Pensado para trazer um novo conceito de pulverização ao mercado, o Uniport 3030 EletroVortex é uma evolução de outras tecnologias já existentes. No momento de sua criação, a Jacto teve como objetivo potencializar soluções que trabalhavam de forma separada.
O resultado foi uma máquina com alto rendimento operacional, que propicia aumento da produtividade, mais qualidade na produção dos alimentos e elevado nível de proteção ambiental.
Como todos esses elementos são reunidos em um só equipamento? Quais características fazem o Uniport 3030 EletroVortex ser tão eficiente? É o que vamos explicar neste post. Leia e entenda por que vale o custo-benefício!
Conheça a EletroVortex
O Uniport 3030 EletroVortex é uma nova máquina lançada pela Jacto, focada em rendimento operacional, precisão e produtividade. Esses objetivos foram conquistados com a tecnologia embarcada no equipamento, que se tornou uma evolução e uma solução exclusiva da empresa.
Ela maximiza a qualidade da aplicação, já existente na linha de pulverizadores da Jacto. Alcança esse propósito por ser resultado da união de duas outras tecnologias: assistente de ar Vortex e carregamento eletrostático das gotas.
Como resultado, há melhoria do depósito de defensivos ao longo da planta e menos suscetibilidade ao ataque de patógenos. Também é verificada a redução da necessidade de interrupções devido a variações climáticas, principalmente relacionadas ao vento e à inversão térmica. Outros benefícios da tecnologia de pulverização são:
- execução com uma taxa de aplicação menor, que exige menos paradas para abastecimento do reservatório principal;
- aumento do rendimento operacional de até 35% devido à disponibilidade maior de trabalho diário;
- precisão nas pulverizações, com redução das aplicações durante o ciclo de cultura;
- crescimento da produtividade das culturas, especialmente soja e algodão, que chegam à elevação de 5% e 10%, respectivamente;
- diminuição do número de reentradas para controle de pragas e/ou doenças, a partir do controle e da recomendação de um especialista.
Esses benefícios já mostram por que vale a pena usar a EletroVortex. No entanto, ainda existem outros dados a considerar.
Um deles é o total de perdas devido a pragas na lavoura. Um estudo da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) mostra que elas chegam a R$ 55 bilhões por ano.
Em relação aos investimentos feitos para controlar as pragas, uma pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) indicou que só para o controle da ferrugem asiática da soja são gastos R$ 5,75 bilhões por ano. Se não houvesse esse controle, as perdas chegariam a 30% da produtividade.
Saiba como a EletroVortex melhora a pulverização
As duas principais tecnologias que levam à eficiência da EletroVortex são o carregamento eletrostático das gotas e o assistente de ar Vortex. O primeiro contém bocais eletrostáticos e fontes de alta tensão.
Com isso, o depósito de defensivos ao longo da planta tem melhor qualidade. Isso significa que as limitações do próprio produto com relação à eficiência e à velocidade de absorção são amenizadas.
Junto a isso, vem o assistente de ar Vortex. Ele conduz as gotas até o alvo de modo mais rápido e protegido. Isso acontece porque, ao passar pelo bocal eletrostático, elas recebem cargas negativas que atraem até as plantas. Assim, ambas as faces são contempladas. O engenheiro da Jacto, Rodrigo Gomes Madeira, explica melhor:
“Como as gotas estão carregadas com cargas opostas às que estão nas plantas, temos a atração das gotas carregadas até as folhas das plantas. Com isso, o rendimento da pulverização aumenta, ou seja, aumenta o número de gotas que fica nas plantas, e não vai para o meio ambiente como deriva. O resultado é o melhor aproveitamento da aplicação dos produtos na pulverização.”
É importante destacar que a velocidade do ar pode chegar a 110 km/h, sendo que há 5 níveis de ajustes. Existem dois ventiladores, que fornecem o suficiente para o transporte das gotas até o último nível de pulverização.
Desse modo, você consegue ajustar o ar de acordo com o tipo e o estágio de desenvolvimento da cultura. Além disso, as lonas têm formato cônico ao longo da barra para trazer uniformidade à velocidade do ar nos bicos de pulverização.
O resultado é maior penetração na cultura, menor deriva e melhor status da máquina para trabalhar em outras condições de vento. Assim, as gotas são finas — uma característica a considerar antes de optar pelo Uniport 3030 EletroVortex.
Essa particularidade também permite melhor deposição e viabilidade de uso das gotas mais finas, que são direcionadas pela cortina de ar e o carregamento eletrostático.
Veja o modo correto de usar esse equipamento
O Uniport 3030 EletroVortex é indicado para o uso de aplicações de fungicidas e defensivos agrícolas de gotas mais finas. Ele também pode ser usado com baixos volumes de aplicação, quando apresenta bons resultados. Segundo o gerente de produtos das linhas de pulverizadores automotrizes e adubadoras da Jacto, Paulo Guidão:
“A nova tecnologia de aplicação EletroVortex presente no Uniport 3030 permite melhorar a eficiência das aplicações, reduzir as perdas por deriva e tem grande potencial de reduzir os volumes e a quantidade de aplicações e aumentar a produtividade da área tratada.”
Para chegar a esse patamar, é preciso fazer o uso correto do equipamento. As considerações do manual de instruções devem ser consideradas. Mais que isso, alguns fatores interferem nos resultados:
- espectro de gotas;
- ponta de pulverização;
- volume de aplicação;
- tensão de carregamento da gota;
- velocidade de saída do ar;
- distância em relação ao alvo;
- variáveis climáticas.
Em outras palavras, há melhor aplicação em todas as partes da planta, inclusive na parte inferior das folhas. Em condições de maior área ou culturas mais fechadas, a assistência de ar favorece a penetração e produz uma barreira de proteção para as gotas.
O Uniport 3030 EletroVortex ainda está equipado com o conjunto Omni 700 de série. Isso significa que tem controle de pulverização por GPS, composto por barra de luzes, piloto automático hidráulico, controlador automático bico a bico, repetidor de operações e sistema que reproduz o controle de altura das barras e a velocidade do operador durante o processo.
Com todos esses recursos, fica claro que o Uniport 3030 EletroVortex é a melhor opção para quem deseja alcançar eficiência com ótimo custo-benefício. Devido à tecnologia embarcada, você verá os resultados surgirem e impactarem a sua produção.
É o que você quer alcançar na sua lavoura? Entre em contato conosco e converse com nossos profissionais para saber como a Jacto pode levar seus resultados para outro nível!
O post EletroVortex: aprenda como fazer a pulverização em outro nível apareceu primeiro em Tecnologia para agricultura – Blog da Jacto.
EletroVortex: aprenda como fazer a pulverização em outro nível publicado primeiro em https://blog.jacto.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário