terça-feira, 10 de novembro de 2020

Resistente, Lada Niva ganha versão Black em seus 43 anos de história

Resistente, Lada Niva ganha versão Black em seus 43 anos de história

Em 1971, durante o 24º Congresso do Partido Comunista da então URSS, comentou-se que um novo veículo parecia um “Renault 5 montado sobre um chassi de Land Rover”.

Não era um tanque disfarçado de carro, mas serviu bem como um. Seis anos depois, iniciava a produção do primeiro VAZ não-Fiat da União Soviética, um veículo 4×4 destinado aos moradores e agricultores de áreas rurais.

Longevo, o Lada Niva atravessou mais de quatro décadas tão resistente quanto nos tempos da Guerra Fria e continua fazendo das suas… A mais recente é a versão Black, lançada com os (bem) mais modernos Vesta e XRay.

Resistente, Lada Niva ganha versão Black em seus 43 anos de história

Por lá, nem o nome se desgastou com o tempo, tendo sido usado pela General Motors e agora novamente propriedade da Lada, mas seu bravo combatente é simplesmente conhecido como “4×4”.

Como série especial, o Lada Niva Black tem detalhes pretos no visual, como para-choques, moldura da grade e faróis, base da carroceria e rodas de liga leve. Os retrovisores são pretos, assim como as maçanetas. Existe até uma antena moderninha no teto.

Por dentro, os bancos possuem padronagem nas cores preto e cinza. Com ambiente escurecido, o Lada Niva Black continua muito frugal, tendo apenas um rádio 1din e cluster com o essencial.

Resistente, Lada Niva ganha versão Black em seus 43 anos de história

O túnel com suas três alavancas para transmissão, tração e redução (lembrando que soma 10 marchas à frente e duas à ré), indica que o Niva continua aquele 4×4 que os entusiastas querem ter na garagem, ou melhor, na trilha.

Existem alguns pequenos “luxos” como ar condicionado e vidros elétricos, mas essencialmente esqueça de itens como airbag duplo. No máximo você consegue um Niva com freios ABS. Isso é o de menos, afinal, até o Troller T4 entrou nessa…

Na mecânica, não espere nada além do já bem rodado 1.7 a gasolina com seus 87 cavalos e 13,1 kgfm. Quando o Niva sai de linha? Se depender dos russos, ele provavelmente baterá o recorde de carro mais antigo em produção na história.

 

© Noticias Automotivas. A notícia Resistente, Lada Niva ganha versão Black em seus 43 anos de história é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Resistente, Lada Niva ganha versão Black em seus 43 anos de história publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário