terça-feira, 4 de agosto de 2020

Gordon Murray T.50 tem mais de 700 cv e um hélice de propulsão

Gordon Murray T.50 tem mais de 700 cv e um hélice de propulsão

Exótico e veloz. O novo carro de Gordon Murray, aliás, da Gordon Murray Automotive, não é apenas mais um superesportivo potente, ele traz algumas coisas realmente interessantes que não se vê todo o dia.

A proposta do ex-engenheiro da F-1, que criou o icônico McLaren F1, agora tem também o T.50 para chamar de seu. Em realidade, vendido pelo próprio.

Super leve, o bólido tem o V12 com a rotação mais alta do mundo e, de quebra, adiciona um fan para propulsão que usa princípios da aeronáutica.

Gordon Murray T.50 tem mais de 700 cv e um hélice de propulsão

Construído em um monocoque de alumínio de apenas 2,4 mm de espessura de chapa, o Gordon Murray T.50 é um carro bastante leve, pesando apenas 986 kg, tendo assim em média quase meia tonelada a menos que os superesportivos rivais.

Na construção do T.50, Murray garante que pedais, volante e assento sejam ajustados perfeitamente ao estilo do condutor, sugerindo uma configuração única de cada carro, totalmente pessoal.

Gordon Murray T.50 tem mais de 700 cv e um hélice de propulsão

Isso dificultaria a revenda, porém, a GMA pode se beneficiar com serviços futuros de readaptação do veículo para terceiros. Os principais componentes são de origem britânica, já que Gordon Murray enaltece que o T.50 como o “verdadeiro carro esportivo britânico”.

Seu motor é um V12 da Cosworth, tendo 3.9 litros e aspiração natural, alcançando 663 cavalos e 47,4 kgfm. verdadeiro carro esportivo britânico”. Gordon diz que é o motor V12 de maior rotação do mundo num carro de produção, chegando a 12.100 rpm, alcançando essa marca a partir da marcha-lenta em 0,3 segundos.

Gordon Murray T.50 tem mais de 700 cv e um hélice de propulsão

Sua transmissão é manual de seis marchas e Murray defende a configuração: “Para ser verdadeiramente notável, um motor precisa ter as características certas: altamente responsivo, um som incrível, entrega de torque envolvente, rotação livre e deve ser naturalmente aspirado”.

A caixa manual pesa 80 kg e o monocoque de fibra de carbono pesa apenas 150 kg. Outro item que chama atenção no T.50 é um fan instalado na traseira, que chega a acrescentar 50 cavalos na impulsão, mas que pode ser invertido para reduzir a velocidade de frenagem. O preço é de £ 2,36 milhões ou R$ 16,36 milhões e terá 100 exemplares produzidos.

Gordon Murray T.50 – Galeria de fotos

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Gordon Murray T.50 tem mais de 700 cv e um hélice de propulsão

 

 

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