Para seguir a toada dos concorrentes, o Renault Sandero automático 2020 foi lançado recentemente como uma das principais novidades da linha. Combinado ao motor 1.6 SCe flex, o novo câmbio automático CVT consegue proporcionar maior conforto e eficiência, sobretudo na condução do dia a dia.
Este modelo está disponível somente nas versões mais caras da gama: a Zen e a Intense. Para levar um Sandero automático para a casa, é preciso desembolsar pelo menos R$ 63.890.
Tal valor é maior que o de outros hatches compactos automáticos em suas versões mais básicas, como Chevrolet Onix, Ford Ka e Hyundai HB20, que também são mais completos.
Confira abaixo tudo sobre o novo Sandero automático:
Renault Sandero automático – detalhes
Depois de muito tempo de espera por parte dos consumidores, a Renault, enfim, passou a oferecer um câmbio automático de verdade para os compactos Sandero e Logan.
Os modelos ganharam retoques no visual e no interior, ligeiras melhorias mecânicas e novos equipamentos na linha 2020, anunciada em julho de 2019.
O Sandero CVT 2020, como o próprio nome indica, traz a transmissão continuamente variável. Trata-se do mesmo câmbio X-Tronic CVT encontrado em modelos como Duster e Captur, além de carros da Nissan como Kicks, March, Versa e Sentra.
Para ser ainda mais diferenciado, o Sandero automático traz um visual mais aventureiro, mas sem tantos penduricalhos como no Sandero Stepway. Ele recebeu faróis com luzes diurnas em LED, grade redesenhada, novo para-choque, molduras nas caixas de roda, soleiras, rodas de 15 ou 16 polegadas exclusivas, lanternas em LED que se prolongam sobre a tampa, entre outros.
Fora isso, ele é mais alto que os demais modelos da linha, com 18,5 centímetros de altura livre em relação ao solo. Isso porque a caixa do CVT fica mais baixa que o cárter, exigindo uma elevação extra para deixa-lo mais distante do chão.
Por dentro, o volante é novo, bem como o painel de instrumentos e outros detalhes de acabamento. Ele traz também uma central multimídia renovada que agora espelha a tela de smartphones Android e iOS.
O câmbio CVT tem uma alavanca que mais parece a de um câmbio manual, com pomo prateado e a opção de trocas manuais pela própria alavanca.
Todo o conjunto entrega um desempenho razoável, sobretudo se você for utilizar o Sandero CVT mais na cidade. A transmissão automática, como todo bom CVT, tem funcionamento suave e bom desempenho em arrancadas.
Todavia, em velocidades mais altas ele vai “morrendo” e é necessário dar um pequeno tranco com pé no pedal do acelerador para dar uma reanimada no motor e câmbio.
Em retomadas, o giro sobe repentinamente e ultrapassa a faixa dos 4.000 rpm. Ou seja, o carro grita bastante. E como o Sandero não possui um dos isolamentos acústicos mais exemplares da cabine, o ruído acaba invadindo os ouvidos dos ocupantes.
No modo manual, o motorista pode trocar as marchas através da alavanca. Porém, não espere por uma condução muito esportiva, até porque se a marcha escolhida estiver chegando perto do limite de giro do motor, a caixa muda a marcha automaticamente.
Neste modo, o carro simula até seis marchas.
Embora tenha sido renovado, o Sandero 2020 conserva alguns vícios do modelo antigo. Entre eles, o sistema de direção eletro-hidráulico que é duro em manobras, sobretudo com o carro parado. Vale lembrar que praticamente todos os seus rivais já saem com direção elétrica de série, um sistema bem mais eficiente e moderno.
O acabamento interno do carro também não é uma das referências do segmento, com plásticos rígidos por todos os lados. Todavia, as versões com câmbio CVT contam com revestimento em tecido (no Zen CVT) ou couro sintético (no Intense CVT) nos apoios de braço nas portas.
A suspensão do carro tem ajuste mais firme para evitar maior inclinação da carroceria em curvas, visto que o Sandero CVT 2020 tem altura mais elevada.
Por conta disso, o carro é um pouco mais desconfortável no andar do dia a dia, sobretudo ao passar por ruas má pavimentadas ou com paralelepípedos, por exemplo.
Vale ressaltar que o Sandero automático 2020 é o único modelo da linha Renault Sandero que oferece controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e assistente de partidas em rampas de série. Todas as variantes têm airbags frontais e laterais, assim como no Kwid.
Renault Sandero automático – versões
- Renault Sandero Zen 1.6 CVT 2020
- Renault Sandero Intense 1.6 CVT 2020
Renault Sandero automático – equipamentos
Renault Sandero Zen 1.6 CVT 2020
Segurança: dois airbags frontais, dois airbags laterais, alarme perimétrico, freios ABS, sistema Isofix de fixação para cadeirinhas infantis, assistente de partida em rampas, controle eletrônico de estabilidade, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, alerta sonoro e visual de não utilização do cinto de segurança do motorista, entre outros.
Conforto: ar-condicionado manual, direção eletro-hidráulica, abertura elétrica da tampa do porta-malas, abertura interna do reservatório de combustível, vidros dianteiros elétricos com sistema “one touch”, travas elétricas das portas e do porta-malas, sensor de estacionamento traseiro, coluna de direção com ajuste de altura, chave canivete com comando de abertura das portas, banco do motorista ajustável em altura, entre outros.
Visual e acabamento: moldura preta de proteção nas caixas de roda, detalhes de acabamento interno em preto brilhante, grade frontal com frisos cromados, lanternas traseiras com assinatura integral em LED, luzes diurnas em LED integradas aos faróis, detalhes internos cromados, apoio de braço nas portas em tecido, rodas Flex Wheel de 16 polegadas, saídas de ar com moldura cromada, volante com detalhes cromados, entre outros.
Tecnologia: sistema multimídia Media Evolution com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e sistema Eco Coaching e Eco Driving, indicador de troca de marcha, comando de satélite no volante, computador de bordo multifunções, entre outros.
Renault Sandero Intense 1.6 CVT 2020
Conforto: se diferencia pelo ar-condicionado automático, banco traseiro com encosto bipartido e rebatível, retrovisores externos elétricos com repetidores de seta e vidros traseiros elétricos com tecnologia “one touch”.
Visual e acabamento: agrega faróis de neblina com moldura cromada, revestimento do apoio de braço nas portas em couro sintético, rodas de liga-leve Biton de 16 polegadas e volante com detalhes cromados e revestimento em couro sintético.
Tecnologia: recebe piloto automático com limitador de velocidade e câmera de ré.
Renault Sandero automático – preços
- Renault Sandero Zen 1.6 CVT 2020: R$ 63.890
- Renault Sandero Intense 1.6 CVT 2020: R$ 66.390
Renault Sandero automático – cores
Veja abaixo as cores disponíveis para a linha Renault Sandero 2020:
- Branco Glacier (+ R$ 700)
- Vermelho Vivo (sem custo adicional)
- Prata Étoile (+ R$ 1.500)
- Cinza Cassiopée (+ R$ 1.500)
- Azul Iron (+ R$ 1.500)
- Preto Nacré (+ R$ 1.500)
Renault Sandero automático – motor
O Sandero automático é equipado com o motor 1.6 SCe 16V flex, dotado de quatro cilindros, duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote e fabricado em alumínio.
Este propulsor consegue desenvolver 115 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 118 cv com etanol, a 5.500 rpm. O torque é de 16 kgfm com ambos os combustíveis, entregue a partir de 4.000 giros.
Junto a ele está a transmissão automática X-Tronic do tipo CVT (continuamente variável).
De acordo com a Renault, um dos diferenciais desse câmbio é um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente, com trocas manuais na alavanca do câmbio – basta posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle.
O X-Tronic CVT tem ainda o sistema Lock-up com Active Slip Control, onde a polia é liberada gradualmente para que o torque seja transmitido de forma linear. Isso garante acelerações com respostas mais vigorosas e sem alternâncias, visto que a polia fica “retida” e é liberada de forma gradual para melhor aproveitamento da força do motor.
O conjunto oferece ainda a função Eco-Coaching na central multimídia, que avalia a condução do motorista ao final do percurso levando em troca a quilometragem percorrida, o consumo, a regularidade da velocidade e as trocas de marcha.
Há também o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.
Renault Sandero automático – consumo
De acordo com a Renault, os números de consumo do novo Sandero automático 2020 são os seguintes:
- Consumo de 8,1 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 11,8 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina.
- Autonomia de 405 km na cidade e 440 km na estrada com etanol;
- Autonomia de 590 km na cidade e 640 km na estrada com gasolina.
Renault Sandero automático – desempenho
A seguir, os números de desempenho do Sandero automático:
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos;
- Velocidade máxima de 177 km/h.
Renault Sandero automático – garantia e revisões
A Renault comercializa o novo Sandero automático com garantia de três anos, sem limite de quilometragem, a exemplo dos outros carros de passeio vendidos pela marca no Brasil.
Confira abaixo os preços fixos das revisões do Renault:
- Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 459,09
- Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 459,09
- Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 459,09
- Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 765,97
- Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 477,18
- Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 477,18
- Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 567,59
- Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 1.616,49
- Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 567,59
- Revisão de 1000.000 km ou 10 anos: R$ 567,59
Sendo assim, as seis primeiras revisões até os 60 mil quilômetros rodados ou seis anos de uso do Renault Sandero automático totalizam um valor de R$ 3.097,60.
Renault Sandero automático – concorrentes
Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo Automático – R$ 62.890
Um dos principais rivais do Sandero, ele é o único desta lista com motor 1.0 Turbo, que rende até 116 cv e 16,8 kgfm, com câmbio automático de seis marchas.
O novo Onix LT Turbo AT é também um dos mais equipados, com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica progressiva, trio elétrico, chave presencial, partida do motor por botão, piloto automático, carregador wireless, câmera de ré, rodas de liga-leve, faróis com acendimento automático, entre outros.
Fiat Argo Precision 1.8 Automático – R$ 63.990
A versão automática mais barata do Argo tem preço de quase R$ 64 mil, sem opcionais. Ele usa um motor 1.8 flex de até 139 cv e 19,3 kgfm, com câmbio automático de seis marchas.
Tem ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica progressiva, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, vidros e travas elétricas, rádio com Bluetooth, volante multifuncional, entre outros.
Ford Ka SE Plus 1.5 Automático – R$ 61.390
Este não é o Ka automático mais barato, mas o que mais se aproxima do Sandero automático em preço. O Ka SE Plus tem um motor 1.5 flex de três cilindros com 137 cv e 16,1 kgfm, mais câmbio automático de seis marchas.
Entre os principais recursos, tem piloto automático, vidros e travas elétricas, sensor de estacionamento, central multimídia, ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, faróis de neblina, Isofix, entre outros.
Hyundai HB20 Vision 1.6 Automático – R$ 62.790
Com uma nova geração lançada recentemente, o HB20 automático mais barato parte de R$ 62.790. Este modelo tem um motor 1.6 flex de 130 cv e 16,5 kgfm, com câmbio automático de seis velocidades.
É equipado de fábrica com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, alarme, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, piloto automático, USB para carregamento rápido de celular, central multimídia com tela de oito polegadas e espelhamento de smartphones, entre outros.
Volkswagen Polo 1.6 Automático – R$ 63.350
Por fim, o Polo automático com motor 1.6 flex de 117 cv e 16,5 kgfm e câmbio de seis marchas parte de R$ 63.350.
Ele tem itens como quatro airbags, controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampas, alarme, direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, trio elétrico, Isofix, rádio com Bluetooth, volante multifuncional, entre outros.
Renault Sandero automático – ficha técnica
Motor |
1.6 SCe 16V Flex CVT |
Tipo |
Dianteiro, transversal e bicombustível |
Número de cilindros |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
1.597 |
Válvulas |
16 (4 por cilindro) |
Taxa de compressão |
10,7:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Potência Máxima |
115 cv (gasolina) e 115 cv (etanol) a 5.500 rpm |
Torque Máximo |
16 kgfm (gasolina ou etanol) a 4.000 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
CVT de seis marchas com conversor de torque |
Tração |
|
Tipo |
Dianteira |
Freios |
|
Tipo |
Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira) |
Direção |
|
Tipo |
Eletro-hidráulica |
Suspensão |
|
Dianteira |
Independente, McPherson, com molas helicoidais |
Traseira |
Eixo de torção, com molas helicoidais |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Liga-leve de 15 polegadas |
Pneus |
205/55 R16 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
4.070 |
Largura (mm) |
1.733 |
Altura (mm) |
1.570 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.590 |
Capacidades |
|
Capacidade de carga (kg) |
446 |
Tanque (litros) |
50 |
Porta-malas (litros) |
320 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) |
1.140 |
Renault Sandero automático – galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Renault Sandero automático: versões, equipamentos, preços, consumo é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Renault Sandero automático: versões, equipamentos, preços, consumo publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário