca parisiense, o novo carro é o sucessor do modelo feito em Porto Real e, como tem a base CMP, pode tecnicamente ser feito aqui.
Tudo dependerá do projeto para um hatch e um SUV compacto de acesso no Brasil. O segundo deve impactar as vendas do Cactus atual, que é uma atualização do anterior, devemos lembrar. Assim como na C4 Cactus atual, aqui o Novo C4 seria classificado como crossover.
Citroën C4 e ë-C4 2021 – Galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Novo Citroën C4 continua médio, mas tem hatch apenas na classificação é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Novo Citroën C4 continua médio, mas tem hatch apenas na classificação publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário