Importado da Europa, o Polo GTI é, sem sombra de dúvidas, um esportivo emblemático. Lançado entre os anos de 2006 e 2007, o carro tivera poucas unidades no Brasil, exatamente 30, para tristeza dos fãs.
O número limitado que veio ao Brasil é, inclusive, contado pelos donos. Não é difícil encontrar proprietários do carro dizendo que “este é o quarto de trinta” ou “este é o décimo de trinta”. Vale dizer que de 30 unidades, dez foram para a imprensa.
Na época, o Polo GTI chegou ao país sul-americano com valor altíssimo, cerca de R$ 99 mil. Isso fez dele o Polo mais caro do Brasil, até hoje. Encontrar o hatch esportivo na rua não é uma tarefa fácil, localizar à venda, idem.
E quando achar, pode preparar o bolso, porque ele continua caro, mesmo que usado.
O Notícias Automotivas localizou o Polo GTI 2006/2007 sendo vendido por R$ 47 mil (o mais barato), por outro lado, também encontrou por R$ 55 mil. A média fica em R$ 44 mil.
Conhecido como um hot hatch, o Polo GTI era considerado um mini Audi A3, até mesmo por compartilhar da mesma motorização da montadora das argolas.
Embaixo do capô, ele abriga motor turbo 1.8 a gasolina de 20 válvulas, que propicia 150 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. Alguns proprietários dizem que esses números vão além, na prática.
Com relação aos equipamentos, o hatch entrega airbags frontais duplos, freio a disco nas quatro rodas, ar-condicionado digital, sistema isofix para fixação de cadeirinhas, rádio e CD player, airbags frontais e laterais, e rodas de 16 polegadas.
Não vinha com teto solar, sensor de chuva e sensor crepuscular. Apoio de braço central era outro item que o esportivo ficava devendo. As opções de cores também eram reduzidas, sendo 20 unidades em Prata Sirius e 10 no tom Vermelho Flash.
Polo GTI – detalhes
Junto do cupê Eos, Kombi, Touareg W12 e Beetle Convertible, a Volkswagen apresentou em seu gigante estande no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2006 a linha Polo (Polo e Polo Sedã), apesar disso, o destaque mesmo ficou para o exclusivo Polo GTI, é claro.
No Salão de São Paulo, mesmo com um valor alto para àquela época, interessados pelo modelo não faltaram. No entanto, mesmo assim a Volks não ampliou a quantidade destinada ao Brasil.
É importante dizer que a empresa ia enviar da Europa para o Brasil lotes de 30 GTIs, mas parece que ela desistiu, e resolveu trabalhar apenas um lote.
Internamente, como é tradição em modelos como esse, o Polo GTI apresenta assento esportivo especial xadrez (dianteiro e traseiro), que, ao mesmo tempo, remetem a algo clássico, dos anos 70 e 80.
Quem vai atrás ganha encosto de cabeça, incluindo no meio, e cinto de três pontos.
Mesmo que seja um carro pequeno, o Polo GTI garante conforto aos ocupantes. Há espaço razoável para as pernas de quem vai atrás. Embora isso, a traseira é adequada apenas para dois passageiros adultos.
Além disso, a cabine é bem arejada, há bom espaço para a cabeça e para as pernas do passageiro da frente.
Para fazer jus ao nome, a Volkswagen caprichou nos bancos. Além dos detalhes, eles abraçam o condutor, algo que é visto no Polo GTS, que tem estreia marcada para o primeiro trimestre de 2020 aqui no Brasil.
O volante também é esportivo, a polaina e o manípulo da alavanca de câmbio são em couro, assim como o punho do freio de mão.
O vermelho, que já virou sinônimo de esportivo, se faz presente nas costuras do volante, no câmbio, no freio de mão, no cinto de segurança onde ainda mescla com preto, e no xadrez dos assentos.
O pedal, por sua vez, é em alumínio. Ainda por dentro, a sigla GTI está presente nos bancos, volante, manopla do câmbio e soleira de porta.
Uma superfície parecida a metal faz o aprimoramento da aparência do console central e dos painéis em torno das saídas de ar laterais no cockpit. O painel ganhou tons azulados, outro detalhe exclusivo nesse carro.
O Polo GTI é um hatch de duas portas, possui 3.915 metros de comprimento, 1.459 metro de altura, 2.464 mm de entre-eixos e porta-malas de 270 litros. O pequeno esportivo tem como destaque a grade dianteira em formato de colmeia acompanhada da sigla GTI.
Os faróis multifacetados são esportivos o suficiente. As rodas de cinco raios acompanham a esportividade, além de oferecer pinças de freio vermelhas, e escapamentos duplos.
Infelizmente, a precariedade das ruas brasileiras é um empecilho para um carro como esse. O Polo GTI de 2006 não é um veículo tão alto, portanto, poderia gerar algumas dores de cabeça afetando pneus, rodas e suspensão.
Tampa de bueiro, buraco um pouco mais profundo na via já poderiam afetá-lo.
Um carro de quase R$ 100 mil não podia pecar em equipamentos. Portanto, a Volkswagen não economizou em tecnologia, principalmente em segurança. Não à toa, o esportivo recebeu quatro estrelas nos testes do NCAP.
O Polo GTI foi entregue aos seus donos com airbags duplos frontais e laterais, controle de tração e estabilidade, controle de pressão dos pneus, freios ABS, vidros e trava elétricos e outros.
Quando lançado, o Volkswagen Polo GTI chegou custando exatos R$ 99.800.
Polo GTI – motor
Andar em um Polo GTI é sinônimo de diversão, em especial para quem gosta de velocidade. O carro recebeu o mesmo motor do primo Audi A3 nacional: motorização com intercooler, de cinco válvulas por cilindros (20V).
Sendo então: turbo de 1,8 litro gerando 150 cv de potência a 5.200 rpm de 22,4 kgfm de torque. Caso quisesse, era viável optar por um upgrade, no qual disponibiliza 180 cv de potência.
Já a transmissão é manual de cinco velocidades, que permite que ele faça de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. A velocidade máxima é de 216 km/h.
O Polo GTI é um esportivo que anda realmente grudado no chão, além de proporcionar excelentes arrancadas e retomadas. É um carro duro de dirigir, como deve ser um legítimo esportivo. Com os freios a disco nas quatros rodas, o veículo freia muito bem.
Ao pressionar o acelerador, pode-se notar o Polo GTI levantando para frente. No momento em que o turbo entra em ação, ainda em baixas rotações, nota-se um pouco de desconforto, isso porque o carro irá fazer alguns “trancos”, fazendo motorista e passageiros se mexerem.
O condutor pode perceber e ouvir o turbo girar suavemente à medida que as rotações aumentam e há também uma grande sensação de elasticidade no motor.
Em altas velocidades, o ruído do vento não é tão perceptível, embora o do motor seja.
Versão da Europa que não veio ao Brasil
Após 13 anos, o Brasil não teve um esportivo compacto tão feroz quanto o Polo GTI. Vimos por aqui o Fiat Punto T-Jet e o Ford Ka XR, por exemplo.
Porém, eles não eram tão similares à “linha” GTI do Polo. Para animar alguns motoristas, desembarcaram aqui o Peugeot 208 GT e Renault Sandero R.S., mas nada parecido com o hot hatch.
A Volkswagen trabalhou bem em alguns detalhes do novo Polo GTI. Detalhes estes que remetem à versão de 2006/2007, gerando uma leve nostalgia. Podemos destacar: a costura no câmbio na cor vermelha, no volante, soleira de porta e grade frontal com a sigla GTI, além do volante.
Os bancos permanecem com linhas em xadrez, mas podemos dizer que eles ganharam um “upgrade” no design.
O conjunto do Polo GTI europeu é um sonho para os aficionados por modelos assim: seu motor é 2.0 TSI EA888 tem 200 cv de potência e torque de 32,6 kgfm de 1.500 a 4.440 rpm.
Acompanha a opção de câmbio manual de seis velocidades ou de dupla embreagem (DSG) com a mesma quantidade de marchas. Em sua versão manual, o Polo GTI europeu faz de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.
Sobre os equipamentos: o ar-condicionado é dual zone, multimídia com espelhamento para smartphones, som da Beats Audio, painel de instrumentos digital e faróis full-LED. Nessa versão há teto-solar, porém como opcional.
Na Alemanha, o Polo GTI é vendido por 23.350 euros em sua versão manual (cerca de R$ 107 mil fazendo a conversão). Já a opção DSG pode chegar a 24.925 euros (cerca de R$ 114 mil fazendo a conversão).
Agora você deve estar se perguntando sobre esse carrão no Brasil, certo? A Volkswagen é bem direta em dizer que ele não virá ao nosso país.
Conclusão: tanto o de 2006 em sua edição limitada quanto o novo europeu são carros para deixar nós, brasileiros, apenas admirando.
Polo GTI 2006 – ficha técnica
O Volkswagen Polo GTI 2006/2007 conta com força suficiente para passar outros veículos “maiores” nos semáforos.
Ele também é pequeno o suficiente para trafegar com facilidade em ruas estreitas e estacionamentos apertados.
Suas dimensões contribuem para a facilidade geral de uso do Polo GTI no cotidiano, embora o espaço do porta-malas possa não ser tão abundante, bem como o espaço dos bancos traseiros. No mais, a diversão está garantida.
Confira abaixo a ficha técnica do Polo GTI 2006/2007:
Motor Polo GTI: 1.8 Mi 150cv 20V Turbo
Potência: 150 cv de potência a 5.200 rpm (upgrade 180 cv T Vermelho)
Velocidade máxima: 216 km/h
Torque: 22,4 mkgf a 1.950 rpm
Aceleração: de 0 a 100 km/h: 8,2 segundos
Combustível: gasolina
Consumo urbano: 7,8 km/l
Consumo rodoviário: 15,1 km/l
Transmissão: manual, de cinco velocidades
Tração: Dianteira
Comprimento: 3915 metros
Altura: 1459 metro
Peso: 1164 kg
Entre-eixos: 2464 mm
Tanque de combustível: 45 litros
Porta-malas: 270 litros
Preço (média usado Polo GTI): R$ 44.326
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