O BMW iX surge como o segundo carro elétrico da marca alemã, projetado para essa finalidade, assim como é o primeiro SUV do fabricante bávaro desenvolvido para usar apenas energia.
Com produção a ser iniciada no segundo semestre de 2021, o BMW iX será fabricado em Dingolfing, Alemanha, iniciando uma nova fase na marca de luxo, que pretende ter 12 modelos elétricos até 2025, assim como outros 13 híbridos plug-in.
O iX surge com um visual estranho a princípio, tendo a grade falsa de duplo rim estilizada e faróis de LED bem afilados (os mais estreitos de um BMW), que não possuem correspondentes dentro da marca.
Com esse layout, o BMW iX também revela detalhes em azul e grade inferior para refrigeração das baterias. Tendo vincos bem pronunciados sobre o capô (com lavador sob o logo da BMW), o SUV elétrico chama atenção para as colunas espessas e para-lamas ressaltados.
Na traseira, a tampa do bagageiro é bem volumosa e estica bem a carroceria, algo que já atraía a atenção nos flagrantes. Devido ao seu porte sem junção, que agrega ainda as lanternas em LED. O para-choque tem defletores de ar de cor azul em posição inusitada.
As maçanetas são sensores que abrem as portas automaticamente e se destacam no visual, mas é o interior que pode chocar os clientes mais tradicionais da BMW. O ambiente lembra muito um Citroën ou sua cara mais premium, a DS.
Painel, bancos e portas são forrados em tecido que lembra Alcantara – a BMW não deu detalhes – com guarnição em alumínio e um monitor suspenso enorme com 27,2 polegadas com cluster e multimídia.
O HUD colorido é praticamente invisível, assim como os alto-falantes, que foram ocultados. O fluxo de ar no ambiente também é incomum, apesar dos difusores de ar. Já o volante hexagonal é totalmente inédito na BMW.
Entre os bancos, o console de marcha com botões em forma de diamante e porta-objetos com tampa dividida não se conectam ao painel, criando uma impressão de lounge, algo que conhecemos bem no BMW i3, o primeiro carro elétrico da marca.
Os bancos possuem padronagem que mescla preto e tecido azul, como nas portas. No iX, o espaço é para cinco pessoas. Já a parte elétrica inclui motores elétricos nos dois eixos, que entregam 507 cavalos.
O BMW iX tem baterias de 100 kWh e autonomia de 600 km no ciclo WLTP, indo de 0 a 100 km/h em 5 segundos. Num carregador de 200 kW, o SUV acrescenta 120 km em 10 minutos. Com wallbox de 11 kW, são 11 horas na tomada para carga total.
BMW iX 2022 – Galeria de fotos
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