Os grupos PSA e FCA (imagem acima divulgada pela PSA) oficialmente anunciaram em simultâneo as negociações para fusão de suas operações mundiais para criação de um dos maiores grupos automotivos. Com isso, as duas companhias querem forjar a construção do quarto fabricante global de veículos com 8,7 milhões de unidades por ano.
O Conselho Fiscal da Peugeot SA e o Conselho de Administração da Fiat Chrysler Automobiles NV concordaram em trocar 50% de ações de cada grupo. A decisão foi unanime entre os membros dos respectivos conselhos, o que dá sinal verde para os ajustes necessários dos dois lados para de fato iniciar a fusão.
PSA e FCA esclarecem que o comunicado é apenas informativo e que não se constitui no momento de assinatura de compra e venda de ações e outros ativos das duas montadoras. Com base em dados de 2018, as empresas em conjunto possuem um faturamento global de € 170 bilhões com € 11 bilhões em lucro operacional.
A conta exclui as empresas Magneti Marelli e Faurecia. PSA e FCA dizem que o negócio acrescentará € 3,7 bilhões às operações globais sem o fechamento de qualquer fábrica, garantem as duas empresas. O objetivo é investir em plataformas de veículos, motores e transmissões, compras globais de peças e componentes e aplicações em tecnologias futuras.
A fusão garantirá uma sinergia entre PSA e FCA de 80% nos próximos quatro anos, representando € 2,8 bilhões. Sócios iguais, PSA e FCA vislumbram reduzir os custos globais em muitos bilhões de euros.
“Essa convergência agrega valor significativo a todas as partes interessadas e abre um futuro brilhante para a entidade combinada. Estou satisfeito com o trabalho já realizado com Mike e ficarei muito feliz em trabalhar com ele para construir uma ótima empresa juntos”, disse Carlos Tavares, CEO da PSA.
Já Mike Manley, CEO da FCA fala também sobre o assunto: “Estou encantado com a oportunidade de trabalhar com Carlos e sua equipe nessa combinação potencialmente inovadora. Temos um longo histórico de cooperação bem-sucedida com o Grupo PSA e estou convencido de que, junto com nosso grande pessoal, podemos criar uma empresa de mobilidade global de classe mundial “.
A nova empresa terá seu capital nas bolsas de Paris, Milão e Nova Iorque. Para fechar o negócio, a PSA vai paralisar a envio de dividendos para as empresas EXOR NV, da Bpifrance Participations SA, da DFG e da família Peugeot por sete anos, mas esta última poderá ampliar sua participação em até 2,5% na nova empresa.
A FCA deverá pagar € 5,5 bilhões em dividendos aos seus acionistas e saindo também da empresa Comau, tal como a PSA se livrará de 46% da Faurecia. Dessa forma, as duas empresas chegam equilibradas financeiramente à fusão para criar a nova empresa, que já tem duas marcas de destaque: Alfa Romeo e Maserati, únicas citadas no comunicado.
Também é citada a importância da presença da FCA nos mercados dos EUA e Brasil. Dentro da companhia a ser constituída, as ações de cada acionista individual com direito a voto nunca exceda 30%. E o que muda por aqui? No Brasil, a PSA tem a fábrica de Porto Real-RJ já preparando-se para fazer a plataforma CMP.
Betim-MG e Goiana-PE são as principais fábricas da FCA no país, tendo ainda unidades em Sete Lagoas-MG (Iveco) e Campo Largo-PR (FPT). Combinadas, as vendas em 2019 somam 20,45% de market share com Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot, sem contar a Iveco.
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