A fusão da FCA com a PSA continua andando, apesar de alguns detalhes ainda não resolvidos (como a questão da Sevel Sud) e outros querendo entrar em pauta (como o questionamento de um investidor da montadora francesa).
Contudo, o futuro das duas empresas como uma só, parece estar se resolvendo melhor no campo da previsão. Estimar como serão os produtos futuros da quarta maior montadora do mundo pode ser fácil em alguns casos, como do Fiat Punto.
A Fiat já deu sinais de que retornará com seu compacto premium ao mercado europeu, mas a receita deve passar longe do Fiat 500 ou do próximo Panda “Centoventi”.
Embora a Fiat Chrysler tenha a plataforma compacta dos Jeep Compass e Renegade, ela não serve aos propósitos de carros menores e mais baratos. Num ambiente FCA-PSA, nenhuma base compacta da primeira parece ter o mesmo futuro da CMP francesa.
Então, o que já se espera é que ela seja adotada em larga escala dentro da nova montadora, incluindo aí o próximo Fiat Punto, por volta de 2022. A vantagem para a Fiat é que o desenvolvimento se dará bem mais rápido.
Além disso, a marca também resolve a questão da emissão de CO2 com versão puramente elétricas do hatch compacto, como os atuais e-208, Corsa-e e ë-C4.
Essa projeção do site Auto-Moto, dá uma ideia de como chegaria ao mercado europeu, a proposta da Fiat. Coincidentemente, um próximo Punto “by PSA” encontraria novamente o Opel Corsa, com o qual compartilhou a plataforma no passado, quando Fiat e GM namoram por alguns poucos anos.
Para o hatch com pouco mais de 4,00 m de comprimento e uns 2,54 de entre eixos, pelo menos, o porte se adequaria totalmente à proposta do anterior, mas com motor elétrico de 136 cavalos e baterias de lítio de 50 kWh.
O Punto 2022 é só um exemplo de como a Fiat pode se aproveitar muito bem da CMP, especialmente em relação aos próximos Argo e Cronos, ambos com base de 2,54 m e crescendo apenas um pouco mais, numa evolução natural.
Mais interessante que isso é o fato de que teríamos no Brasil, pelo menos três marcas (espera-se pela Opel também) seguindo com plataformas que são eletrificáveis.
Caso, algum dia, apareça um programa nacional de incentivo aos carros de emissão zero, a nova empresa teria simplesmente a faca e o queijo (Minas) na mão…
[Fonte: Auto-Moto]
© Noticias Automotivas. A notícia Projeção: Fiat Punto 2022 com plataforma modular CMP da PSA é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Projeção: Fiat Punto 2022 com plataforma modular CMP da PSA publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário