Surge uma nova luz no fim do túnel sobre o futuro da fábrica da Ford em Taboão, São Bernardo do Campo, e parece que o que vem adiante, roda silenciosamente nesse caso. Como se sabe, a CAOA era a maior interessada na aquisição da instalação industrial histórica do ABC.
Contudo, nos últimos dias, o grupo brasileiro através de seu presidente, deram a deixa de que o negócio não está indo para frente e que um desfecho positivo é “remoto”. Enquanto isso, a Ford sinaliza que existem outros interessados na antiga fábrica da Willys Overland, mas não disse quais eram estes.
Agora, uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo, parece ter descoberto uma dessas empresas de olho no ABC. Trata-se da BYD, montadora chinesa que foca boa parte de seus esforços na produção de veículos elétricos e já com operação no Brasil.
Baseada em Campinas, a BYD silenciosamente (como seus veículos elétricos) iniciou uma operação na metrópole do interior paulista para produção de ônibus elétricos, que já rodam em algumas cidades brasileiras, inclusive na capital do estado.
Ainda em fase inicial, as conversas da BYD com a Ford visam a aquisição da fábrica para produção de caminhões elétricos. O objetivo da montadora chinesa é atender a demanda nacional e exportar para a região. A Ford não faz declarações sobre as negociações em andamento.
Desembarcada aqui em 2014, a BYD se instalou em Campinas para fazer ônibus elétricos e painéis solares. Mesmo com modelo próprio, o K9, a chinesa logo percebeu que o mercado compra chassi e carroçaria para ônibus e não modelos monobloco, como no passado.
Assim, desenvolveu um chassi elétrico para ônibus serem encarroçados por empresas nacionais e até desenvolveu um chassi rodoviário elétrico. Porém, sua operação campineira é pequena para atender a demanda e não contempla caminhões. A marca chegou a testar carros comuns aqui e até negociou com a CAOA, mas desistiu.
Recentemente a VWCO aprovou mais de R$ 110 milhões para dar partida na linha e-Delivery de caminhões elétricos e já com um grande contrato com a Ambev, que vai levar 1.600 veículos para sua frota. Com enorme potencial, a BYD já circula com alguns caminhões elétricos em serviços de coleta de lixo no interior, mas são importados da China.
Com Eduardo Paes como um dos sócios locais, a BYD quase chegou a ir para o Rio de Janeiro, mas a crise no estado impediu o negócio, que agora parece centrado no ABC paulista. Tendo atuação global, a empresa tem diversos modelos de caminhões elétricos. Aqui, comercializa os modelos T6 Delivery e T8, um cavalo-mecânico elétrico.
[Fonte: Estadão]
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