A fusão entre FCA e PSA, que gerou a Stellantis, já dá o primeiro fruto – que já era esperado – com a Fiat confirmando o uso da plataforma modular CMP.
Com isso, a marca italiana deve parar o desenvolvimento de bases compactas para seus próximos carros e isso deve incluir também sua operação no Brasil, exceto se o custo for maior que usar uma mescla de componentes de outros carros, como acontece.
A Fiat informou aos fornecedores europeus que estava encerrando o desenvolvimento de plataforma para carros compactas por conta das mudanças que ocorrerão após a fusão com a PSA.
Ela pediu que as empresas envolvidas no projeto – instaladas na Polônia – cancelem imediatamente as pesquisas e estudos relacionados ao projeto em vigor, para evitar custos desnecessários. Em Tychy, a Fiat produz os modelos Fiat 500 e Lancia Ypsilon.
Isso significa que a próxima plataforma que a Fiat estava desenvolvendo seria para o sucessor do Fiat 500 e derivados. Com a CMP, a marca poderá construir carros compactos mais eficientes e com menor custo, especialmente os elétricos, compartilhando assim peças e outros componentes.
Nos modelos com propulsão a combustão, ainda não se sabe se o motor Firefly se adequará à CMP, mas é provável que isso aconteça e até mais, o 1.3 Firefly Turbo pode substituir o antigo 1.6 THP, ainda em uso na PSA, rebatizado de Puretech.
Nesse caso polonês, devido à agilidade na mudança de plataforma, a Fiat pode estar pagando licenças para a PSA para antecipar o uso da CMP e não atrasar o próximo projeto.
Contudo, também deve estar sofrendo uma pressão dos fornecedores poloneses, que podem acabar sendo substituídos por franceses ao passar do projeto atual para a CMP.
Por ora, não se sabe como isso acabará, nem mesmo se parte deles migrará para a Stellantis sob a base CMP. Carros como Fiat Argo, Cronos, Tipo, Fiat 500, Punto, entre outros, deverão usar a base modular, fabricada em outras plantas da Fiat, como Betim, Melfi ou Tychy, por exemplo.
[Fonte: Auto cz]
© Noticias Automotivas. A notícia Stellantis: Fiat confirma uso da plataforma modular CMP da PSA é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Stellantis: Fiat confirma uso da plataforma modular CMP da PSA publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário