O Volkswagen Gol 2012 foi a última linha do hatch compacto antes da primeira reestilização do modelo. Conhecido por muitos como “Gol G5”, o modelo linha 2012 foi ofertado com uma ampla gama de versões e hoje pode ser encontrado no mercado de usados a preços mais em conta.
Abaixo, você pode conferir todos os detalhes do Gol 2012:
Gol 2012 – novidades
Gol Vintage comemora os 30 anos do Gol em fevereiro de 2011
A primeira novidade do Gol 2012 foi a nova série especial Gol Vintage, lançada para celebrar os 30 anos do Volkswagen Gol. Limitado a somente 30 unidades, o carro apostava num visual mais invocado e tinha até uma guitarra no porta-malas.
Entre os recursos únicos, oferecia rodas BBS de 16 polegadas, bancos em preto e branco revestidos em couro, guitarra Tagima Stratocaster e amplificador de série, detalhes de acabamento na cor branca no interior, entre outros.
Ele foi vendido por R$ 52.180, sendo o Gol 2012 mais caro da época.
Estreia do Gol linha 2012 em março de 2011
No início de 2011, a Volkswagen antecipou a chegada da linha 2012 de vários modelos da sua gama. Entre eles, o Gol 2012 foi anunciado com novos equipamentos.
Entre as novidades, o Volkswagen Gol 2012 adotou a opção do sistema de alerta de frenagem de emergência, que aciona automaticamente o pisca-alerta em caso de frenagens bruscas. Os modelos topo de linha Gol Power e Gol Rallye receberam a opção de bancos em couro sintético Native Vienna.
Já as versões mais em conta podiam receber o pacote opcional i-Trend, com o módulo Trend, computador de bordo I-System, volante multifuncional, rádio CD player e rodas de liga-leve de 15 polegadas.
Ainda como novidade, o carro ganhou novas cores para iluminação do painel de instrumentos (vermelha nas versões de entrada e branca nos modelos mais caros).
Volkswagen lança Gol Rock in Rio em julho de 2011
Para celebrar o festival de música, a VW anunciou a chegada do Gol Rock in Rio em julho de 2011. Limitado a 900 unidades mensais, ele foi vendido com motor 1.0 por R$ 35.350.
Era equipado com rodas de liga-leve de 14 polegadas na cor cinza, adesivos laterais, capa dos retrovisores na cor cinza, faróis e lanternas escurecidos, bancos exclusivos na cor cinza com costuras e logotipo na cor vermelha, detalhes no painel na cor vermelha, soleiras das portas em alumínio, entre outros.
De série, oferecia também volante multifuncional e sistema de som com Bluetooth.
Black Gol chega em dezembro de 2011
A última novidade da linha 2012 do Volkswagen Gol foi a nova série especial “Black Gol”. Como o próprio nome indica, o hatch compacto na série especial se diferenciava pela pintura da carroceria na cor preta e outros adereços escurecidos. Custava a partir de R$ 34.320 e foi vendido somente com motor 1.0.
Limitado a 800 unidades, o VW Black Gol 2012 tem carroceria na cor Preto Ninja, rodas de liga leve aro 14 pintadas em Cinza Edelstahl e pneus 185/65, faróis escurecidos, faróis de neblina, logotipos nas portas dianteiras e spoiler traseiro na cor do carro.
Por dentro, fazia parte do pacote recursos como teto e colunas escurecidos, painel de instrumentos com novo grafismo, encostos dos bancos dianteiros com o nome da versão, soleiras das portas com o logotipo da série e bancos com tecido na malharia Deep Preto.
De série, o carro tem recursos como direção hidráulica, computador de bordo I-System e sistema de som com seis alto-falantes.
Gol 2012 – detalhes
Um dos carros mais vendidos na história do Brasil, o Volkswagen Gol é aquele automóvel que praticamente todo mundo já andou. O Gol 2012 pode ser um bom carro para quem busca por um veículo usado. Ele tem dirigibilidade interessante para o dia a dia, espaço interno adequado, visual ainda interessante para os padrões de hoje e motores com manutenção descomplicada.
O destaque da gama fica por conta do Gol com motor 1.6. É ele que traz o motor mais potente da gama, que oferece um bom equilíbrio entre desempenho e consumo de combustível. Além disso, oferece bons equipamentos de série e opcionais, sobretudo nos topos de linha Power e Rallye.
No dia a dia, o Volkswagen Gol é um carro agradável e equilibrado. Chama a atenção o câmbio manual de cinco marchas com engates macios e precisos, combinado ao motor 1.6, que mesmo com concepção antiga, consegue satisfazer com um bom desempenho.
É possível encontrar exemplares do carro com recursos como volante multifuncional, computador de bordo, rodas de liga-leve, sensor de estacionamento, ar-condicionado, entre outros. Esses itens eram ofertados na época como opcionais.
Gol 2012 – versões
A Volkswagen comercializou o Gol linha 2012 em 10 configurações diferentes. Dessas, três eram séries especiais que foram oferecidas com produção limitada.
Além desses modelos, havia o Gol Trend e também o Gol i-Trend, que na realidade eram pacotes opcionais – mas tratados pela maioria dos lojistas como versões.
Veja a seguir a relação das versões do Volkswagen Gol linha 2012:
- Volkswagen Gol 1.0
- Volkswagen Gol 1.6
- Volkswagen Gol 1.6 i-Motion
- Volkswagen Gol Power 1.6
- Volkswagen Gol Power 1.6 i-Motion
- Volkswagen Gol Rallye 1.6
- Volkswagen Gol Rallye 1.6 i-Motion
- Volkswagen Gol Rock in Rio 1.0
- Volkswagen Black Gol 1.0
- Volkswagen Gol Vintage 1.6
Gol 2012 – equipamentos
Volkswagen Gol 1.0
Equipado de série com recursos como banco do motorista com ajuste de altura, banco e encosto traseiro rebatível, apoio de cabeça para os dois ocupantes laterais traseiros, bolsa porta-revistas no encosto do banco do passageiro dianteiro, espelho de cortesia para motorista e passageiro, laterais de porta com revestimento em tecido, entre outros.
Opcionais: vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, retrovisores elétricos, ar-condicionado, direção hidráulica, chave tipo canivete com controle remoto, alarme, entre outros.
Volkswagen Gol 1.6
Agrega itens como retrovisores e maçanetas na cor do carro, frisos laterais, chave tipo canivete, porta-objetos nas laterais das portas, entre outros.
Opcionais: os mesmos itens do Gol 1.0, mais computador de bordo I-System, sistema de som com entrada USB e conexão Bluetooth, volante multifuncional, airbag duplo, freios ABS, rodas de liga-leve de 15 polegadas, entre outros.
Volkswagen Gol Power 1.6
Inclui faróis de neblina dianteiros, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas, tampa do porta-malas com abertura elétrica, ponteira de escape cromada, rodas de aço aro 15 com calotas, painel de instrumentos com conta-giros, preparação para som, faróis duplos com máscara negra, entre outros.
Opcionais: os mesmos recursos oferecidos no Gol 1.6.
Volkswagen Gol Rallye 1.6
Recebe retrovisores externos elétricos com repetidores de seta, sensor de estacionamento, kit visual exclusivo Rallye, rodas de liga-leve de 15 polegadas, acabamento interno exclusivo, faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance), trio elétrico, entre outros.
Opcionais: airbag duplo, freios ABS, computador de bordo I-System, volante multifuncional (com paddle shifts no modelo i-Motion), bancos em couro sintético Native Vienna, entre outros.
Volkswagen Gol Rock in Rio 1.0
Agrega adesivos laterais, rodas de liga-leve escurecidas de 14 polegadas, coluna “B” com adesivo preto, capa dos retrovisores na cor cinza, friso cromado no para-choque frontal, faróis escurecidos, lanternas escurecidas, adesivo preto na região da placa traseira, bancos exclusivos em cinza com logotipos vermelhos bordados, teto e colunas escurecidos, aros dos difusores de ar e da alavanca de câmbio vermelhos, soleiras de porta em alumínio, volante multifuncional e sistema de som com Bluetooth.
Volkswagen Black Gol 1.0
Traz carroceria com pintura preta, rodas de liga-leve de 14 polegadas em tom grafite, frisos laterais e molduras nos para-choques também em tom grafite, adesivos da série especial, acabamento interno escurecido, bancos com revestimento exclusivo e o nome da versão bordado no encosto, direção hidráulica, volante da versão Power, console central estendido, banco traseiro rebatível, rádio com Bluetooth, faróis de neblina, faróis escurecidos, chave tipo canivete, computador de bordo I-System, entre outros.
Volkswagen Gol Vintage 1.6
Agrega rodas BBS de 16 polegadas com pintura preto e branco, faixa preta no capô, teto com pintura preta, faixas laterais exclusivas, adesivo preto sob a placa traseira, faróis de neblina com moldura branca, bancos em couro com faixas e detalhes perfurados em branco, painéis de porta com revestimento em couro branco, volante multifuncional com couro perfurado, entre outros.
Oferece também painel de instrumentos, portas, para-sois, espelho retrovisor e alças de segurança na cor Cinza Antracite, sobretapetes em Antracite com detalhes brancos, aros do painel de instrumentos, difusores de ar, alavanca de câmbio e esquema de marchas brancos, iluminação do painel em LED e guitarra Tagima com sistema de pré-amplificação e cabo Sparflex.
Gol 2012 – preços
De acordo com os dados divulgados pela Tabela Fipe, os preços do Gol linha 2012 no mercado de usados são os seguintes:
- Volkswagen Gol 1.0: R$ 20.460
- Volkswagen Gol 1.6: R$ 23.660
- Volkswagen Gol 1.6 i-Motion: R$ 24.650
- Volkswagen Gol Power 1.6: R$ 24.700
- Volkswagen Gol Power 1.6 i-Motion: R$ 24.900
- Volkswagen Gol Rallye 1.6: R$ 26.950
- Volkswagen Gol Rallye 1.6 i-Motion: R$ 27.380
- Volkswagen Gol Rock in Rio 1.0: R$ 23.800
- Volkswagen Black Gol 1.0: R$ 20.550
Gol 2012 – motores
Assim como acontece com o modelo atual, o Volkswagen Gol linha 2012 foi comercializado com motores 1.0 e 1.6, ambos da família EA111, com o sobrenome VHT (sigla referente a “Volkswagen High Torque”).
O Gol de entrada é equipado com o 1.0 VHT Total Flex de quatro cilindros em linha e oito válvulas. Neste modelo, o motor entrega 72 cavalos de potência com gasolina e 76 cv com etanol, a 5.250 rpm. O torque é de 9,7 kgfm e 10,6 kgfm, nesta ordem, a 3.850 giros.
Já os modelos mais caros usam o 1.6 VHT Total Flex, também com quatro cilindros e oito válvulas. Ele gera 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm. O torque é de 15,4 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com etanol, a 2.500 giros.
Esses dois modelos usam o câmbio manual MQ 200 de cinco marchas, o mesmo usado pelo Polo de antiga geração. Esta caixa de câmbio tem engates curtos, precisos e macios.
Há também para o Gol 1.6 a opção do câmbio automatizado i-Motion, que é semelhante a um automático convencional, com uma central eletrônica que faz as trocas de marcha de forma automática e dispensa o pedal de embreagem. Como opcional, esta transmissão pode receber paddle shifts atrás do volante para troca manual de marcha sem tirar as mãos do volante.
Gol 2012 – consumo
Veja a seguir as médias de consumo de combustível do Gol linha 2012, conforme a aferição do Inmetro:
Volkswagen Gol 1.0
- Consumo de 7,4 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 10,8 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada com gasolina.
Volkswagen Gol 1.6
- Consumo de 7,1 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 10,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina.
Volkswagen Gol 1.6 i-Motion
- Consumo de 7,1 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 10,7 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina.
Gol 2012 – desempenho
De acordo com os dados divulgados pela Volkswagen na época, o Volkswagen Gol linha 2012 consegue entregar os seguintes números de desempenho:
Volkswagen Gol 1.0
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos e velocidade máxima de 169 km/h com etanol;
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e velocidade máxima de 167 km/h com gasolina.
Volkswagen Gol 1.6
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e velocidade máxima de 192 km/h com etanol;
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 190 km/h com gasolina.
Volkswagen Gol 1.6 i-Motion
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e velocidade máxima de 190 km/h com etanol;
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e velocidade máxima de 192 km/h com gasolina.
Gol 2012 – manutenção e revisões
Estamos falando de um carro que foi produzido em 2011. Ou seja, caso você esteja buscando pelo Gol 2012 no ano de 2020, encontrará exemplares com nove anos de uso.
Assim, vale a pena considerar o estado de conservação e o histórico de manutenção do veículo, visto que, com este tempo de uso, é natural que boa parte das peças do motor, câmbio, suspensão e outros itens apresentem desgaste, sendo necessário substitui-las.
Por outro lado, o Volkswagen Gol é um carro com manutenção descomplicada. Além disso, é fácil encontrar peças de reposição, ainda mais porque os motores do carro também foram usados por outros modelos da VW, como Voyage, Saveiro, Fox, SpaceFox, entre outros.
Gol 2012 – ficha técnica
Motor |
1.0 VHT |
1.6 VHT |
Tipo |
Dianteiro, transversal, gasolina e etanol |
Dianteiro, transversal, gasolina e etanol |
Número de cilindros |
4 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
999 |
1.599 |
Válvulas |
8 |
8 |
Taxa de compressão |
13:1 |
12,1:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Multiponto |
Potência Máxima |
72 cv com gasolina e 76 cv com etanol a 5.250 rpm |
101 cv com gasolina e 104 cv com etanol a 5.250 rpm |
Torque Máximo |
9,7 kgfm com gasolina e 10,6 kgfm com etanol a 3.850 rpm |
15,4 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com etanol a 2.500 rpm |
Transmissão |
||
Tipo |
Manual de 5 marchas |
Manual de 5 marchas |
Freios |
||
Tipo |
Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) |
Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção |
||
Tipo |
Não-assistida ou hidráulica |
Não-assistida ou hidráulica |
Suspensão |
||
Dianteira |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira |
Eixo de torção |
Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
||
Rodas |
Aço de 13 ou 14 polegadas |
Aço de 14 ou 15 polegadas ou liga-leve 15 polegadas |
Pneus |
175/70 R13 ou 175/70 R14 |
17570 R14 ou 195/55 R15 |
Dimensões |
||
Comprimento total (mm) |
3.890 |
3.890 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1.650 |
1.650 |
Altura (mm) |
1.460 |
1.460 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.460 |
2.460 |
Capacidades |
||
Porta-malas (litros) |
285 |
285 |
Tanque (litros) |
55 |
55 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
440 |
440 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
934 |
944 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,34 |
0,34 |
Gol 2012 – fotos
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