terça-feira, 22 de outubro de 2019

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Um dos carros mais seguros da América Latina, o Volkswagen Polo TSI é um hatch compacto e interessante para quem busca por modernidade e bons equipamentos, isso em comparação com os seus concorrentes.

No Brasil, o Polo com motor TSI é comercializado em três variações, são elas: Sense 200 TSI (versão PCD — pessoa com deficiência), Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI.

Além dessas opções, o hatch está à venda em outras configurações: 1.0 e 1.6 MSI.

No mercado nacional ele disputa público com as versões completas do Fiat Argo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Toyota Yaris, Ford Ka, Peugeot 208 e Renault Sandero.

No ano passado, o Volkswagen Polo foi o sexto carro mais vendido no Brasil. No primeiro semestre de 2019, o modelo foi 10º carro mais vendido, ficando atrás do Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, Chevrolet Prisma, Renault Kwid, Volkswagen Gol, Fiat Strada, Fiat Argo e Jeep Renegade.

Além da família Polo TSI e outras, a Volkswagen se prepara para trazer a versão esportiva do carro. Trata-se do Polo GTS e, junto, a montadora irá lançar o Virtus GTS. Ambos desembarcam no Brasil no primeiro trimestre de 2020.

Enquanto a versão esportiva não chega, conheça abaixo mais sobre as três versões do Polo TSI e outros detalhes sobre o carro:

Polo TSI – história

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos
Gerações do Volkswagen Polo

Lançado oficialmente em 1975, o Polo é um carro emblemático. No mesmo ano, em sua primeira geração, o carro surgiu como Audi. Naquela época, o hatch já estava em seu auge, com 500 mil modelos comercializados.

A segunda geração foi anunciada em 1981 e assim permaneceu até 1994. Com plataforma MK2 e duas opções de carrocerias, com modificações na traseira: a versão esportiva passou a ser chamada de Coupé. A versão que parecia com uma perua, foi batizada de Hatchback.

Na década de 90, o hatch ganhou um facelift, com novos faróis retangulares, uma mecânica aperfeiçoada, injeção eletrônica nos modelos 1.0 e 1.3 e outros itens de segurança.

A terceira geração do Polo foi lançada em 1994 com visual sofisticado e design arredondado. O conjunto mecânico era 1.0 e 1.2 proporcionando 45 e 55 cv de potência. Também havia uma opção turbodiesel 1.9, que gerava até 90 cv de potência.

Foi o Polo (ainda em sua terceira geração) o responsável pelo surgimento do Seat Ibiza. Outro originário foi o Polo Classic, lançado em 1997 e vendido no Brasil com motor 1.8 de 90 cv de potência. O modelo foi lançado para substituir o Derby.

Em 2001, a Volkswagen apresentou o Polo nacional. Permanecendo com os faróis arredondados e acabamento sofisticado. Em solo nacional ele ganhou motor 1.6 de 101 cv além de uma versão 1.0 16V de 79 cv potência. Produzido no Brasil, logo em seguida o Polo ganhou uma opção sedan.

Anos depois a Volks apresentou um facelift de 2006. Em seguida havia lançado o Polo GTI (importado). Um esportivo de três portas 1.8 20V turbo e 150 cv.

Renovado e lançado na Europa, a quinta geração não chegou ao Brasil. Portanto, ficamos apenas com 4ª até o ano de 2015.

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Em 2010, a montadora chegou a apresentar um CrossPolo.

Em 2017 é lançada a 6ª geração com plataforma MQB A0 e motores 1.0, 1.6 e 1.0 TSI.

Polo TSI – detalhes

O Polo TSI pode ser encontrado em três versões: Sense, Comfortline e Highline, sendo a última a topo de linha. As três possuem motor 1.0 TSI e transmissão automática de 6 velocidades, de série.

O Polo mais barato hoje sai por R$ 53.590, com motor 1.0 MPI. Porém, se você busca especificamente pela configuração TSI, terá que desembolsar cerca de R$ 70 mil na versão Sense (modelo que também é destinado a PCD); ou R$ 71.560, no Polo TSI Comfortline; ou R$ 76.990, no Polo TSI Highline.

Importante dizer que, ao contrário das outras opções, o Polo TSI Sense não oferece opcionais e está disponível nas cores: preta, vermelha e branca, apenas.

Entre os itens de série nas três versões do Polo TSI, podemos destacar: sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), computador de bordo com display multifuncional plus e assistente para partida em aclive/subida.

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Equipado com quatro airbags em todas as versões, o Polo TSI obteve nota máxima no teste de segurança do Latin NCAP. De acordo com o Programa de Avaliação, o hatch compacto conseguiu manter a integridade estrutural durante os impactos na frente, lateral, bem como lateral de poste.

O destaque ainda ficou para a proteção de crianças, graças às ancoragens Isofix e cinto de três pontos. Já a proteção de pedestre foi avaliada como “padrão” pelo Latin NCAP.

Polo TSI – versões

O Polo TSI pode ser encontrado nas seguintes versões:

  • Polo Sense 200 TSI 2020
  • Polo Comfortline 200 TSI 2020
  • Polo Highline 200 TSI 2020

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Polo TSI – equipamentos

Polo TSI Sense 2020

Segurança: assistente para partida em aclive/subida, sensor de estacionamento traseiro, dois airbags dianteiros e dois laterais para os ocupantes dianteiros, alerta visual e sonoro de não utilização dos cintos de segurança (dianteiros), controle eletrônico de estabilidade, de tração e eletrônico do diferencial e fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX.

Conforto: banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, uma luz de leitura dianteira e duas traseiras, três apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura, ar condicionado com filtro de poeira e pólen, banco traseiro com encosto rebatível, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro, e vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros.

Visual e acabamento: palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinâmico, colunas centrais externas com aplique preto fosco, manopla da alavanca de transmissão em couro, para-choques dianteiro, traseiro, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do Polo TSI, rodas em aço aro 15″ e pneus 185/65 R15 e super-calotas “Sports”.

Tecnologia: direção elétrica, quatro alto-falantes, antena no teto, computador de bordo com display multifuncional, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível e volante de direção multifuncional.

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Polo TSI Comfortline 2020

Segurança: acompanha faróis de neblina com luz de conversão estática.

Conforto: agrega banco traseiro com encosto rebatível bipartido, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga.

Visual e acabamento: ganha revestimentos dos bancos em tecido, rodas de liga leve 15″ Design Viper com pneus 185/65 R15, iluminação do porta-luvas, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, suporte para celular com entrada USB para carga.

Tecnologia: ganha quatro alto-falantes e dois tweeters.

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Polo TSI Highline 2020

Segurança: ganha luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina.

Conforto: ganha ar condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, destravamento do encosto para banco dianteiro direito e manopla da alavanca do freio de mão em couro.

Visual e acabamento: ganha revestimentos dos bancos em tecido, pneus 195/55 R16, rodas de liga leve 16″ Design Avalanche, porta-luvas iluminado e refrigerado e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.

Tecnologia: agrega “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles” e controle automático de velocidade (piloto automático).

Polo TSI – opcionais

Polo Comfortline 2020

  • Couro sintético NATIVE (R$ 660): revestimento dos bancos em couro sintético “Native”.
  • Rodas em liga-leve 16 polegadas (R$ 1.285): pneus 195/55 R16 e rodas de liga leve 16″ Design Avalanche.
  • Tech I (R$ 1.965): “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, “Park Pilot” – sensor de estacionamento dianteiro, “Piloto automático” – controle automático de velocidade, espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico), faróis com função coming/leaving home, sensor de chuva e crepuscular, volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles”.
  • Tech II (R$ 3.240): “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, “Park Pilot” – sensor de estacionamento dianteiro, “Piloto automático” – controle automático de velocidade, ar condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, câmera traseira, detector de fadiga, espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico), faróis com função coming/leaving home, indicador de pressão dos pneus e Post Collision Brake, porta-luvas iluminado e refrigerado, sensor de chuva e crepuscular, e volante multifuncional revestido em couro com “shift paddles”.
  • Beats Sound (R$ 3.020): “s.a.v.e.” – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, adesivos laterais e soleira das portas dianteiras com aplique “Beats”, pneus 195/55 R16, rede no porta-malas, rodas de liga leve 16″ Design Avalanche, sistema de som Beats com quatro alto-falantes, dois tweeters, amplificador e subwoofer com ajustes especiais e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.

Polo Highline 2020

  • Couro sintético NATIVE (R$ 660): revestimento dos bancos em couro sintético “Native”.
  • Rodas (R$ 1.090): rodas de liga leve 17″ Design Razor.
  • Beats Sound (R$ 2.400): “s.a.v.e.” – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, adesivos laterais e soleira das portas dianteiras com aplique “Beats”, rede no porta-malas, sistema de som Beats com quatro alto-falantes, dois tweeters, amplificador e subwoofer com ajustes especiais.
  • Tech High (R$ 4.290): “Park Pilot” – sensor de estacionamento dianteiro, antena Diversity, comando de voz, câmera traseira, detector de fadiga, espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico), faróis com função “coming/leaving home” e luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina, indicador de pressão dos pneus e Post Collision Brake, instrumento combinado digital (Active Info Display), sensor de chuva e crepuscular, sistema de infotainment “Discovery Media” com CD-Player, App-connect e comando de voz e sistema de navegação.

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Polo TSI – preços

Veja abaixo os preços do Polo TSI:

  • Polo Sense 200 TSI 2020: R$ 69.990
  • Polo Comfortline 200 TSI 2020: R$ 71.560
  • Polo Highline 200 TSI 2020: R$ 76.990

Polo TSI – cores

Confira as cores disponíveis para o Polo TSI:

Sense:

  • Branco Cristal (sem custos adicionais)
  • Preto Ninja (sem custos adicionais)
  • Vermelho Tornado (sem custos adicionais)

Comfortline e Highline:

  • Preto Ninja (sem custos adicionais)
  • Branco Cristal (sólida, por R$ 490)
  • Vermelho Tornado (sólida, por R$ 490)
  • Azul Night (metálica, por R$ 1.570)
  • Cinza Platinum (metálica, por R$ 1.570)
  • Prata Sirius (metálica, por R$ 1.570)
  • Prata Tungstênio (metálica, por R$ 1.570)

Polo TSI – motor

Já o motor TSI (Turbocharged Stratified Injection) é o mesmo que equipa outros carros da VW (Virtus e T-Cross). Ele garante 128 cv de potência e torque máximo 200Nm (20,4 kgfm) com etanol ou gasolina, de 2.000 a 3.500 rpm.

Com isso, o carro pode fazer de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos (com gasolina).

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

No Polo TSI, o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão. No turbo, ao invés dele espera o pistão puxar o ar, ele empurra o ar para dentro do motor, explica a Volkswagen.

Consequentemente, há mais economia de combustível, além de eficiência em desempenho.

Polo TSI – consumo

Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro checados pelo Notícias Automotivas, o Polo TSI faz:

  • Sense: consumo 11,6 km/l de gasolina na cidade e 14,1 km/l na estrada;
  • Sense: consumo 8 km/l de etanol na cidade e 9,8 km/l na estrada;
  • Comfortline e Highline: consumo 11,4 km/l de gasolina na cidade e 13,9 km/l na estrada;
  • Comfortline e Highline: consumo 7,9 km/l de etanol na cidade e 9,5 km/l na estrada.

Polo TSI – desempenho

Veja abaixo os números de desempenho do Polo TSI, segundo a Volkswagen:

  • Sense: aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos com etanol;
  • Sense: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos com gasolina.
  • Comfortline e Highline: aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos com etanol;
  • Comfortline e Highline: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos com gasolina.

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

Polo TSI – garantia e revisões

Veja abaixo os preços das revisões tabeladas do Polo TSI Sense, Comfortline e Highline:

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 523,55
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 583,35
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 511,05
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 923,14
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 511,05
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 583,35
  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 511,05
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 923,14
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 511,05
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 583,35

Polo TSI – ficha técnica

Motor 

Sense 200 TSI (PCD) Comfortline 200 TSI Highline 200 TSI
Tipo Etanol e Gasolina Etanol e Gasolina Etanol e Gasolina
Número de cilindros  3 em linha 3 em linha 3 em linha
Cilindrada em cm3  999 999 999
Válvulas por cilindro 4 4 4
Taxa de compressão  10,5:1 10,5:1 10,5:1
Injeção eletrônica de combustível Direta Direta Direta 
Potência Máxima Líquida  Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500 Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500 Gasolina: 116 cv @ 5500 rpm / Etanol: 128 cv @ 5500
Torque Máximo 20,4 kgfm com gasolina / etanol a 2.000/3.500 rpm 20,4 kgfm com gasolina / etanol a 2.000/3.500 rpm 20,4 kgfm com gasolina / etanol a 2.000/3.500 rpm

Transmissão Polo TSI

Tipo Automática de 6 velocidades Automática de 6 velocidades Automática de 6 velocidades

Tração

Tipo Dianteira  Dianteira  Dianteira 
Freios
Tipo Disco ventilado na dianteira e disco na traseira Disco ventilado na dianteira e disco na traseira Disco ventilado na dianteira e disco na traseira

Direção

Tipo Elétrica Elétrica Elétrica
Suspensão
Dianteira Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos Independente, braços sobrepostos
Traseira Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas Aço aro 15″ 16″ Design Avalanche 16″ Design Avalanche
Pneus 185/65 R15 195/55 R16 195/55 R16

Dimensões Polo TSI

Comprimento total (mm) 4.057 4.057 4.057
Largura sem retrovisores (mm) 1.751 1.751 1.751
Altura (mm) 1.468 1.468 1.468
Distância entre os eixos (mm) 2.565 2.565 2.565

Capacidades

Porta-malas (litros)  300 300 300
Tanque (litros) 52 52 52
Carga útil (kg) 447 433 447
Peso em ordem de marcha (kg) 1.178 1.147 1.178

Polo TSI – fotos

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos
Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos
Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos
Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos
Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos
Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos
Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos
Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos
Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos

© Noticias Automotivas. A notícia Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Polo TSI: detalhes, preços, consumo, desempenho, fotos publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário