sábado, 19 de outubro de 2019

Como funciona a Economia como Componente de um Sistema Complexo

Analisando a Economia com um dos componentes interativos dos quais emerge um Sistema Complexo, abandona-se o paradigma inspirado na Física Newtoniana, referência para todo o pensamento — e jargão — neoclássico: equilíbrio. Os ortodoxos são binários. Pensam a economia como em equilíbrio ou fora do equilíbrio. Neste caso, provavelmente, culpam o Estado e os sindicatos — e defendem o livre-mercado, isto é, a autorregulação da comunidade pelo mercado ou a  “desincrustração” deste em relação à sociedade!

Na visão do mainstream, em especial da Escola Austríaca, não há nada a fazer contra o desequilíbrio, o laissez-faire se encarrega de tudo, porque há apenas dois tipos de problemas no mundo:

  1. os insolúveis…
  2. os que se resolvem por si só!

Economia como parte de um Sistema Complexo, incrustada na Sociedade, ou Mercado e Estado submissos à Comunidade, analisa a auto-organização a cada momento. São configurações transitórias como fossem um fractal.

Entenda, didaticamente, como se analisa a economia-de-mercado em ciclos de endividamento assistindo o vídeo acima, baseado no livro de Ray Dalio. São seguidas (e irregulares) fases sem periodicidade predefinida.

Leia minha tradução de parte do livroRAY DALIO – Crise da Grande Dívida

Como funciona a Economia como Componente de um Sistema Complexo publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário