O Chevrolet Equinox 2020 reformula sua proposta para o mercado brasileiro com aumento da oferta de versões e um motor novo, que promete 8,3% mais economia que o motor 2.0 Turbo, de acordo com a General Motors.
Custando a partir de R$ 129.990, o SUV importado do México traz um propulsor novo, que tem quatro cilindros, turbocompressor e injeção direta de combustível, entregando 172 cavalos e 27,8 kgfm.
Com transmissão automática de seis marchas, o Chevrolet Equinox 2020 nas versões LT, Midnight (R$ 131.990) e Premier (R$ 154.990) traz ainda a opção de tração nas quatro rodas nesta última.
Livre da influência de cotas do irmão Tracker – ainda mexicano – o Chevrolet Equinox 2020 quer ser mais eficiente e ainda ter um bom desempenho com motorização menor.
Contudo, para quem busca performance, a versão Premier pode ser adquirida com o já conhecido 2.0 Turbo de 262 cavalos e 37,0 kgfm (R$ 162.990), mas com câmbio de nove marchas e igualmente com tração AWD.
Das novidades da Chevrolet Equinox 2020, sem dúvida, a versão Midnight é a que chama atenção por seu visual e melhor conteúdo, tendo o mesmo conjunto mecânico da versão LT, que não inclui a tração nas quatro rodas.
Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul, diz: “O Equinox 2.0 Turbo é o líder de vendas em sua faixa de potência. O modelo 1.5 Turbo estreia com o mesmo nível de conteúdo e marca o ingresso do SUV da Chevrolet na porção mais procurada pelo consumidor”.
Com 4,652 m de comprimento, 1,843 m de largura, 1,697 m de altura e 2,725 m de entre eixos, o Chevrolet Equinox 2020 tem espaço para cinco pessoas e mais 468 litros de bagagem, que podem ser ampliados para 1.627 litros.
Conteúdo das versões
O Chevrolet Equinox 2020 já vem bem completo de série, tendo assim os seguintes itens abaixo, de acordo com a versão:
Equinox LT 1.5 Turbo AT6 – R$ 129.990 – Ar condicionado dual zone, direção elétrica, vidros e travas elétricos, retrovisores elétricos, banco do motorista com ajuste elétrico, alerta de esquecimento no banco traseiro, faróis de xênon com luzes diurnas em LED, lanternas em LED, rodas de liga leve aro 18 polegadas e chave presencial.
Além disso, a versão LT inclui ainda multimídia MyLink com Android Auto, Car Play e OnStar, bancos em couro, seis airbags, sensor crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros.
Equinox Midnight 1.5 Turbo AT6 – R$ 131.990 – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 19 polegadas escurecidas, detalhes externos em cor preta, logotipia em tom escuro e faróis de neblina com máscara negra.
Equinox Premier 1.5 Turbo AT6 AWD – R$ 154.990 – Itens da LT, mais rodas de liga leve aro 19 polegadas diamantadas, faróis full LED adaptativos, teto solar panorâmico, tração AWD, sistema de som premium Bose, banco do motorista com memória, carregamento indutivo de smartphone e abertura/fechamento elétrico da tampa do bagageiro.
Nessa versão topo de linha, inclui-se um pacote de segurança com alerta de colisão com frenagem automática, detecção de pedestres com frenagem autônoma, alerta de manutenção de faixa, alerta de tráfego cruzado, alerta de ponto cego com sensor de aproximação e sistema de estacionamento automático.
Equinox Premier 2.0 Turbo AT9 AWD – R$ 162.990 – Itens acima, mais duas saídas de escape cromadas, Start&Stop, grade ativa no radiador e sistema de redução de ruído interno.
Impressões gerais
O Chevrolet Equinox 2020 mantém seu visual que dá um bom status, sendo um SUV de formas bem tradicionais, mas que aposta em detalhes para deixa-lo mais premium, especialmente nos cromados.
As novas versões com motor 1.5 apresentam um aspecto atraente para sua proposta, tendo bom conteúdo de série, amplo espaço e porta-malas generoso.
A versão Premier tem um visual mais luxuoso e menos ousado, chamando atenção pelas belas rodas aro 19 polegadas e pela cor branca nessa configuração, que casa bem com o conjunto.
Não tem escape duplo cromado como na versão 2.0 Turbo, mas diante do que oferecer, esse item é o de menos. Os faróis full LED não possuem lentes complexas para diferenciar a Premier.
A grade cromada também realça a missão dessa versão topo de linha, que em seu interior apresenta um aspecto bom, sendo bem completa. O teto solar panorâmico dá ao ambiente um impressão bem melhor.
A multimídia MyLink com tela de 8 polegadas e os sistemas de Google e Apple devidamente instalados, assim como o OnStar. Câmera de ré é outro item presente, mas parece que faltou algo: 4G Wi-Fi.
O Equinox 2020 não vem com internet a bordo, o que é uma pena, mas a GM prometeu que o sistema será implantado no produto mais adiante.
O volante de boa empunhadura não teve modificações, assim como a distância longitudinal da direção. Esta é ruim para quem é alto, já que sua profundidade é pequena.
Também não adianta esperar por um trocador de marchas manual fora do topo do pomo da alavanca de câmbio, sendo ergonomicamente ruim.
O espaço interno é muito bom, especialmente para quem vai atrás. Na Premier, a tampa do bagageiro é elétrica e ainda possui ajustes de altura para evitar danos.
No compartimento de bagagens, além do bom espaço, há também um compartimento inferior com mais 79 litros. Carregamento de smartphone sem fio, bancos em couro, conectividade suficiente e ar condicionado dual zone, apliques cromados no interior, entre outros, ajudam a compor a Premier.
Agora, a que realmente chama a atenção é a Midnight, que tem visual quase todo preto, dando uma boa impressão de esportividade do produto, ainda mais que o Equinox vem com rodas aro 19 nessa opção.
A personalização exterior agrada, assim como o interior, sóbrio e com bancos em couro de costuras contrastantes. Teto e colunas escurecidos ajudam a reforçar o trabalho.
Impressões ao dirigir
O Chevrolet Equinox 2020 com motor 1.5 Turbo tem algumas diferenças interessantes entre as versões LT e Midnight em comparação com a Premier. Além de visual e conteúdo, a performance é distinta.
No test drive promovido pela GM, dentro do Campo de Provas Cruz Alta, em Indaiatuba-SP, provamos inicialmente a versão Premier.
O propulsor Ecotec 1.5 Turbo de 172 cavalos e 27,8 kgfm se mostra muito bem disposto para mover o SUV grandalhão. De funcionamento suave, ele rapidamente sobe de giro e faz o Equinox arrancar com certo vigor.
Subindo para a casa de 4.000 rpm, o Equinox responde bem nas saídas rápidas com o sistema AWD ativado, mas é fácil perceber o peso adicional do sistema de tração, cuja eficiência maior nota-se mais nas curvas.
Nesse caso, o Equinox Premier apresenta estabilidade muito boa, com controle de torque entre rodas e eixos de forma correta, evitando assim que o SUV escape demais e fique mais dentro nos contornos.
Para os mais diversos tipos de piso do CPCA, o Equinox Premier se comportou muito bem, tendo uma calibração de suspensão adequada, freios suficientes e direção bastante leve, que poderia ser um pouco mais firme.
Desligando-se o AWD, o Equinox Premier 1.5 AT6 fica mais solto e ágil, mas nas curvas mais fechadas, existe ligeira tendência de sair de frente, porém, nada que o controle de tração e de estabilidade não resolva.
Rodando com o AWD ativado (e mesmo sem ele), o Equinox Premier 1.5 Turbo marca 2.300 rpm, mantendo assim um funcionamento mais suave e poupando combustível.
Aliás, de acordo com a GM, o Equinox FWD faz 9,5 km/l de gasolina na cidade e 11,7 km/l na cidade. O SUV não tem tecnologia flex, mas pelo oferece um bom desempenho com o derivado de petróleo.
Pulando da Premier para a Midnight, a mudança não vem apenas no visual. Cerca de 100 kg mais leve, o Equinox 1.5 Turbo com tração dianteira se mostra um SUV bem ágil.
Nas saídas, é fácil faze-lo cantar as pneus, assim como nas curvas mais fechadas. A tendência é de sair de frente, mas facilmente corrigível.
O propulsor – sem o peso de cardã, diferencial traseiro ou semi-eixos, por exemplo – fica mais livre para poder mover melhor o utilitário esportivo.
Tendo apenas seis marchas no câmbio, o Equinox 1.5 Turbo chama atenção pela disposição do propulsor, que garante uma faixa bem plana de torque pleno, nascido sempre em baixa rotação.
O câmbio de seis velocidades tem engates suaves e numa relação mais adequada para a proposta do Equinox Midnight, que roda a 110 km/h aos 2.100 rpm, 200 rpm a menos que no Premier AWD.
Com bom handling, o Equinox garante conforto ao dirigir, mesmo com motor pequeno, apesar de turbinado. A direção também se mostrou muito leve, enquanto a suspensão faz o serviço de casa.
Tendo boa estabilidade, o Chevrolet Equinox 2020 pode parecer muito grande e alto, mas ele fica bem mais dócil quando se está ao volante. Faltam somente paddle shifts para se obter mais do câmbio e do motor.
Andando nos mais variados pisos, o SUV se comporta muito bem, mesmo nas depressões mais elevadas, pouco visíveis na pista. Nesse caso, mesmo passando por essas depressões, a suspensão não bate no fim de curso.
Atuando bem desde rotações mais baixas, o Chevrolet Equinox Midnight garante força em qualquer momento da condução, o que ajuda imprescindivelmente nas respostas e na eficiência energética.
Com esse conjunto, o Equinox 2020 mostra que está bem acertado para enfrentar o VW Tiguan Allspace 1.4 TSI Flex. Tendo uma condução agradável nessa primeira impressão ao dirigir. Agora, vamos aguardar a Avaliação NA para ver até onde vai esse SUV de coração menor, porém, nada fraco.
Chevrolet Equinox Midnight e Premier 2020 – Galeria de fotos
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