A Tesla pretender ampliar enormemente a produção de veículos na China, onde um quinto do volume será exportado. Com fábrica em Xangai, a marca americana terá uma produção de 550.000 carros a partir de 2021.
Destes, o volume exportado será de 110.000 unidades, direcionadas principalmente para a Europa, mas alguns mercados poderão receber em vez do americano. Com esse volume, a Tesla salta de 150.000 projetados inicialmente para quase quatro vezes mais carros.
O mix será de 300.000 unidades do Tesla Model 3 e 250.000 do Model Y, que também será exportado. Esse aumento expressivo na produção é devido também à homologação do crossover elétrico pelos órgãos chineses.
Segundo informações vindas da China, do total exportado, apenas 10.000 exemplares serão do Model Y, modelo que será produzido também na Alemanha, daí o baixo volume para fora, o que deve atender outras regiões.
Contudo, comenta-se que o impacto da pandemia afetou o fornecimento de componentes para a construção da Gigafactory Berlim, o que exigiu um envio extra de Model Y.
De qualquer forma, após sua conclusão, a fábrica alemã não dependerá mais da importação do crossover. Ainda assim, o plano de Elon Musk para a China deve ter uma reviravolta com a eleição americana, visto que uma guerra comercial entre as duas potências, será improvável na nova administração.
Para apoiar esse crescimento em produção, a Tesla pretende instalar 20 mil carregadores da Supercharger em todo o mundo, mas a maior parte deve ficar com China e Europa.
Em 2021, é esperada a chegada da marca ao mercado indiano, contudo, não há informação se haverá uma Giga Índia. Como o país asiático tem pretensão de ser um dos primeiros a banir as vendas de carros a gasolina e diesel em 2030, a marca pode se neneficiar.
Entretanto, o caso indiano favorece uma produção local, visto que várias marcas, inclusive de luxo, já montam seus carros por lá. Aqui, a importação chinesa parece mais viável.
[Fonte: FCE]
© Noticias Automotivas. A notícia Tesla: 550 mil carros na China com 110 mil exportados em 2021 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Tesla: 550 mil carros na China com 110 mil exportados em 2021 publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário