Embora com preço salgado, o Polo Highline cumpre a missão da Volkswagen de oferecer um carro completo para o seu segmento, com destaque para o espaço, segurança e economia de combustível.
Quando lançado, o hatch compacto chegou para se tornar um dos mais vendidos da Volkswagen no Brasil. Para isso, a montadora trabalhou em estratégias com motores e versões para o Polo deixar para trás carros como Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, Honda Fit e o Toyota Yaris.
Em 2018, analisando os hatches compactos mais vendidos do Brasil, o Volkswagen Polo aparece em quinto lugar. O modelo ficou atrás do líder Chevrolet Onix, do Hyundai HB20, Ford Ka e VW Gol, respectivamente.
Em sua 6ª geração, o Volkswagen Polo Highline é a versão topo de linha comercializada no Brasil. Por aqui, além da Highline, o hatch compacto é encontrado em outras versões: a Sense 200 TSI (versão PCD — pessoa com deficiência), 1.0, 1.6 MSI e Comfortline 200 TSI.
Confira abaixo todos os detalhes do Volkswagen Polo Highline.
Polo Highline – detalhes
Mais sofisticado, é quase impossível não se lembrar do Volkswagen Gol ao ver o Polo Highline. De fato, ambos os modelos são parecidos (em específico na traseira). Diferentemente da versão europeia, a Volks fez algumas mudanças para atender o público local.
Uma das mudanças é a grade dianteira, que, por aqui, ficou maior. As modificações ocorrem com base em pesquisas com clientes brasileiros.
Quanto ao design, o Polo Highline ganhou proporções dinâmicas. O comprimento externo, a distância entre-eixos e a largura cresceram. Aproveitando as alterações nessas três dimensões, a equipe de design da Volkswagen aproveitou para deixá-lo mais “esportivo”.
Com a alteração na distância entre-eixo, a montadora conseguiu fazer o deslocamento das rodas para as extremidades e, assim, encurtar os balanços, consequentemente, gerando uma imagem de mais esportividade. No final, o carro ficou com: 804 mm no balanço dianteiro e 688 mm no balanço traseiro.
Utilizando plataforma MQB, o Volkswagen Polo Highline tem 4.057 mm de comprimento, com 2.565 mm de entre-eixos, 1.751 mm de largura e 1.468 mm de altura. O porta-malas, por sua vez, é de 300 litros.
Com essa base, o veículo ganhou mais espaço interno e acomoda bem os ocupantes, exceto para quem vai ao meio do banco traseiro. Quando estiver em piso irregular, alguns ruídos poderão ser perceptivos. Mas de modo geral, o carro é confortável.
Debaixo do capô, o modelo é equipado com motor 200 TSI. Vale lembrar que os “200”, que, inclusive, está identificado na traseira do carro, vem do torque de 200 Nm do motor 1.0 TSI. Já o câmbio é automático de seis velocidades.
De série, essa versão topo de linha é oferecida com ar-condicionado digital, volante multifuncional, rodas de liga leve 16″ Design Avalanche, sensor de estacionamento traseiro, controle eletrônico de estabilidade, de tração e bloqueio eletrônico do diferencial.
No interior, o painel de instrumentos é todo digital, a central multimídia é de 8 polegadas, com possibilidade de espelhamento do celular via plataformas Apple CarPlay e Android Auto.
No Polo Highline, a Volks priorizou os tons escuros. O painel ganhou cor cinza tungstênio em alguns detalhes e preto piano brilhante. Já os bancos são revestidos em tecido.
Caso queira em couro (artificial), o interessado terá que desembolsar R$ 660 para levar o material sintético “Native”.
O Polo Highline, assim como em suas outras versões, é um dos carros mais seguros da América Latina. O Latin NCAP atribuiu ao hatch compacto o Advanced Award, que é destinado a automóveis que atendem critérios de proteção a pedestres.
Durante os testes, o Polo Highline recebeu nota cinco no Latin NCAP, com destaque para o impacto frontal, lateral e impacto lateral contra poste.
Polo Highline – equipamentos
Os equipamentos oferecidos de série no Volkswagen Polo Highline são:
Segurança: assistente para partida em aclive/subida (Hill Hold Control), dois airbags dianteiros com desativação do passageiro e dois laterais para os ocupantes dianteiros, alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros, cintos de segurança traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central), controle eletrônico de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle de tração (ASR), desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, faróis de neblina com luz de conversão estática, fixação da cadeirinha de criança com ISOFIX e luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina.
Conforto: “easy drive” – direção elétrica, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, uma luz de leitura dianteira e duas traseiras, três apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura, ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga, destravamento do encosto para banco dianteiro direito, iluminação do porta-luvas, para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro, porta-luvas iluminado e refrigerado, e suporte para celular com entrada USB para carga.
Visual e acabamento: “aerowischer” – palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinâmico, banco traseiro com encosto rebatível bipartido, manopla da alavanca de transmissão e freio em couro, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo, rodas de liga leve 16″ Design Avalanche, pneus 195/55 R16, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, revestimentos dos bancos em tecido e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.
Tecnologia: acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, controle automático de velocidade (piloto automático), quatro alto-falantes e dois tweeters, antena no teto, computador de bordo com display multifuncional plus, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis (com tilt down no lado direito), limpador do para-brisa com temporizador, sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros e volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles”.
Polo Highline – opcionais
Volkswagen Polo TSI Highline 2020
Material sintético (couro NATIVE) (R$ 660): Polo Highline com revestimento dos bancos em material sintético “Native”.
Rodas (R$ 1.090): rodas de liga leve 17″ Design Razor.
Beats Sound (R$ 2.400): “s.a.v.e.” – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, adesivos laterais e soleira das portas dianteiras com aplique “Beats”, rede no porta-malas e sistema de som Beats com quatro alto-falantes, dois tweeters, amplificador e subwoofer com ajustes especiais.
Tech High (R$ 4.290): “Park Pilot” – sensor de estacionamento dianteiro, câmera traseira, comando de voz, detector de fadiga, espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico), indicador de pressão dos pneus e Post Collision Brake, fárois com função “coming/leaving home” e luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina, indicador de pressão dos pneus e Post Collision Brake, sensor de chuva e crepuscular, instrumento combinado digital (Active Info Display), sistema de infotainment “Discovery Media” com CD-Player, App-connect e comando de voz, e sistema de navegação.
Polo Highline – preços
Veja abaixo o preço do Volkswagen Polo Highline TSI:
- Polo Highline 200 TSI 2020: R$ 76.990
Polo Highline – cores
Confira as cores disponíveis para o Volkswagen Polo Highline:
- Preto Ninja (sem custos adicionais)
- Branco Cristal (sólida, por R$ 490)
- Vermelho Tornado (sólida, por R$ 490)
- Azul Night (metálica, por R$ 1.570)
- Cinza Platinum (metálica, por R$ 1.570)
- Prata Sirius (metálica, por R$ 1.570)
- Prata Tungstênio (metálica, por R$ 1.570)
Polo Highline – motor
O Polo Highline é equipado com motor 1.0 TSI (Turbocharged Stratified Injection) de 128 cv de potência e 200 Nm de torque (20,4 kgfm). Uma das vantagens desse conjunto mecânico é entregar muito torque em baixa rotação.
Além da topo de linha, esse conjunto mecânico também é encontrado na versão Comfortline e em outros modelos da Volks, como o Virtus e T-Cross.
O câmbio, por sua vez, é AQ250-6F automático de seis velocidades. E fornece mudanças rápidas e suavizadas. Para quem curte esportividade, as trocas de marchas podem ser feitas pelas aletas atrás do volante (shift paddles).
Com etanol, o Polo Highline faz 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e 9,3 segundos se abastecido com gasolina. Quanto ao consumo, abastecido com gasolina, o Polo Highline faz 11,4 km/l na cidade (7,9 km/l com etanol) e 13,9 km/l na estrada (9,5 km/l com etanol), segundo a própria Volkswagen.
Polo Highline – consumo
Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro checados pelo NA, o Polo Highline TSI faz:
- Consumo 11,4 km/l de gasolina na cidade e 13,9 km/l na estrada;
- Consumo 7,9 km/l de etanol na cidade e 9,5 km/l na estrada.
Polo Highline – desempenho
Veja abaixo os números de desempenho do Polo Highline, segundo a Volkswagen:
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos com etanol;
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos com gasolina.
Polo Highline – garantia e revisões
Veja abaixo os preços das revisões tabeladas do Polo Highline:
- Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 523,55
- Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 583,35
- Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 511,05
- Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 923,14
- Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 511,05
- Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 583,35
- Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 511,05
- Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 923,14
- Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 511,05
- Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 583,35
Valores checados no site da Volkswagen.
Polo Highline – ficha técnica
Motor Polo Highline |
Highline 200 TSI |
Tipo | Etanol e Gasolina |
Número de cilindros | 3 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 |
Válvulas por cilindro | 4 |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Máxima Líquida | Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500 |
Torque Máximo | 20,4 kgfm com gasolina / etanol a 2.000/3.500 rpm |
Transmissão |
|
Tipo | Automática de 6 velocidades |
Tração Polo Highline |
|
Tipo | Dianteira |
Freios |
|
Tipo | Disco ventilado na dianteira e disco na traseira |
Direção |
|
Tipo | Elétrica |
Suspensão |
|
Dianteira | Independente, braços sobrepostos |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
|
Rodas | 16″ Design Avalanche |
Pneus | 195/55 R16 |
Dimensões Polo Highline |
|
Comprimento total (mm) | 4.057 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1.751 |
Altura (mm) | 1.468 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.565 |
Capacidades |
|
Porta-malas (litros) | 300 |
Tanque (litros) | 52 |
Carga útil (kg) | 447 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.178 |
Polo Highline – fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Polo Highline: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Polo Highline: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário