O Argo automático é o primeiro Fiat compacto produzido no Brasil com este tipo de transmissão. Até então, o mercado conhecia somente compactos da marca com a transmissão automatizada Dualogic. O Fiat Argo automático enfrenta diretamente modelos como Onix, Ka, HB20, Polo, Yaris, C3 e 208.
É o único, porém, com motor 1.8 flex, que a Fiat faz questão de dizer que é o mais potente da categoria.
A atual linha do Argo automático pode ser encontrada somente nas versões Precision e HGT, sempre com motor 1.8 flex. Há rumores de que ele ganhará em breve um câmbio automático do tipo CVT para as versões com o eficiente 1.3 Firefly.
Confira abaixo tudo sobre o Argo automático:
Fiat Argo automático – detalhes
As versões do Argo com câmbio automático são as mais completas da linha. O compacto com o motor 1.8 flex e transmissão automática pode ser encontrado nas configurações Precision, com visual mais discreto, e HGT, que apela para uma proposta mais esportiva.
Para levar um Argo automático para a casa, você vai precisar desembolsar pelo menos R$ 64 mil, valor que corresponde ao Argo Precision 2020 sem opcionais. Este modelo tem visual agradável, interior com plásticos rígidos (mas de boa aparência e bom toque) e lista de equipamentos apenas suficiente.
Vale ressaltar que boa parte dos itens interessantes da gama são opcionais. Entre eles, chave presencial, partida por botão, câmera de ré, sensor de estacionamento, rodas de liga-leve, sensores de luz e chuva, retrovisor interno eletrocrômico, bancos em couro, faróis de neblina, retrovisores externos com rebatimento elétrico, entre outros.
O motor do Argo automático 2020 é o mesmo da picape Toro e do crossover Jeep Renegade em suas versões de entrada. É também o mesmo de modelos mais antigos da FCA, como Strada, Doblò, Palio Weekend, Punto, Linea e Bravo.
Este propulsor rende 139 cavalos de potência e 19,3 kgfm máximos e está combinado a uma transmissão automática de seis velocidades. Este conjunto entrega um bom desempenho, inclusive em rotações mais elevadas. Agrada também na condução do dia a dia.
Fiat Argo automático – versões
O Argo automático pode ser encontrado nas seguintes versões:
- Fiat Argo Precision 1.8 AT 2020
- Fiat Argo HGT 1.8 AT 2020
Fiat Argo automático – equipamentos
Fiat Argo Precision 1.8 AT 2020
Segurança: airbag duplo, freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, alarme antifurto, brake light, encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para os cinco ocupantes, sinalização de frenagem de emergência, faróis com follow me home, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, assistente de partida em rampas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.
Conforto: ar-condicionado, apoia-pé para o motorista, banco traseiro rebatível, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, limpador e desembaçador temporizado do vidro traseiro, espelho no para-sol para motorista e passageiro, vidros dianteiros e traseiros elétricos com one touch e antiesmagamento, travas elétricas com travamento automático das portas a 20 km/h, volante com ajuste de altura, retrovisores externos elétricos, entre outros.
Visual e acabamento: Ambiente Lights, iluminação do porta-malas, LED Design, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, tomada 12V, entre outros.
Tecnologia: inclui sistema de som Connect com entradas USB e auxiliar, conexão Bluetooth, MP3 player e rádio AM/FM, volante multifuncional com comandos de rádio e telefone, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas (com relógio digital, calendário e informações do carro), entre outros.
Fiat Argo HGT 1.8 AT 2020
Segurança: ganha sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico.
Conforto: adota banco traseiro bipartido e rebatível, segunda porta USB para o banco traseiro, limpadores do para-brisa com intermitência, entre outros.
Visual e acabamento: recebe aerofólio traseiro e capa dos retrovisores com pintura exclusiva na cor cinza, para-brisas degradê, escapamento traseiro esportivo, grade inferior dianteira com aplique na cor vermelha, para-choque traseiro com moldura inferior exclusiva, rodas de liga-leve de 16 polegadas, suspensão com calibração esportiva, molduras sobre as caixas de roda, entre outros.
Tecnologia: ganha central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay.
Fiat Argo automático – opcionais
Fiat Argo Precision 1.8 AT 2020
- Kit Multimedia (R$ 2.100): central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz.
- Kit Function (R$ 3.300): rodas de liga-leve de 15 polegadas, câmera de ré, retrovisores externos elétricos com Tilt Down e setas integradas, faróis de neblina e sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico.
- Kit Style (R$ 2.900): apoia braço para motorista, volante em couro, piloto automático, câmbio tipo borboleta com trocas de marchas atrás do volante, banco traseiro bipartido, bancos revestidos em couro ecológico e acabamento interno com detalhes cromados.
- Park Tech (R$ 3.050): ar-condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, keyless entry’n’go, sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico.
- Kit Bicolor (R$ 910): teto, retrovisores e detalhes do para-choque dianteiro nas cores Preto Vulcano (carroceria nas cores Vermelho Monte Carlo ou Branco Banchisa) ou Preto Vesúvio (Cinza Silverstone ou Branco Alaska).
Fiat Argo HGT 1.8 AT 2020
- Park Tech (R$ 3.530): ar-condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, keyless entry’n’go, painel de instrumentos com tela TFT de sete polegadas, sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico.
- Pack Comfort (R$ 1.210): câmera de ré e retrovisores externos elétricos com função Tilt Down e setas integradas.
- Side Bags Dianteiros (2.550)
- Kit Style (R$ 3.630): apoia braço para motorista, volante em couro, piloto automático, câmbio tipo borboleta com trocas de marchas atrás do volante, bancos revestidos em couro ecológico, sobretapetes e rodas de liga-leve de 15 polegadas.
- Kit Bicolor (R$ 910): teto, retrovisores e detalhes do para-choque dianteiro nas cores Preto Vulcano (carroceria nas cores Vermelho Monte Carlo ou Branco Banchisa) ou Preto Vesúvio (Cinza Silverstone ou Branco Alaska).
Fiat Argo automático – preços
Veja abaixo os preços do Argo com câmbio automático:
- Fiat Argo Precision 1.8 AT 2020: R$ 63.990
- Fiat Argo HGT 1.8 AT 2020: R$ 69.990
Fiat Argo automático – cores
Confira as cores disponíveis para o Fiat Argo automático:
- Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional, apenas para o Argo Precision)
- Azul Portofino (sólida, sem custo adicional, apenas para o Argo HGT)
- Branco Banchisa (sólida, sem custo adicional)
- Vermelho Monte Carlo (sólida, sem custo adicional)
- Cinza Silverstone (metálica, por R$ 2.000 extras)
- Preto Vesúvio (metálica, por R$ 2.000 extras)
- Prata Bari (metálica, por R$ 2.000 extras)
- Branco Alaska (perolizado, por R$ 2.300 extras)
Fiat Argo automático – motor
Se você já teve algum contato com modelos como Cronos 1.8, Strada 1.8, Toro 1.8, Doblò 1.8 e Jeep Renegade 1.8, além de modelos mais antigos como Punto e Linea 1.8, Bravo 1.8 e Palio Weekend 1.8, vai notar certa familiaridade no conjunto mecânico do Argo automático.
O hatch compacto com câmbio automático usa o mesmo motor 1.8 E.torQ flex de quatro cilindros e 16 válvulas dos modelos citados acima, porém na versão com aprimoramentos que é encontrada também no irmão Cronos, além da picape compacta/média Toro e no “primo” Jeep Renegade.
Oferece soluções como coletor de admissão variável, também conhecido como VIS sigla inglesa para Variable Intake System – sistema de admissão variável), que segundo a Fiat garante mais força em baixos regimes de rotação. Há também sistema de partida a frio com bicos injetores aquecidos, que elimina o tanquinho auxiliar de gasolina, e cabeçote em alumínio.
Com este motor, ele é o mais potente do segmento. Desenvolve 139 cavalos de potência, a 5.750 rpm, e 19,3 kgfm de torque, a 3.750 rpm. Já com gasolina, os números de potência e torque são os seguintes: 135 cv e 18,8 kgfm, respectivamente, nas mesmas faixas de rotação.
Já o câmbio automático fez do Argo o primeiro carro de passeio compacto da Fiat produzido no Brasil a contar com tal recurso – os antigos usavam o automatizado Dualogic. Trata-se de uma transmissão de seis velocidades da marca Aisin, com conversor de torque, dotada do Neutral Function, que desacopla o motor do câmbio em paradas rápidas de trânsito, reduzindo a sensação de que o sistema está “forçando os freios”.
Apesar de ser um motor de concepção um tanto quanto antiga, o 1.8 E.torQ do Argo consegue entregar um bom desempenho e praticamente “sobra” para o compacto. Oferece também um bom rendimento em rotações mais elevadas. O câmbio automático é adequado para o dia a dia, embora em alguns momentos ele acabe demorando para reduzir a marcha em acelerações mais bruscas.
Fiat Argo automático – consumo
Veja os números de consumo do Fiat Argo 2020 com motor 1.8 flex e transmissão automática:
Fiat Argo 1.8 automático 2020
- Consumo de 7,1 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 10,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina;
- Nota “E” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.
Com esses números, o Argo 1.8 automático consegue entregar autonomia de 340 km na cidade e 456 km na estrada rodando no etanol e 485 km e 634 km, respectivamente, rodando na gasolina.
Fiat Argo automático – desempenho
De acordo com a Fiat, os números de desempenho do Argo 1.8 automático são os seguintes:
Fiat Argo 1.8 automático 2020
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos;
- Velocidade máxima de 191 km/h.
Fiat Argo automático – garantia e revisões
A Fiat disponibiliza os preços e detalhes das cinco primeiras revisões do Argo em seu site. Confira:
- Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 304
- Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 544
- Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 468
- Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 728
- Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 488
A garantia do hatch compacto é de três anos, sem limite de quilometragem.
Fiat Argo automático – concorrentes
Chevrolet Onix 1.0 Turbo automático – R$ 55.590
Atual líder de vendas na categoria e no mercado em geral, o Chevrolet Onix ganhou sua segunda geração recentemente e também um inédito motor 1.0 Turbo flex de três cilindros, que rende até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.
Parte de R$ 55.590 e sai de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, trio elétrico, direção elétrica progressiva, rádio com Bluetooth e dupla entrada USB, duas entradas USB para carregar equipamentos no banco traseiro, entre outros.
Citroën C3 1.6 automático – R$ 64.090
Por a partir de R$ 64.090, a Citroën vende o C3 na versão Attraction, com motor 1.6 flex de até 118 cv e 16,1 kgfm, combinado a um câmbio automático de seis marchas. Trata-se do mesmo conjunto mecânico do “primo” Peugeot 208 que está logo abaixo.
É equipado de fábrica com faróis de neblina, central multimídia com tela de sete polegadas e espelhamento de smartphones, direção elétrica, ar-condicionado digital, computador de bordo, trio elétrico, porta-luvas refrigerado e iluminado, rodas de liga-leve de 15 polegadas, entre outros.
Ford Ka 1.5 automático – R$ 57.890
Outra alternativa ao Argo automático é o Ka 1.5 automático, da Ford. Ele usa motor 1.5 flex de três cilindros, que rende até 136 cv e 16,1 kgfm, com transmissão automática de seis marchas.
O Ka automático mais barato é o SE, equipado com Isofix, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, banco do motorista e volante com ajuste de altura, sistema de som com entrada USB e conexão Bluetooth, computador de bordo, entre outros.
Hyundai HB20 1.6 e 1.0 Turbo automático – R$ 62.790 e R$ 67.190
Com uma nova geração lançada recentemente, o queridinho Hyundai HB20 também pode ser considerado um rival do Fiat Argo automático. Ele tem câmbio automático de seis marchas com motor 1.6 flex (130 cv e 16,5 kgfm) ou o novo 1.0 Turbo GDI, com injeção direta (120 cv e 17,5 kgfm).
Ele sai de fábrica com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, trio elétrico, alarme, ar-condicionado, direção elétrica, Isofix, volante multifuncional, sistema de som com Bluetooth, entre outros. O modelo turbo tem ainda painel de instrumentos digital, sensor de estacionamento, entre outros.
Peugeot 208 1.6 automático – R$ 64.990
Outro concorrente francês do Argo automático é o Peugeot 208. Com visual e interior atraentes, ele tem motor 1.6 litro flex de até 118 cv e 16,1 kgm, com câmbio automático de seis marchas.
A versão de entrada do 208 automático é a Active Pack, equipada com itens como rodas de liga-leve aro 15, faróis de neblina, Isofix, piloto automático, central multimídia com tela de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado manual, trio elétrico, direção elétrica progressiva, entre outros.
Toyota Yaris 1.5 CVT – R$ 77.990
Compacto premium da Toyota, o Yaris compete com o Argo 1.8 automático em suas versões com motor 1.5 flex (que rende até 110 cavalos de potência e 14,9 kgfm) e transmissão automática do tipo CVT que simula até sete marchas.
Com preço superior aos dos rivais, o Yaris 1.5 CVT de entrada (o XS) sai de fábrica com sensor de luminosidade, trio elétrico, rodas de liga-leve aro 15 diamantadas, descansa-braço dianteiro, volante e alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado automático, banco traseiro rebatível, computador de bordo com tela TFT e direção elétrica.
Oferece também retrovisor interno eletrocrômico, chave presencial, partida por botão, piloto automático, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de sete polegadas e espelhamento de smartphones, entre outros.
Volkswagen Polo 1.6 e 1.0 TSI automático – R$ 66.890 e R$ 71.560
No caso do Polo, o principal rival do Argo, há duas configurações que podem ser consideradas concorrentes do Fiat Argo 1.8 automático. O modelo da Volkswagen tem câmbio automático com motor 1.6 MSI flex (117 cv e 16,5 kgfm) e com o 1.0 TSI flex turbo (128 cv e 20,4 kgfm).
O Polo 1.6 MSI AT tem recursos como quatro airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencia, ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, som com Bluetooth e USB, vidros dianteiros e traseiros elétricos, volante multifuncional, travas elétricas, entre outros.
Já o Polo 1.0 TSI AT na versão Comfortline traz os itens do MSI, mais sensor de estacionamento, volante ajustável em altura e profundidade, descansa-braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e porta USB, faróis de neblina com luz de conversão estática, volante e alavanca de câmbio em couro, rodas de liga-leve aro 15, central multimídia com espelhamento de smartphone, entre outros.
Fiat Argo automático – ficha técnica
Motor |
1.8 E.torQ |
Tipo | Dianteiro, transversal, gasolina e etanol |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1.747 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 12,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto |
Potência Máxima | Gasolina: 135 cv a 5.750 rpm / Etanol: 139 cv a 5.750 rpm |
Torque Máximo | Gasolina: 18,8 kgfm a 4.000 rpm / Etanol: 19,3 kgfm a 3.750 rpm |
Transmissão |
|
Tipo | Automática de seis marchas |
Freios |
|
Tipo | Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção |
|
Tipo | Elétrica |
Suspensão |
|
Dianteira | McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
|
Rodas | Aço de 15 polegadas ou liga-leve de 15, 16 ou 17 polegadas |
Pneus | 185/60 R15, 195/55 R16 ou 205/50 R17 |
Dimensões (mm) |
|
Comprimento total (mm) | 3.998 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1.724 |
Altura (mm) | 1.507 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.521 |
Altura livre do solo (mm) | 157 |
Capacidades |
|
Porta-malas (litros) | 300 |
Tanque (litros) | 48 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 400 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.264 (Precision) e 1.279 (HGT) |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,34 |
Fiat Argo automático – fotos
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