Um dos carros mais seguros da América Latina, o Volkswagen Polo TSI é um hatch compacto e interessante para quem busca por modernidade e bons equipamentos, isso em comparação com os seus concorrentes.
No Brasil, o Polo com motor TSI é comercializado em três variações, são elas: Sense 200 TSI (versão PCD — pessoa com deficiência), Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI.
Além dessas opções, o hatch está à venda em outras configurações: 1.0 e 1.6 MSI.
No mercado nacional ele disputa público com as versões completas do Fiat Argo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Toyota Yaris, Ford Ka, Peugeot 208 e Renault Sandero.
No ano passado, o Volkswagen Polo foi o sexto carro mais vendido no Brasil. No primeiro semestre de 2019, o modelo foi 10º carro mais vendido, ficando atrás do Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, Chevrolet Prisma, Renault Kwid, Volkswagen Gol, Fiat Strada, Fiat Argo e Jeep Renegade.
Além da família Polo TSI e outras, a Volkswagen se prepara para trazer a versão esportiva do carro. Trata-se do Polo GTS e, junto, a montadora irá lançar o Virtus GTS. Ambos desembarcam no Brasil no primeiro trimestre de 2020.
Enquanto a versão esportiva não chega, conheça abaixo mais sobre as três versões do Polo TSI e outros detalhes sobre o carro:
Polo TSI – história
Lançado oficialmente em 1975, o Polo é um carro emblemático. No mesmo ano, em sua primeira geração, o carro surgiu como Audi. Naquela época, o hatch já estava em seu auge, com 500 mil modelos comercializados.
A segunda geração foi anunciada em 1981 e assim permaneceu até 1994. Com plataforma MK2 e duas opções de carrocerias, com modificações na traseira: a versão esportiva passou a ser chamada de Coupé. A versão que parecia com uma perua, foi batizada de Hatchback.
Na década de 90, o hatch ganhou um facelift, com novos faróis retangulares, uma mecânica aperfeiçoada, injeção eletrônica nos modelos 1.0 e 1.3 e outros itens de segurança.
A terceira geração do Polo foi lançada em 1994 com visual sofisticado e design arredondado. O conjunto mecânico era 1.0 e 1.2 proporcionando 45 e 55 cv de potência. Também havia uma opção turbodiesel 1.9, que gerava até 90 cv de potência.
Foi o Polo (ainda em sua terceira geração) o responsável pelo surgimento do Seat Ibiza. Outro originário foi o Polo Classic, lançado em 1997 e vendido no Brasil com motor 1.8 de 90 cv de potência. O modelo foi lançado para substituir o Derby.
Em 2001, a Volkswagen apresentou o Polo nacional. Permanecendo com os faróis arredondados e acabamento sofisticado. Em solo nacional ele ganhou motor 1.6 de 101 cv além de uma versão 1.0 16V de 79 cv potência. Produzido no Brasil, logo em seguida o Polo ganhou uma opção sedan.
Anos depois a Volks apresentou um facelift de 2006. Em seguida havia lançado o Polo GTI (importado). Um esportivo de três portas 1.8 20V turbo e 150 cv.
Renovado e lançado na Europa, a quinta geração não chegou ao Brasil. Portanto, ficamos apenas com 4ª até o ano de 2015.
Em 2010, a montadora chegou a apresentar um CrossPolo.
Em 2017 é lançada a 6ª geração com plataforma MQB A0 e motores 1.0, 1.6 e 1.0 TSI.
Polo TSI – detalhes
O Polo TSI pode ser encontrado em três versões: Sense, Comfortline e Highline, sendo a última a topo de linha. As três possuem motor 1.0 TSI e transmissão automática de 6 velocidades, de série.
O Polo mais barato hoje sai por R$ 53.590, com motor 1.0 MPI. Porém, se você busca especificamente pela configuração TSI, terá que desembolsar cerca de R$ 70 mil na versão Sense (modelo que também é destinado a PCD); ou R$ 71.560, no Polo TSI Comfortline; ou R$ 76.990, no Polo TSI Highline.
Importante dizer que, ao contrário das outras opções, o Polo TSI Sense não oferece opcionais e está disponível nas cores: preta, vermelha e branca, apenas.
Entre os itens de série nas três versões do Polo TSI, podemos destacar: sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), computador de bordo com display multifuncional plus e assistente para partida em aclive/subida.
Equipado com quatro airbags em todas as versões, o Polo TSI obteve nota máxima no teste de segurança do Latin NCAP. De acordo com o Programa de Avaliação, o hatch compacto conseguiu manter a integridade estrutural durante os impactos na frente, lateral, bem como lateral de poste.
O destaque ainda ficou para a proteção de crianças, graças às ancoragens Isofix e cinto de três pontos. Já a proteção de pedestre foi avaliada como “padrão” pelo Latin NCAP.
Polo TSI – versões
O Polo TSI pode ser encontrado nas seguintes versões:
- Polo Sense 200 TSI 2020
- Polo Comfortline 200 TSI 2020
- Polo Highline 200 TSI 2020
Polo TSI – equipamentos
Polo TSI Sense 2020
Segurança: assistente para partida em aclive/subida, sensor de estacionamento traseiro, dois airbags dianteiros e dois laterais para os ocupantes dianteiros, alerta visual e sonoro de não utilização dos cintos de segurança (dianteiros), controle eletrônico de estabilidade, de tração e eletrônico do diferencial e fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX.
Conforto: banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, uma luz de leitura dianteira e duas traseiras, três apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura, ar condicionado com filtro de poeira e pólen, banco traseiro com encosto rebatível, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro, e vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros.
Visual e acabamento: palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinâmico, colunas centrais externas com aplique preto fosco, manopla da alavanca de transmissão em couro, para-choques dianteiro, traseiro, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do Polo TSI, rodas em aço aro 15″ e pneus 185/65 R15 e super-calotas “Sports”.
Tecnologia: direção elétrica, quatro alto-falantes, antena no teto, computador de bordo com display multifuncional, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível e volante de direção multifuncional.
Polo TSI Comfortline 2020
Segurança: acompanha faróis de neblina com luz de conversão estática.
Conforto: agrega banco traseiro com encosto rebatível bipartido, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga.
Visual e acabamento: ganha revestimentos dos bancos em tecido, rodas de liga leve 15″ Design Viper com pneus 185/65 R15, iluminação do porta-luvas, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, suporte para celular com entrada USB para carga.
Tecnologia: ganha quatro alto-falantes e dois tweeters.
Polo TSI Highline 2020
Segurança: ganha luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina.
Conforto: ganha ar condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, destravamento do encosto para banco dianteiro direito e manopla da alavanca do freio de mão em couro.
Visual e acabamento: ganha revestimentos dos bancos em tecido, pneus 195/55 R16, rodas de liga leve 16″ Design Avalanche, porta-luvas iluminado e refrigerado e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.
Tecnologia: agrega “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles” e controle automático de velocidade (piloto automático).
Polo TSI – opcionais
Polo Comfortline 2020
- Couro sintético NATIVE (R$ 660): revestimento dos bancos em couro sintético “Native”.
- Rodas em liga-leve 16 polegadas (R$ 1.285): pneus 195/55 R16 e rodas de liga leve 16″ Design Avalanche.
- Tech I (R$ 1.965): “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, “Park Pilot” – sensor de estacionamento dianteiro, “Piloto automático” – controle automático de velocidade, espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico), faróis com função coming/leaving home, sensor de chuva e crepuscular, volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles”.
- Tech II (R$ 3.240): “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, “Park Pilot” – sensor de estacionamento dianteiro, “Piloto automático” – controle automático de velocidade, ar condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, câmera traseira, detector de fadiga, espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico), faróis com função coming/leaving home, indicador de pressão dos pneus e Post Collision Brake, porta-luvas iluminado e refrigerado, sensor de chuva e crepuscular, e volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles”.
- Beats Sound (R$ 3.020): “s.a.v.e.” – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, adesivos laterais e soleira das portas dianteiras com aplique “Beats”, pneus 195/55 R16, rede no porta-malas, rodas de liga leve 16″ Design Avalanche, sistema de som Beats com quatro alto-falantes, dois tweeters, amplificador e subwoofer com ajustes especiais e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.
Polo Highline 2020
- Couro sintético NATIVE (R$ 660): revestimento dos bancos em couro sintético “Native”.
- Rodas (R$ 1.090): rodas de liga leve 17″ Design Razor.
- Beats Sound (R$ 2.400): “s.a.v.e.” – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, adesivos laterais e soleira das portas dianteiras com aplique “Beats”, rede no porta-malas, sistema de som Beats com quatro alto-falantes, dois tweeters, amplificador e subwoofer com ajustes especiais.
- Tech High (R$ 4.290): “Park Pilot” – sensor de estacionamento dianteiro, antena Diversity, comando de voz, câmera traseira, detector de fadiga, espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico), faróis com função “coming/leaving home” e luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina, indicador de pressão dos pneus e Post Collision Brake, instrumento combinado digital (Active Info Display), sensor de chuva e crepuscular, sistema de infotainment “Discovery Media” com CD-Player, App-connect e comando de voz e sistema de navegação.
Polo TSI – preços
Veja abaixo os preços do Polo TSI:
- Polo Sense 200 TSI 2020: R$ 69.990
- Polo Comfortline 200 TSI 2020: R$ 71.560
- Polo Highline 200 TSI 2020: R$ 76.990
Polo TSI – cores
Confira as cores disponíveis para o Polo TSI:
Sense:
- Branco Cristal (sem custos adicionais)
- Preto Ninja (sem custos adicionais)
- Vermelho Tornado (sem custos adicionais)
Comfortline e Highline:
- Preto Ninja (sem custos adicionais)
- Branco Cristal (sólida, por R$ 490)
- Vermelho Tornado (sólida, por R$ 490)
- Azul Night (metálica, por R$ 1.570)
- Cinza Platinum (metálica, por R$ 1.570)
- Prata Sirius (metálica, por R$ 1.570)
- Prata Tungstênio (metálica, por R$ 1.570)
Polo TSI – motor
Já o motor TSI (Turbocharged Stratified Injection) é o mesmo que equipa outros carros da VW (Virtus e T-Cross). Ele garante 128 cv de potência e torque máximo 200Nm (20,4 kgfm) com etanol ou gasolina, de 2.000 a 3.500 rpm.
Com isso, o carro pode fazer de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos (com gasolina).
No Polo TSI, o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão. No turbo, ao invés dele espera o pistão puxar o ar, ele empurra o ar para dentro do motor, explica a Volkswagen.
Consequentemente, há mais economia de combustível, além de eficiência em desempenho.
Polo TSI – consumo
Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro checados pelo Notícias Automotivas, o Polo TSI faz:
- Sense: consumo 11,6 km/l de gasolina na cidade e 14,1 km/l na estrada;
- Sense: consumo 8 km/l de etanol na cidade e 9,8 km/l na estrada;
- Comfortline e Highline: consumo 11,4 km/l de gasolina na cidade e 13,9 km/l na estrada;
- Comfortline e Highline: consumo 7,9 km/l de etanol na cidade e 9,5 km/l na estrada.
Polo TSI – desempenho
Veja abaixo os números de desempenho do Polo TSI, segundo a Volkswagen:
- Sense: aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos com etanol;
- Sense: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos com gasolina.
- Comfortline e Highline: aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos com etanol;
- Comfortline e Highline: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos com gasolina.
Polo TSI – garantia e revisões
Veja abaixo os preços das revisões tabeladas do Polo TSI Sense, Comfortline e Highline:
- Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 523,55
- Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 583,35
- Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 511,05
- Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 923,14
- Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 511,05
- Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 583,35
- Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 511,05
- Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 923,14
- Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 511,05
- Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 583,35
Polo TSI – ficha técnica
Motor |
Sense 200 TSI (PCD) | Comfortline 200 TSI | Highline 200 TSI |
Tipo | Etanol e Gasolina | Etanol e Gasolina | Etanol e Gasolina |
Número de cilindros | 3 em linha | 3 em linha | 3 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 | 999 | 999 |
Válvulas por cilindro | 4 | 4 | 4 |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 10,5:1 | 10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta | Direta | Direta |
Potência Máxima Líquida | Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500 | Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500 | Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500 |
Torque Máximo | 20,4 kgfm com gasolina / etanol a 2.000/3.500 rpm | 20,4 kgfm com gasolina / etanol a 2.000/3.500 rpm | 20,4 kgfm com gasolina / etanol a 2.000/3.500 rpm |
Transmissão Polo TSI |
|||
Tipo | Automática de 6 velocidades | Automática de 6 velocidades | Automática de 6 velocidades |
Tração |
|||
Tipo | Dianteira | Dianteira | Dianteira |
Freios | |||
Tipo | Disco ventilado na dianteira e disco na traseira | Disco ventilado na dianteira e disco na traseira | Disco ventilado na dianteira e disco na traseira |
Direção |
|||
Tipo | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Suspensão | |||
Dianteira | Independente, braços sobrepostos | Independente, braços sobrepostos | Independente, braços sobrepostos |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
|||
Rodas | Aço aro 15″ | 16″ Design Avalanche | 16″ Design Avalanche |
Pneus | 185/65 R15 | 195/55 R16 | 195/55 R16 |
Dimensões Polo TSI |
|||
Comprimento total (mm) | 4.057 | 4.057 | 4.057 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1.751 | 1.751 | 1.751 |
Altura (mm) | 1.468 | 1.468 | 1.468 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.565 | 2.565 | 2.565 |
Capacidades |
|||
Porta-malas (litros) | 300 | 300 | 300 |
Tanque (litros) | 52 | 52 | 52 |
Carga útil (kg) | 447 | 433 | 447 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.178 | 1.147 | 1.178 |
Polo TSI – fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário